3 curiosidades sobre Um Caminho para a Liberdade

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Um Caminho Para a Liberdade, escrito por Jojo Moyes, foi um lançamento de setembro do clube de assinatura da Intrínseca, os Intrínsecos, onde aborda uma narrativa cheia de poder feminino e como os livros são capazes de mudar o mundo.
Jojo Moyes
Foto: PS Amo Leitura
Faz um tempo que li "um caminho para a liberdade" e lendo a revistinha que vem dentro da caixinha Intrínsecos, existem várias curiosidades sobre a obra. Então hoje eu decidi fazer essa post para contar um pouco mais para vocês.



1. Uma ficção, mas também uma realidade

A maioria das obras da Jojo Moyes são inspiradas em matérias de jornal ou aborda assuntos que estivem no noticiário, ou seja, são histórias de ficção, porém com uma temática da realidade.

Para ela, um livro realmente ganha vida se conseguir colocar nele todas as imagens, aromas, linguagens e costumes de um lugar. Por isso, para escrever um caminho para a liberdade, Jojo Moyes visitou três vezes o Kentucky para produzir essa obra.



2. Narrativa dos dias atuais


Apesar do livro ter uma narrativa da década de 1930, a história ressoa muito nos dias de hoje.

Um Caminho para a Liberdade fala sobre pessoas comuns resistindo a interesses corporativos, sobre a importância de se manterem unidas, ajudando umas às outras. É sobre o medo que temos daqueles que são diferentes de nós e é sobre mulheres tentando encontrar um lugar no mundo.

Por um lado é uma história de aventura, por outro, uma história de amor, mas que, provavelmente, é o livro mais político que a autora escreveu.


3. Os livros libertam


Em Um caminho para a liberdade, Jojo Moyes buscou falar de uma obra menos complexa do que o rádio ou a TV, mas com o mesmo potencial de transmitir informações: os livros.

E através da leitura e do trabalho da biblioteca, as mulheres aprenderam a se posicionar melhor em uma sociedade que as quer submissas. Os livros, portanto, foram uma forma de libertação.

Essas mulheres a cavalo, cruzaram as montanhas desertas até as casas mais remotas, para compartilharem histórias dos livros que levavam consigo. Entre 1936 e 1943, elas chegaram ser mais de duzentas, e compartilharam desse conhecimento com mais de cem mil famílias no interior dos Estados Unidos.




*Se você quer comprar essa caixinha antiga do clube ou outra, você pode aproveitar até dia 10/04! A editora abriu as vendas das caixas anteriores, então aproveite.

Clique aqui e garanta a sua caixinha!



Vocês já leram essa obra da Jojo Moyes? O que achou? Vamos conversar.

22 comentários

  1. Esse livro está na minhas listinha de desejados e com essas curiosidades só aumentou minha vontade de ler, amo livros assim :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Li este livro no mês passado e amei profundamente. Gosto demais da autora e ela nunca me decepciona. Dos pontos que você ressaltou no seu post, a liberdade que os livros nos dá é algo que precisa ser sempre relevante na hora de disseminar a literatura por aí.
    Amei seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou <3 A Jojo é sempre maravilhosa mesmo. E a liberdade que o livro nos proporciona, é algo maravilhoso.

      Excluir
  3. Estou com a edição do intrínsecos aqui na estante para leitura, adorei seu post me incentivou ainda mais a pega-lo para ler!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não li o livro, mas adorei saber dessas curiosidades! Eu só li "Como era antes de você" da autora, e não esperava querer ler seus livros novamente, porém a temática desse me chamou bastante atenção (além de ter uma capa linda!), então estou pensando em realmente dar uma chance. Espero lê-lo em breve!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esperava ler outros livros da Jojo porque? :( não gostou da escrita dela? A autora é realmente maravilhosa e essa obra vai além do coração partido, sabe? Vale a pena conhecer.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem por aí?

    Acredito que não li nenhuma obra da Jojo ainda, apesar de algumas me interessarem. Achei os pontos que você mencionou realmente curiosos e eu não fazia ideia deles. Muito bom conhecer um pouco mais sobre a escrita de uma autora. Eu não fazia ideia, por exemplo, de que as obras da autora possuem, em sua maioria, inspiração em matérias que ela vê em jornais. Adorei a proposta da postagem!

    Abraços :)
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa curiosidade foi a que mais gostei de ressaltar! Acho incrível compartilhar essas informações. Fico muito feliz que tenha gostado.

      Excluir
  6. Todos elogiam essa autora e seus livros e confesso que esse em especial chamou minha atenção. Quero ler com certeza e essas curiosidades me deixaram mais curiosa ainda kkk valeu pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muuuito a pena conhecer as obras da Jojo. São maravilhosas!

      Excluir
  7. Oi Fabiana.

    Eu leio vários elogios sobre a escrita da autora, nas até o momento ainda não tive a chance de ler um livro dela. A sua postagem deu para conhecer um pouco sobre o livro e com certeza vou dar uma chance para Jojo. Obrigada pela dica.


    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você dê uma chance e curta bastante. Seus livros são realmente incríveis.

      Excluir
  8. Ah, tbm sou do clube do intrínsecos. Recebi essa caixinha mas ainda não o li. KkkkKKK uma loucura, mas vou só ler Rede de Sussurros e passarei para ele . Eu sempre amo as revistinha que vem, leio sempre depois de fazer a leitura do livro, pra expandir a experiência literária sabe

    Bjos e Cheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa experiência da revistinha é realmente incrível. Também curto bastante! E ah, "rede de sussurros" foi uma leitura muito boa para mim. Espero que curta também.

      Excluir
  9. Amei as curiosidades sobre a história! Com certeza vou ler "Um caminho para a liberdade", pois gosto muito da autora e faz tempo que não leio nada dela. Além disso é ótimo saber que esse livro trata de mulheres fortes, que tentam levar a leitura, o conhecimento, até aqueles que não têm acesso a ele. Os livros transformam. E livros sobre pessoas que incentivam a leitura já têm meio caminho andado para atingir meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza! Esse livro é especial principalmente por isso: mulheres fortes e espalhar conhecimento. Garanto que você vai gostar!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Amei o post! Eu adoro a escrita da Jojo e estou super curiosa para ler esse livro, porque só vejo elogios para ele. Adorei essas curiosidade que você trouxe, especialmente o fato de ser uma história que se passa na década de 1930 mas que tem elementos que ainda são muito atuais. Amei os temas que são abordados e me parece que o empoderamento feminino está muito presente.
    Espero conseguir ler esse livro em breve, porque tenho certeza que irei amar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esse livro tem muitas coisas que acontecem, infelizmente, em nosso cotidiano. É um livro que vale muito a pena conhecer.

      Excluir
  11. Nunca li nada dessa outora, embora ela seja muito aclamada pelos leitores. Essa obra mesmo eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que era dela. Gostei de conhecer mais sobre a obra, até me interessei em lê-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Jojo é uma autora maravilhosa e vale a pena ler essa obra :) espero que você dê uma chance e goste.

      Excluir