Resenha | Nas montanhas do Marrocos, de Luisa Bérard

sexta-feira, 22 de março de 2019

Nas montanhas do Marrocos” foi lançado em 2018 pela Editora Novo Conceito e conta com uma escrita rica em detalhes da autora brasileira Luisa Bérard. O mesmo pode ser considerado um esplêndido romance de época.

Luisa Bérard

O ENREDO

Em uma Inglaterra antiga (1847), nós vamos conhecer a filha mais nova do conde Northwick – a lady Katherine Hartington.

Todo o enredo é criado através da jovem protagonista que apresenta um grande laço com a sua família, descrevendo o estilo de vida inglesa e todos os obstáculos sociais que eram impostos às mulheres daquela época.

"A capacidade do ser humano de criar realidades idealizadas acaba gerando situações piores do que as realidades concretas da vida." (pág. 49)


Luisa BérardMas um grande acontecimento faz com que a lady Katherine acabe em Marrocos, sendo obrigada a viver naquele local. Tudo muda com o tempo quando ela passa a conhecer mais sobre a cultura e até mesmo se apaixonar por aquele lugar.


A PERSONAGEM

À frente do seu tempo. Com certeza essa é a definição perfeita para Katherine. Ela expõe todos os seus desejos e toda sua determinação.

"Não entendia como duas pessoas feitas uma para a outra podiam ficar afastadas somente porque não conseguiam externar seus sentimentos. As coisas do coração parecem ser mais complexas do que se apresentam à primeira vista." (pág. 145)

Quando ela está em Marrocos, ela não deixa de mostrar toda a sua determinação e, para mim, ela foi mais forte e determinada do que nunca! É visível como o cenário todo é narrado em muitos anos atrás e a personagem é totalmente diferente da época.


Isso é algo ruim? Jamais. É algo maravilhoso! Nós mulheres lutamos por nossos direitos até hoje, então isso só mostra que nossa vontade precisa ser exposta e precisa ser ouvida por todos!

"Como não existe felicidade eterna, por igual não existe sofrimento que perdure por toda a eternidade." (pág. 257)

Luisa Bérard

A NARRATIVA

A escrita da Luisa Bérard é realmente incrível. Ela tem uma sutileza em narrar todos os acontecimentos e uma riqueza de detalhes impressionante.

A autora faz com que você se sinta em Marrocos e vivencie todos os cenários junto com a personagem. Confesso que assim como a lady Katherine se apaixonou por Marrocos, eu também fui fisgada.

"Para mim, o sentimento que nos une à pessoa amada e a sua reciprocidade é o ponto fundamental." (pág. 293)

Luisa BérardUm ponto que ressaltei que foi maravilhoso, ao mesmo tempo pode incomodar alguns leitores: a riqueza de detalhes acabou proporcionando alguns capítulos longos e isso tornou a leitura um pouco mais demorada.

FINALIZANDO...

Aos pouquinhos estou me adequando aos romances de época e quem julgaria que esse seria um? Pela capa eu jamais esperaria isso do livro e isso foi uma surpresa incrível. Um romance de época escrito por uma brasileira é de encher o coração de orgulho, ainda mais que conseguiu me cativar em diversos aspectos.

"O tempo ajudará a cicatrizar as feridas... Nada é tão ruim que possa durar para sempre." (pág. 442)

A autora soube, com uma narrativa rica em detalhes, como mesclar perfeitamente a paixão entre os personagens, os conflitos e as intrigas. Mostrando como a vida pode ser vazia sem a presença do amor, qualquer tipo de amor.

Se encante pelos cenários apresentados neste livro. Você vai se apaixonar por tudo e sentir diversas emoções: aflito, alegria, ansiedade... “nas montanhas do Marrocos” te proporciona diversas sensações.



Avaliação: 4 ❤ - adicione no Skoob: Nas montanhas do Marrocos
*livro cedido em parceria com a editora Novo Conceito

Título original: Nas montanhas do Marrocos
Escritora: Luisa Bérard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 564
Lançamento: 2018
Gênero: romance / romance de época / literatura nacional
SINOPSE:
Inicialmente ambientado na Inglaterra, nos idos de 1847, Nas montanhas do Marrocos conta a história da bela e impetuosa lady Katherine Hartington, a filha mais nova do conde de Northwick. As relações familiares e a suntuosidade da época vitoriana são o pano de fundo para esta trama, que convida o leitor a conhecer o estilo de vida da aristocracia inglesa e os obstáculos sociais impostos às mulheres – a quem o futuro não poderia reservar nada mais que um casamento promissor. Nesse universo sobressai a figura da poderosa duquesa de Melbourne, que não se amolda a esse papel socialmente preestabelecido e transmite à sobrinha seus conhecimentos sobre o instigante mundo dos negócios, intensificando seu desejo de liberdade.
Mas um revés do destino faz Katherine aportar em Tânger em um contexto completamente inesperado. De uma hora para outra, ela se vê obrigada a viver no Marrocos e conhece sua apaixonante cultura e paisagens montanhosas e desérticas. Nesta exótica jornada, a jovem inglesa se depara com o mais importante: o amor. Em meio a tentativas de retorno à Inglaterra, o fascínio pelas areias do Saara, as majestosas cordilheiras marroquinas e um envolvimento ardente que a seduzem para ficar, Katherine se defrontará com novas e impensáveis realidades, sem suspeitar das guinadas que o futuro ainda lhe reserva.

28 comentários

  1. Gostei da historia do livro, alias gosto muito quando as historias se passam em lugares que não se tem tanta historias em livros, pq a gente acaba conhecendo bastante de outro cultura o que é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Foi assim que me senti com esse livro. É impossível não se encantar com algumas coisas do Marrocos.

      Excluir
  2. Oi Fabi

    jamais imaginaria pela capa q seria um romance de época!
    Já gostei, já qro!
    além da capa ser bem bonita, achei o olhar bem expressivo

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? A capa não diz muito do livro, mas ele é um excelente romance de época.

      Excluir
  3. Não vi muito dele quando saiu e nem sabia que era mais antigo, gostei disso. A narrativa foge um pouco do que estou acostumada em livros mais antigos assim pelo lugar. É bem legal poder conhecer um pouco de Marrocos assim, imaginar os lugares, se inspirar a procurar depois pra ver como é hoje em dia e tal. Gosto disso. A personagem forte também ajuda. Parece um bom livro. Bom saber mais dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Realmente o livro foi uma surpresa para mim, principalmente por se tratar de um romance de época e em Marrocos ainda! Achei bem interessante.

      Excluir
  4. Já tinha visto ele, mais não por ainda
    Linda resenha

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Eu também estou muito orgulhosa dessa escritora!! Brasileira, e ainda escreveu um romance desse! Só tenho que bater palmas!!
    Sua resenha está maravilhosa ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3 O livro foi uma surpresa muito boa para mim e fico feliz que isso esteja impactando vocês. Super recomendo.

      Excluir
  6. Olá Fabiana!
    Estou doida parra ler esse livro. Admiro muito a capacidade dos escritores de conseguir inserir totalmente o leitor em um novo universo, nos proporcionando viajar por vários lugares. Também sinto um orgulho danado de ver um livro desse patamar escrito por uma brasileira. Mal posso esperar para me jogar na leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível quando o autor consegue nos transportar por diversos universos diferentes e nos cativar de uma forma tão maravilhosa. Foi assim que me senti lendo esse livro! E por se tratar de uma autora brasileira... é uma experiência ainda mais maravilhosa.

      Excluir
  7. Olá Fabiana!
    Em meio tantos romances de época genéricos, Berárd surpreende ao entregar uma trama bem caracterizada e que foge um poucos do padrões. Sem abandonar sua crítica ao tratamento inferior destinado às mulheres, a autora conduz sua narrativa com um aparente amadurecimento da protagonista. É importante elogiar também o detalhado trabalho de pesquisa feito para que a descrição dos lugares.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora realmente fez um trabalho incrível. Fui surpreendida em muitos momentos e, sem dúvidas, ela fez uma pesquisa maravilhosa para apresentar os pontos importantes e necessários da trama. Recomendo!

      Excluir
  8. Uau, estou surpresa com esse livro!
    Não sabia que era romance de época e nem que a autora é brasileira.
    Amei saber que a personagem é a frente do seu tempo, isso é bem empolgante.
    É um livro que me chama atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa jamais entregaria que é um romance de época, né? Ela já instiga o leitor, mas depois dessa informação, cria uma curiosidade ainda maior! Espero que você tenha chance de ler. Vai adorar!

      Excluir
  9. Fabiana!
    Já achei a capa lindíssima, toda cheia de mistério e com esse olhar expressivo e saber que é um romance de época que se passa no Marroos, onde poderemos conhecer mais sobre o país e ainda acompanhar um romance, já me interessou.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem misteriosa mesmo, mas quando descobrimos tudo, nos apaixonamos mais. Fiquei feliz que tenha gostado. Espero que tenha chance de ler.

      Excluir
  10. Olá!
    Se não me engano, já tinha visto esse livro porém não lembro onde. A premissa é ótima, traz uma historia muito interessante. A personagem me cativou pelo seu jeito, adoro muito essas mulheres que estão adiante do seu tempo e muito bom. Espero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai adorar esse livro. Ela é uma personagem bem além do tempo mesmo. Super adorei.

      Excluir
  11. Não lembro de ter lido nada com esse cenário, só por esse motivo já fui conquistada. E adoro romances de época e históricos. Acho que o sentimento e o drama dos personagens irá me emocionar. Vou colocar na lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta do gênero, certeza que vai se encantar com todo o cenário apresentado pela autora. Espero que goste :D e fico feliz que gostou da resenha.

      Excluir
  12. Oi, Fabiana!
    Amo personagens femininos iguais a Katherine - a frente do seu tempo, forte e determinada... -, mas não curto narrativas detalhadas, acho-as cansativas e monótonas, e não me interessei pela trama de Nas montanhas do Marrocos, por isso dificilmente eu leria esse livro, mas como uma leitora de livros nacionais desejo todo o sucesso a Luisa Bérard!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de gostar de personagens como ela já é algo bem positivo! Uma pena que o livro não te desperta interesse, pois é uma boa leitura.

      Excluir
  13. Realmente, a capa não dá nenhuma pista do que se trata a história e isso foi uma surpresa. Outra surpresa foi saber que o livro é de uma autora nacional.
    Choca muito, até nos dias atuais, uma mulher independente, que sabe o que quer e não faz absolutamente nada por conveniência alheia.
    Gostei muito da resenha e já quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas surpresas neste livro, né? Isso que mais me encantou. Que bom que gostou da resenha. Espero que dê uma chance ao livro e ame!

      Excluir
  14. Oiê,
    Esse livro parece ter uma história maravilhosa, a capa é lindíssima e certeza que ele entrou para a minha lista de desejados. E é delicioso quando a história nos surpreende né? Que bom que isso aconteceu com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso mesmo ser surpreendida por um livro. Espero que você tenha a chance de ler e se surpreenda também.

      Excluir