Resenha | Um banquete para Hitler, de V. S. Alexander

sexta-feira, 5 de outubro de 2018


Você sabia que na segunda Guerra Mundial, além de diversos acontecimentos trágicos, algumas mulheres eram contratadas para doar suas vidas em nome do país – mais especificamente para Hitler?

V. S. Alexander


Vou começar essa resenha dizendo que este livro me impactou em diversos momentos. “Um banquete para Hitler” conta a história de Magda Ritter que estava entre as 15 mulheres que precisavam provar a comida de Fuhrer antes dele mesmo. Ou seja: qualquer veneno ou circunstâncias poderiam leva-las a morte. E afinal, como ela entrou para este mundo?

Ela queria sair de casa, ser independente e começaria a busca por um emprego. O problema que naquela época, a Guerra estava acontecendo. Não haviam tantas opções de trabalho no local e um certo dia, ela chegou em um local onde estavam contratando. Até o momento, Magda não sabia qual seria sua função, apenas sabia que era apta para a mesma. Quando descobriu que serviria sua vida ao Hitler, seu mundo praticamente desmoronou.

"As palavras eram tão preciosas quanto o ouro."

Magda nunca foi aliada a nenhum partido, porém não apoiava as ideologias de Hitler. Seus pais não ficaram orgulhosos também dessa decisão, mas viram como ela estava servindo ao seu país. O que ninguém desconfiava era que ela tinha um grande segredo e ninguém sabia, exceto seu marido. Se alguém descobrisse, ela estaria morta.

Foram longos dias com medo de saber se aquele dia seria sua última refeição, o seu último dia. A Guerra estava intensificando e os Aliados queriam ver Hitler morto. Tudo estava um caos e a cada momento, tudo piorava. Muitos momentos complicados e delicados são mostrados nessa intensa história. Você está preparado para grandes emoções?

💭
V. S. Alexander

Como disse no começo dessa resenha, este livro teve um grande impacto em minha vida. Confesso que amo histórias passadas na Segunda Guerra Mundial, pois mostra um mundo no qual já conhecemos várias vezes nas aulas de histórias, mas de uma forma mais intensa e um outro lado que, muitas vezes, desconhecemos. Isso é um dos pontos que mais me desperta interesse nesse tipo de leitura.

Então nem preciso dizer a forma como eu amei este livro, não é mesmo? Eu tinha muita expectativa nele e fiquei muito feliz que todas foram atendidas. O livro flui de uma forma impressionante e você nem percebe as horas passando, quando vê, já chegou no último capítulo. A escrita de V.S. Alexander é formidável! Sem contar que em cada final de capítulo, ele instiga o leitor a continuar e descobrir todos os segredos e mistérios que aconteceram ao redor de Hitler.


"Meu amor merecia ser plenamente expresso. Eu não podia mais recusar os poucos momentos de alegria que estavam ao nosso alcance."

Alguns momentos do livro eu senti vontade de chorar pois fiquei imaginando as cenas e era algo realmente forte. Mulheres que sofreram muito naquela época e eram vistas apenas como objeto sexual para os homens. Consegue imaginar uma sociedade tão machista assim? Infelizmente ainda temos alguns pontos para abordar em pleno século XXI, mas isso não vem ao caso neste instante. Mas este livro mostra um outro lado da Guerra, um lado talvez mais difícil de engolir.

Agora sobre a personagem criada por V.S Alexander... que personagem forte! Eu no lugar dela não saberia como enfrentar diversas situações. E referente ao segredo que ela escondeu por tanto tempo, já era algo que eu esperava conforme a leitura avançava, mas nada tirou a beleza do livro e o choque como tudo ocorreu porque vai além desse grande suspense.

V. S. Alexander

Então, sim, eu recomendo “um banquete para Hitler” para aqueles que gostam de narrativas na Segunda Guerra; para aqueles que gostam de conhecer um outro lado da história, para aqueles que simplesmente tem curiosidade em iniciar no gênero ou está com extrema vontade de ler este livro. O livro é arrasador em diversos pontos e você precisa estar preparado para fortes emoções!


Avaliação: 4,5 ❤
*Adicione no Skoob | Compre na Amazon

Título original: The Magdalen Girls

Escritor: V.S. Alexander
Editora: Gutenberg
Ano de publicação: 2018
Páginas: 304
Gênero: Ficção / romance / literatura estrangeira


SINOPSE 
Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.
Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal.
Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.
Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados.
Às vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha história, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E também sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus próprios interesses.
Eu conheci Hitler… E minha história precisa ser contada.”
Unindo a história e a ficção, Um Banquete Para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.

2 comentários

  1. Oie!
    Amei suas fotos!
    Eu estou querendo muito esse livro, tbm adoro histórias que falam sobre a Segunda guerra mundial, são muito fortes e necessárias! ♥ E esse parece ser excelente msm!
    Adorei sua resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro parece impressionante! Fiquei muito curiosa com a sua resenha, consegui entender bem o livro e da para perceber o quanto é intenso, vou anotar essa dica ♥

    Obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir