Resenha | Se não houver amanhã, de Jennifer L. Armentrout

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Se o amanhã não existisse, o que você faria hoje para mudar a sua vida? Faria escolhas diferentes? Viveria intensamente sem se preocupar com as consequências? Mas e se o amanhã de outras pessoas também dependesse de você, como seria?

Jennifer L. Armentrout
Lena Wise é uma adolescente no último ano do colegial e está decidindo para qual faculdade ela irá. Além disso, ela é uma bookaholic e isso é perceptível em muitos momentos da leitura. Ela fala sobre preferir os livros ao invés das pessoas (olá, Lena!). Mas, assim como qualquer adolescente, ela está passando pela descoberta do primeiro amor, só que esse primeiro amor é o seu melhor amigo.


📖 "Às vezes eu só queria... não sei, fugir da vida. Mergulhar de cabeça em um mundo que lidava com questões da vida real para abrir meus olhos, ou em um mundo que fosse alguma coisa, algo completamente irreal. Um mundo de feéricos guerreiros e clãs de vampiros à espreita. Queria experimentar coisas novas, e sempre, sempre, chegava à última página me sentindo satisfeita.Porque às vezes os finais felizes só existiam nos livros que eu lia." (pág. 19)

Jennifer L. Armentrout
Sebastian é o seu melhor amigo. Além de estudarem na mesma escola, ele mora na casa ao lado e sempre que quer visita-la, entra pela varanda do seu quarto e passa várias noites por lá conversando. Mas, assim como Lena, ele não fala sobre seus sentimentos. Um não sabe do sentimento do outro, só sabem que os relacionamentos anteriores não deram certo, mas não há uma justificativa além disso.

Porém tudo muda na vida de Lena e Sebastian quando eles se beijam. Com medo de perder seu melhor amigo e ele não ter gostado de sua atitude, Lena acaba se distanciando. Mas como se distanciar de uma pessoa que convive há anos com você e ainda é seu vizinho? Então, certa noite, ele a convida para uma festa e é lá que a vida deles e de todos seus amigos está preste a mudar para sempre.

Uma escolha; um instante que é capaz de mudar tudo. Lena estava ansiosa para resolver seus pequenos problemas, mas agora sua vida é diferente e seus problemas são ainda maiores, sem contar a culpa que ela carrega em sua vida. Ela só está ansiosa para um amanhã melhor. Mas como seguir em frente se o amanhã não tem nenhuma garantia?


📖 "Veja só: se a gente pensa em garotos, as outras pessoas (geralmente outras garotas, porque, vamos falar sério, as meninas sabem ser cruéis) dizem que somos fúteis. Não somos pessoas inteligentes e complexas, seja lá que diabo isso signifique. E se dissermos que não nos importamos com um garoto de que a gente goste, somos acusadas de mentir. Ou de sermos estranhas. E se nos concentramos em outras coisas, somos pretensiosas. Literalmente, não vencemos nunca. É como se não pudéssemos ter sentimentos ou pensar a respeito deles. É uma palhaçada." (pág. 92)

💭

Jennifer L. Armentrout

Com uma carga extremamente emocional, Jennifer L. Armentrout nos traz diversos acontecimentos marcantes, chocantes e de partir o coração. Muitos momentos da leitura eu tive que parar, respirar, olhar pela janela do ônibus para não chorar. Realmente foi completamente marcante o que aconteceu e após ler a sinopse deste livro, achei que seria completamente diferente.


📖 "Como a pessoa supera uma coisa dessas? Como a dor diminuiu mesmo ao longo dos anos? Como é que um buraco na nossa vida, o lugar que pertencia à outra pessoa, vai conseguir ser preenchido algum dia?Como seguir em frente?" (Pág. 184)

Jennifer L. Armentrout
A premissa do livro é excelente! Mas acredite em mim: o livro vai além do que a premissa é capaz de mostrar. “Se não houver amanhã” é um dos livros que marcam a nossa vida, nos faz pensar em um amanhã melhor e pensar nas consequências de certas atitudes. Se seguirmos por determinado caminho, teremos tais consequências; mas se seguirmos por outro caminho, serão outras consequências. Então tudo é questão de escolha! E uma escolha, realmente, pode mudar tudo.

Esse livro foi o terceiro que li da autora, sendo os dois primeiros “espero por você” e “fique comigo” da série Wait for You, e, mais uma vez, me encantei com a escrita e narrativa da autora. Mesmo apresentando momentos com muita intensidade, ela consegue mostrar uma personagem irônica e engraçada, assim como os personagens secundários que também são excelentes e tem um grande humor! Me encantei por todos apresentados.


E não é só! Em muitos momentos você vai parar e pensar sobre tudo que está sendo relatado no decorrer das páginas. É um livro que apesar de ser um Young Adult e mostrar dramas adolescentes, ele traz grandes reflexões. A dor da perda, o luto, a negação e principalmente a culpa são todos os sentimentos que rondam a personagem. Isso faz com que o leitor se envolve completamente neste drama que dá vontade de entrar no livro e consertar tudo que aconteceu para tudo acabar bem.


📖 "O que a espera faz? Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Aprendemos isso, não aprendemos? Nem sempre temos um depois. Cansei de viver como se tivéssemos." (pág. 229)

Jennifer L. Armentrout

Além de tudo que já citei por aqui, Jennifer também mostra a esperança nos dias ruins. Mostra que apesar de uma tragédia que é capaz de nos mudar, sempre haverá um dia melhor, um dia tudo voltará a ser normal, mesmo que não seja como antes. É ter esperança e acreditar num amanhã melhor! Lutar para que este amanhã chegue. Você está vivo; você só precisa lutar e acreditar.

Lindo, emocionante, envolvente, verdadeiro e arrebatador! “Se não houver amanhã” é um livro que vai te arrancar todas as lágrimas possíveis, mas no final vai te trazer a esperança, assim como foi para Lena.

MAIS QUOTES

📖 "Porque sabia que só porque a gente queria que uma coisa ficasse bem, com todas as nossas forças, não significava que iria ficar." (pág. 268)

📖 "A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações têm consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo risco de repeti-las." (pág. 310)

Avaliação: 5/5 ❤


Título original: If there's no tomorrow
Escritora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2018
Páginas: 384
Gênero: Literatura estrangeira / ficção / jovem adulto / romance


SINOPSE | SKOOB
"Lena Wise está sempre ansiosa pelo dia seguinte, especialmente porque está começando o último ano da escola. Ela está decidida a passar o máximo de tempo possível com os amigos, completar as inscrições da faculdade e talvez informar seu melhor amigo de infância, Sebastian, sobre o que realmente sente por ele. Para Lena, o próximo ano vai ser épico — um ano de oportunidades e conveniências.
   Até que uma escolha, um instante… destrói tudo.
   Agora Lena não está ansiosa pelo dia seguinte. Não quando o tempo que dedica aos amigos pode nunca mais ser o mesmo. Não quando as inscrições para a faculdade podem ser qualquer coisa, menos viáveis. Não quando há o risco de Sebastian jamais perdoá-la pelo que aconteceu.
   Pelo que ela permitiu que acontecesse.
   À medida que sua culpa aumenta, Lena está ciente de que sua única esperança é superar o ocorrido. Mas como é possível seguir em frente quando a existência inteira, tanto dela quanto a de seus amigos, foi transformada?
Como seguir em frente quando o amanhã sequer é garantido?"

6 comentários

  1. Oii!
    Eu nunca li nada dessa autora e confesso que a premissa do livro nao havia despertado muito do meu interesse. Foi a sua resenha mesmo que me deixou curiosa para ler a história. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Bom, eu só tinha visto a saga Lux da autora e confesso que não me despertou tanto interesse. Aí a Novo Conceito lançou dois livros e eu me apaixonou. Sem dúvidas quando vi esse não resisti em comprar.

      Este livro é lindo! E fico completamente feliz por saber que minha resenha te despertou o interesse em lê-lo. Por favor, leia! Depois me conte o que você achou <3

      Excluir
  2. Oi
    Falou em drama? Falou comigo! Hehe.
    Não resisto a um livro de drama, não importa a faixa etária dos personagens, eu gosto mesmo é da temática. Nunca li nada desta autora e para ser sincera, é a primeira vez que vejo algo sobre este livro, mas vou ficar atenta às resenhas.

    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Drama + romance = como não se apaixonar? hehe
      Sou bem suspeita também quando os livros abordam essas temáticas. Eu AMO! E fico muito feliz que tenha visto minha resenha e tenha despertado seu interesse. Leia, você não vai se arrepender <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Oii!

    Eu acho que ando numa fase de ler livros com significado, que mexem com o psicológico e nos deixam atordoados depois da leitura.
    Andei revendo minha lista de desejados e tem alguns livros nesse estilo.

    Resenha maravilhosa, como sempre, e me fez colocar o livro na wishlist literária!
    Quero e preciso ler esse livro.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Confesso que eu amo livros assim, que mexem com a gente e nos faz pensar em diversas coisas. É muito bom!

      Fico feliz demais que tenha gostado <3 E leia este livro! Depois, por favor, me conte o que achou. Garanto que não irá se arrepender!

      Beijos.

      Excluir