Resenha | A vez da minha vida, de Cecelia Ahern

terça-feira, 22 de maio de 2018

Se você tivesse um encontro com a sua vida, o que ela diria?

Cecelia Ahern
Lucy Silchester está passando por diversos momentos complicados: seu relacionamento de anos acabou, ela vive em um apartamento pequeno, desarrumado e cria um gato escondida de todos; mente para seus amigos e familiares, pois encarar a verdade é algo difícil para ela, e seu trabalho está por um triz.


📖 “Mas na verdade eu não tinha esquecido de nada. Você nunca se esquece das coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente, como um ladrão avaliando o local para um trabalho futuro.” (pág. 06)

Cecelia AhernCerto dia, voltando do seu trabalho, Lucy recebeu um cartão dizendo que ela precisava se encontrar com a sua Vida. É algo completamente estranho, mas ela já sabia sobre essa agência, pois leu em uma revista. Porém, ela não quer se encontrar com a sua Vida; não quer saber o que está acontecendo e nem o que precisa mudar. Ela arruma uma desculpa para seguir naturalmente sem este encontro, mas a Vida não pode esperar.

Quando finalmente ela aceita que está na hora de realmente encarar a verdade, sua Vida bate em sua porta e é onde as mudanças começam a acontecer. No começo ela achava que sua Vida estava sabotando, a obrigando contar a verdade para todos e criando conflitos. Como lidar com as mentiras que ela contou para as pessoas que ela ama? E enquanto ela não aprender a contar a verdade sobre seu passado, a encará-lo, sua Vida permanecerá ao seu lado, forçando-a agir desta forma.


📖 “Gostaria de lembrar que ter autoestima, e estar feliz, não está necessariamente ligado a encontrar um homem, e sim a estar satisfeita comigo mesma.” (pág. 138)

Lucy tem uma longa jornada pela frente. Como sua vida será transformada?


💭



A vez da minha vida” é um livro completamente cheio de lições, aprendizados e nos mostra como podemos mudar a nossa vida quando acontecimentos ruins começam a acontecer, assim como uma pequena mentira pode te levar para um outro caminho e um turbilhão de acontecimentos em volta desta mentira.


📖 “Como você acha que a vida acontece? Uma série de coincidências e ocorrências tem que acontecer de alguma forma. Todas as nossas vidas se chocam e se batem de frente e você acha que não há nenhuma razão ou rima para isso? Se não houvesse qualquer razão para isso tudo, qual seria o ponto? Por que você acha que as coisas acontecem, afinal? Há resultado, repercussões e ocorrências para todos que conhece e tudo o que você diz.” (pág. 139)

Às vezes não temos coragem de encarar a verdade sobre alguns acontecimentos em nossas vidas e acabamos contando uma história na qual queremos acreditar. Mas será que vale a pena mentir sobre a vida? Vale a pena fingir algo que realmente não aconteceu? De uma pequena mentira, isso vai virar uma confusão gigante em sua vida e a nossa personagem deixa isso explicito no decorrer de cada capítulo.

Cecelia Ahern
Nem preciso dizer que a forma como a Cecelia Ahern conduz o enredo do seu livro é incrível, não é mesmo? Neste livro ela apresenta um pequeno sarcasmo da personagem Lucy, assim como a vontade de ser alguém melhor, de mudar, de fazer as coisas acontecerem após que a Vida te mostra qual é o melhor caminho a seguir. E o que mais gosto em seus livros é a forma como seus personagens parecem reais e alguns acontecimentos se encaixam perfeitamente em nosso cotidiano. É incrível!


📖 “A vida tem um jeito de conseguir o que quer quando realmente sabe o que quer.” (pág. 170)

Único ponto que preciso ressaltar neste livro é que demorei um pouco para entender a descrição, a narrativa e os acontecimentos do livro (e até mesmo me apegar aos personagens). Mas, alguns capítulos depois, eu me vi completamente presa na vida de Lucy e torcendo para que tudo acabasse bem e Lucy e sua Vida finalmente se entendessem que nem vi os capítulos passarem.

Não sei dizer como, mas esse livro realmente mexeu comigo. Me fez pensar muitas coisas e até mesmo algumas atitudes que eu posso melhorar no meu dia-a-dia para que minha vida fique da melhor forma e algumas coisas comecem a se encaixar perfeitamente. Quando dizem que um livro é capaz de mudar uma pessoa, não tenha dúvidas disso! Pode não mudar, mas traz grandes lições e aprendizados que somente quem o lê é capaz de entender.




📖 “Uma coisa era ignorar sua vida, outra, bem diferente, era sua vida ignorar (e, depois, abandonar) você. Se a vida tinha desistido de mim, que chance eu tinha?” (pág. 249)


Cecelia Ahern

Mais um livro diferente, porém mais um livro incrível da Cecelia. E se você tivesse chance de mudar a sua vida, o que você mudaria? Conheçam mais de “a vez da minha vida” e como algumas escolhas podem tomar rumos e mudar nossa vida completamente.


📖 “Enquanto você está aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco. Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você.” (pág. 383)

Avaliação: 4/5 

Título original: The Time Of My Life
Escritora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano de publicação: 2012
Páginas: 384
Gênero: Literatura estrangeira / ficção / romance

SINOPSE | SKOOB
Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

4 comentários

  1. Oi!!

    Indicação maravilhosa! Eu estou numa fase em que as leituras com mais significado e lições estão me agradando mais do que antigamente e essa indicação "serviu como uma luva".
    A questão de demorar um pouco para se envolver com os personagens e narrativa é um ponto que me deixa incomodada, mas tudo bem, porque alguns livros começam assim mesmo e depois são maravilhoso.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      É, infelizmente o fato de me envolver com os personagens demorou um pouco, mas, quando isso aconteceu, a leitura foi bem significativa e maravilhosa. O livro apresenta muitas lições e significados que realmente é incrível. Você não vai se arrepender!

      Leia e depois me conte. ;) Beijos.

      Excluir
  2. A premissa é ótima, mas eu tive uma experiência tão ruim com um livro da autora ("O Livro do Amanhã") que perdi a vontade de ler outros :(
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O livro do amanhã" não é um dos meus favoritos da autora. Mas te garanto que ela tem livros maravilhosos e você não vai se arrepender! Aceita algumas sugestões? Bom, leia "como se apaixonar", "a lista", "o colecionador de memórias", "imperfeitos", "simplesmente acontece" e "ps eu te amo". São incríveis e lindos!

      Espero que leia algo da autora e tenha uma experiência melhor. Beijos!

      Excluir