Resenha | É assim que acaba, de Collen Hoover

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Quantas vezes você observou algumas situações e pensou: por que a pessoa não age? Por que não toma uma iniciativa? Por que não muda? Mas você já parou para analisar se fosse você vivendo algumas situações complicadas? Você faria diferente? Talvez. Ainda mais porque você nunca viveu. Mas quando algo terrível começa a acontecer, a gente começa a sentir compaixão pelo próximo e tudo que pensamos que faríamos, fazemos totalmente o inverso.

resenha

📖 "Sinto que todo mundo finge ser quem é, que, no fundo, somos todos igualmente ferrados. Alguns apenas escondem isso melhor que os outros."

Lily é uma personagem que teve uma infância e adolescência bastante conturbada. Muitos momentos de sua vida são lembranças ruins de seu pai e até mesmo no dia de seu funeral, ela não conseguiu pronunciar uma única palavra ou um elogio fúnebre. Ela realmente não tinha o que contar sobre aquele homem que ela amava, mas ao mesmo tempo desconhecia.

Ela sempre foi uma pessoa que tinha compaixão pelo próximo. Isso ela deixou bem explícito quando conheceu Atlas - um garoto que começou a morar na casa abandonada ao lado. Ele era um pouco mais velho que ela, mas, afinal, o que faria um garoto largar o próprio lar e viver em situações precárias como aquela? Então Lily decide ajudá-lo sempre depois da aula, deixando o tomar banho, compartilhando comida e toda a sua atenção.

📖 "As plantas precisam ser amadas do jeito certo para sobreviver. Os humanos também. Desde que nascemos, dependemos do amor de nossos pais para continuarmos vivos. E, se eles demonstrarem o tipo certo de amor, nos tornamos pessoas melhores."

E quando todas as coisas começam a ficar complicadas, principalmente as questões emocionais e os conflitos e a tristeza em determinadas situações para Lily, ela escreve em seu diário. Uma de suas manias é tratar o diário como se fosse a Ellen Degeneres. Isso é como se ela conseguisse apagar aquele dia ruim de sua memória; de sua vida.

Mas isso são acontecimentos de alguns anos atrás. Hoje, com 25 anos, Lily é dona da sua própria vida - tanto é que após muitos concelhos e esforços, ela abriu uma floricultura em Boston e realizou um dos seus maiores sonhos. Só que sua vida ainda não está completa: ela precisa de um amor, precisa de alguém para completa-la, assim como se sentiu no passado e e quando Ryle - um neurocirurgião bem-sucedido - aparece e muda a sua vida completamente. E é onde a estória começa.

📖 "É a natureza humana curar uma ferida antiga e preparar uma nova pele."

resenha

📖 "O tempo definitivamente cura todas as feridas. Ou pelo menos a maioria."

Onde encontro palavras para descrever o quanto esse livro é incrível? Ainda não consigo acreditar que “é assim que acaba” aborda assuntos completamente importantes e como vemos algumas situações de uma maneira, mas quando a vivenciamos, não sabemos como seguir.

Quantas mães de Lily’s e até mesmo Lily’s não passam por momentos como aqueles? É triste saber que muitas pessoas - principalmente mulheres - são vítimas diárias de pessoas ridículas como os relatados no livro. Chega em um momento da leitura que dá vontade de “entrar no livro” e bater em alguns personagens, mas como eu disse lá em cima: quando estamos fora da situação, pensamos de um jeito. Não estamos vivendo.

📖 "Todo mundo erra. O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros cometidos. É como ela usa esses erros e os transforma em aprendizados, não em desculpas."

Quando todos os acontecimentos começam a se desenrolar, eu entendo completamente as ações das personagens. Fiquei completamente surpresa com o final que Colleen Hoover colocou para a nossa amável Lily e sobre o epílogo: eu queria gritar FINALMENTE quando tudo se encaixo, se resolveu, ficou perfeito.

Vocês devem ter percebido que no decorrer da minha resenha falei do passado e presente da personagem, não é mesmo? Então, a narrativa é feita no presente de Lily, mas como ela escrevia em seu diário, as coisas são contadas um pouco em cada capítulo fazendo que o leitor compreenda mais o mundo dela e entenda como ela foi forte e capaz de fazer tudo que fez.

📖 "Penso que, às vezes, por mais que você esteja convencida de que sua vida vai seguir determinado rumo, toda a certeza pode sumir com uma simples mudança de maré."

resenha

📖 "A vida é engraçada. A gente só tem alguns anos para viver, então precisamos fazer a possível para viver esses anos intensamente. Não devemos perder tempo com coisas que talvez aconteçam algum dia ou então nunca."

É assim que acaba” me surpreendeu de todas as formas possível. Me encantei, mais uma vez, com a escrita da CoHo. Já li outros livros da autora e amei todos que li! Só que a intensidade, a emoção, a realidade por trás deste enredo foi um grande impacto e uma grande emoção. Quando finalmente descobri o real significado por trás do nome do livro, eu confesso que não sabia o que sentir. Amei, amei e amei! É tudo que tenho para dizer.

Um livro que traz grandes lições de vida, emocionante, tocante! Todos deveriam dar uma chance de conhecer essa triste, porém, incrível estória e refletir sobre o cotidiano de muitas pessoas. Leia, sinta, reflita!



+ QUOTES

📖 "Imagine todas as pessoas que você conhece ao longo da vida. São muitas. Elas surgem como ondas, entrando e saindo aos poucos, dependendo da maré. Algumas ondas são muito maiores e causam mais impacto que outras. Às vezes, as ondas trazem coisas lá do fundo do mar e as largam no litoral. Marcas nos grãos de areia que provam que as ondas estiveram lá, muito depois de a maré recuar."

📖 "Todo mundo merece uma segunda chance. Especialmente as pessoas mais importantes em nossa vida."

📖 "Às vezes, as coisas mais importantes na vida de uma pessoa são as que mais a magoam. E, para superar essa mágoa, precisa cortar todas as extensões que a prendem a essa dor."

📖 "Não paramos de amar uma pessoa só porque ela nos magoou. Não são suas ações que magoam mais. É o amor. Se não houvesse amor ligado à ação, a dor seria um pouco mais fácil de suportar."

📖 "Todos temos nossos limites, o que estamos dispostos a aguentar antes de arrebentarmos."


Avaliação: ❤❤❤❤❤


Título original: It ends with us
Escritora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Ano de publicação: 2018
Páginas: 368
Gênero: Literatura estrangeira / ficção / romance


SINOPSE | SKOOB
"Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais."

10 comentários

  1. Oii!
    CoHo sempre arrasando em seus livros intensos e apaixonantes! Estou bem curiosa com esse, sem dúvidas e com todas as recomendações que estou lendo vai ser um livro que vou amar da Colleen ♥
    Ótima resenha!

    beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      A CoHo realmente arrasa! Fiquei surpresa quando li pela primeira vez um livro dela e me surpreendeu tanto. Agora quero ler todos. E esse livro é incrível! Sem dúvidas você vai amar.

      Obrigada <3 Beijos.

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro o fato da Colleen ser tão aclamada porque admiro MUITO o trabalho dele e esse livro com certeza foi um dos melhores que já li. Adorei a sua resenha, também fiz uma sobre essa obra maravilhosa e sua seleção de quotes foi incrível.
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Realmente a CoHo é uma maravilhosa com suas obras e assuntos impactantes. Fico extremamente feliz que tenha gostado da minha resenha e vou aproveitar para conferir a sua também :D

      Beijos.

      Excluir
  3. Todo mundo fala super bem dessa história e estou super ansiosa para ler. Algum tempo atrás tenho ficado atrasada com as obras da autora, mas já imagino que irei gostar muito da obra. Apesar de ter ficado aquela puguinha atrás da orelha sobre com quem a Lily fica huashausa
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai precisar ler este livro o mais rápido possível e descobrir tudooo! hahahaha O livro é bem emocionante, com grande carga emocional, mas que vale muito a pena. Aliás, CoHo nunca decepciona ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. Oiieee

    Ja vi muita gente dizendo que esse é o melhor livro da Colleen e pela resenha da pra ver que ele é bem intenso e faz o leitor se sentir numa montanha russa de emoção, adoro quando o autor consegue fazer isso. Vou anotar aqui pra ler com certeza.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sem dúvidas esse livro da CoHo foi um dos melhores que já li. Eu já tinha vontade de ler tudo da autora, depois desse livro então, a vontade aumentou e muito! Espero que você se emocione com essa história <3

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Ahhh comprei esse livro ontem :)
    Já estou ansiosa para ler, amo a CoHo e tudo o que ela escreve. As histórias dela são um tapa na nossa cara e querendo ou não aprendemos algo.
    Adorei sua resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sem dúvidas a CoHo dá um grande show de enredos maravilhosos. Eu fico cada vez mais encantada quando leio algo dela.
      Espero que o livro te agrade e muito!

      Obrigada <3 Beijos.

      Excluir