Resenha | Antes de tudo acabar, de Mary C. Müller

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Você já se sentiu deslocado, como se não se encaixasse nos “padrões” impostos pela sociedade? Já se sentiu como se não existisse nenhuma perspectiva para a sua vida, como se estivesse completamente perdido? É assim que Rafael se sentia e ainda tinha que enfrentar grandes problemas.

antes de tudo acabar


"Não havia muitas coisas que me davam prazer quando comparadas com o número de coisas que me aborreciam. Jogar vídeo game, ouvir música, ler um livro de uma vez só. Às vezes eu gostava de ficar sozinho sem fazer nada de especial, e outras vezes a solidão me incomodava." (pág. 14)

Rafael se sente deslocado na escola. É como se ele não se encaixasse naquele local e que ele fosse diferente de todos ali presentes. Talvez ele fosse diferente. O mais difícil para ele não é tentar ser como os outros e sim, enfrentar os problemas do alcoolismo de sua mãe. Quando seus pais se separaram, sua mãe ficou completamente depressiva e desde então, ela não é mais a mesma. Será que um dia voltará a ser?

Como se não bastasse tudo isso, ele também precisa lidar com uma paixão que nutre por sua melhor amiga – Anne. O problema é que ela não sabe disso, mas parece que todos ao seu redor é capaz de perceber esse amor. Só que ele precisa lidar, também, com os problemas dela com o pai: ele a culpa por sua mãe ter morrido no parto e todos os dias bate nela.

"Sempre achei engraçado como algumas pessoas inventam coisas da cabeça delas e colocam a culpa nos outros depois." (pág. 78)

antes de tudo acabar
Acabou? Claro que não. Anne decidiu arrumar um namorado e ela não é mais a mesma com ele e nem com ninguém. Rafael agora se sente completamente perdido e sem saber o que fazer para mostrar a ela o quanto mudou e o quanto esse relacionamento não está sendo saudável, mas ela não é capaz de enxergar além dela mesma.

Sofrendo completamente com tudo, Rafael conhece a aluna nova, Kaori. Eles possuem gostos semelhantes e ela é capaz de ajudá-lo a enfrentar alguns problemas e até mesmo fazer com que sua visão da vida mude um pouco. Será que no final tudo irá se ajeitar? Será que Rafael irá falar sobre seus sentimentos ou ficará apenas no “era uma vez”?

"As pessoas mudavam e tudo o mais, mas eu sempre tinha pensado que nós dois seríamos eternamente amigos." (pág. 103)

antes de tudo acabar

"Queria só que o mundo deixasse de ser um lugar horrível. Que as pessoas deixassem de ser horríveis. Que eu pudesse me sentir bem outra vez." (pág. 136)

Antes de tudo acabar” é um livro repleto de sentimentos: uma hora estamos sofrendo junto com o turbilhão de acontecimentos do Rafael; em outro momento estamos com vontade de chacoalhar Anne para acordar para a vida; em outros estamos rindo das atitudes de Kaori junto com Rafael.

Mas não é só isso. O livro mostra como a vida pode ser complicada em diversos momentos, mas que se enxergarmos um pouco além, é possível que encontramos um pouco de esperança para todos os terríveis acontecimentos em nossas vidas. Rafael foi um grande exemplo de que enxergou além do que era capaz e fez o possível para superar tudo o que estava acontecendo em sua vida. Ele precisava se encontrar e compreender o mundo!

"É a gente que precisa conviver com isso e entender isso. Ou vai apenas sofrer. É a consequência do nosso erro. A justificativa não importa pra mais ninguém. Só pra gente. Só pra procurar a cura." (pág. 170)

antes de tudo acabar
A escrita da Mary C. Müller é completamente leve e fluída, mesmo abordando assuntos delicados como: bullying, alcoolismo, abandono, homossexualidade, espancamento, tentativa de estupro, estabilidade familiar. A história é capaz de te prender do começo ao fim. Muitos momentos eu estava “devorando” as páginas e quando vi já havia passado da metade de tão boa que a escrita é e como os personagens são todos cativantes, apesar de todos os sofrimentos.

O único motivo por eu não ter classificado esse livro com cinco estrelas foi porque nos últimos capítulos eu achei que eles fluíram muito rapidamente. Todos os acontecimentos, após esclarecidos, começou a voar e quando vi estava no final e sentindo falta de algumas coisas. Exceto isso, o livro foi completamente bem narrado e me conquistou.

"Não sei bem em que momento percebi que era tudo verdade e que a vida podia ser muito mais simples se vista pela perspectiva certa; que quanto mais rápido eu encarasse a vida de frente, mais depressa aquelas preocupações se tornariam coisa do passado." (pág. 180)

antes de tudo acabar

Nesse livro ela mostra que algumas amizades são construídas, outras são desfeitas, alguns amores morrem e outros nascem durante a sua vida e que os caminhos sempre tomam rumos inesperados. Conheça mais sobre a vida de Rafael e viva intensamente a sua vida.

"Não é errado a gente querer ser feliz. Não é errado a gente sentir que pertence a um lugar." (pág. 215)

"Foi quando eu percebi que as pessoas podiam errar e errar de novo, e que aquilo não significava mais do que apenas isso. Um erro." (pág. 240)




Avaliação: ❤❤❤❤

Título original: Antes de tudo acabar
Escritora: Mary C. Müller
Editora: Outro Planeta
Ano de publicação: 2017
Páginas: 256
Gênero: Ficção / jovem adulto / infanto juvenil / literatura brasileira / romance

SINOPSE | SKOOB
"Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra
enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente.
Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma
das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o
pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante.
   E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar
na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais."

13 comentários

  1. Olá.
    A vida de Rafael não é nada fácil. Esse sentimento de não pertencimento é algo muito comum e é difícil de lidar com isso.
    Kaori parece uma boa amiga, que vai ajudá-lo a ver as situações por outro ponto de vista, o lado bom da coisa e dar um pouquinho de esperança a ele. Já quero ela como minha amiga rs
    Fiquei com bastante vontade de ler esse livro! Espero que todos os personagens tenham um final feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahh o livro parece ser muito bom. Vi que, entre tantos assuntos, ele fala sobre os padrões sociais pelos quais não devemos nortear a nossa vida! Gostei da dica! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Preciso dizer que amei suas fotos <3
    Quanto ao livro, eu não conhecia e não sei se é o tipo de leitura que gostaria de ter agora. Ele carrega assuntos bem pesados, mesmo sendo tratados com sutileza como você pontuou. Acho que em breve darei uma chance para ele!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Já dava pra sentir que o livro seria bem adolescente, mais não imagina que traria temos tão importantes como os que você citou. Eu gostei da história que a autora criou, e fiquei curiosa para saber como acabará o coração do protagonista... Bom saber que ela trabalhou tudo de forma leve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiieee


    Ah que pena que a autora se apressa demais nos últimos capitulos, a leitura parece ser maravilhosa e trata tantos temas atuais, importantes, merecia um final à altura. Mesmo assim achei a história bem interessante, com certeza um livro que eu leria. Fica a dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Quando vi a capa e comecei a ler a resenha achei que a história fosse ser outra coisa, mais do mesmo que temos por ai. Mas pelo jeito ele é bem dramático com tanto assunto sendo tratado. Que pena que o final foi meio corrido. Mas ainda não sei se o leria ou não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio sobre este livro e apesar de parecer uma temática mais jovem,creio que seja uma leitura bacana pois envolve vários problemas e creio que o desenvolvimento da historia deve se resolver esta trama, bem adolescente e comum, com temas bem atuais.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tô louca pra conhecer esse livro, desde que vi a capa já criei expectativas sobre o enredo, espero que qdo conseguir ler não em decepcione.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oie..

    Parece ser um livro um pouco pesado, não é? Os temas abordados são bem atuais, mas deve ser super carregado por trazer TODOS eles numa mesma história.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito do livro, a história é bastante impactante, onde um personagem tenta se adapta aquele lugar que se sente não ser o seu, é muito desconfortável e já me senti dessa mensura, tenho certeza que muitos leram se identificaram com ele. Espero ler em breve.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Ah, adolescência: fase em que tudo acontece, junto e misturado. Sem dúvida esse livro vai estar na minha listinha de próximas compras, quero conhecer a essência do Rafael e saber tudo o que ele terá que lidar.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre vejo esse livro por ai e não sei porque mas eu achava que ele era lgbt hahhaha nunca tinha lido uma resenha dele. Não sabia que se tratava de temas fortes assim,fiquei com vontade de ler,boa resenha!

    ResponderExcluir
  13. Eu até que gostei do livro mas eu acho que a autora se perdeu um pouco no rumo que ela queria dar a história ela começou com um drama Mas depois foi abordado mais o romance eu achava que ele fosse uma pegada LGBT pressa capa Afinal mas eu julguei animal o livro não é ruim ele só não conseguiu me agradar

    ResponderExcluir