Resenha | Apenas respire, de Rossana Cantarelli Almeida

domingo, 3 de setembro de 2017

Escritora: Rossana Cantarelli Almeida
Editora: Multifoco
Páginas: 346

SINOPSE: "Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento.
   Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessora Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio.
   A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado.
   Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce.
   Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente."


Isabela é uma mulher forte e completamente apaixonada por música desde a sua adolescência. Como qualquer garota nessa fase tem uma banda favorita e com ela não foi diferente. Isabela é apaixonada pela banda Dawn Sunless e decidiu que iria começar a estudar o instrumento.

Com uma carreira já feita no Brasil, Isabela não se sente completamente feliz. Quer buscar mais, quer ir além, quer realizar seu sonho! Como está cursando o doutorado, ela decide enviar um e-mail para sua banda favorita e quando respondem, é uma grande surpresa: Isabela irá para o exterior fazer sua pesquisa de doutorado! Um sonho que Isabela está bem próximo de realizar. Irá ficar próximo de Belluce, guitarrista que ela sempre foi apaixonada.


"Minha vida tinha mudado tanto nos últimos cinco anos. Eu merecia muito essa chance. Eu precisava voltar a acreditar que sonhos podiam se tornar realidade." (p.110)

As primeiras pessoas que ela compartilha essa notícia são os seus melhores amigos: Fred e Mila. Quando tudo está esclarecido e faltando pouco tempo para embarcar nessa aventura, Isabela visita seus pais no Rio Grande do Sul para contar as novidades.

Ela está um passo de tornar seu sonho em realidade. Isabela lutou muito para estar onde ela chegou hoje. Conhecer sua banda favorita e o melhor, trabalhar durante 3 meses com ele. Quem não iria querer isso? Porém Isabela não sabe que muitas surpresas estão a sua espera; muitas mudanças irão ocorrer e a vida emocional de Isabela estará por um triz.


"A vida é uma só. Você sabe bem disso. Não sonha demais, viva." (p. 538)


"Os sentimentos mais verdadeiros não são descritos por palavras, mas pelo olhar." (p. 1397)

"Apenas Respire" foi uma leitura que flui rápido por conta da narrativa rápida e fácil da autora. Os primeiros capítulos são narrados nesses meses que Isabela esteve em Nova York, porém tudo de uma forma rápida, sem detalhes.

Confesso que estava ansiosa para ler esse livro e saber mais detalhes de como ela conseguiu, de como a vida dela era no Brasil... Queria mais detalhes; queria saber mais sobre a personagem. Mas isso, os detalhes, só aparece em algumas partes do livro.


"Como é engraçado se apaixonar. A vida é calma, tranquila, responsável e, de uma hora para outra, agita-se, perde-se a cabeça. Tudo que a gente constrói no período de calmaria desmorona. E você pensa: como era mesmo antes? Como pude viver sem ele? Como vou viver sem ele?" (p. 1999)

Em certos momentos me identifiquei com Isabela pois já fui fã de uma banda. Sei como é amar incondicionalmente um ídolo, mas devo confessar que essa atitude dela me incomodou muito. A personagem tem 30 anos, mas estava agindo como uma adolescente de 16. Isso é apenas um detalhe, claro, mas foi algo que realmente me incomodou um pouco durante a leitura.

O livro também apresenta ao leitor um triângulo amoroso e mais uma vez repito: adoro quando narram triângulos amorosos em livros, porém esse não me agradou. Isabela com suas atitudes não sabia o que fazer, quem escolher e sempre ia para o caminho errado me deixando ainda mais irritada da forma que agia. Um era cara era fofo; e o outro completamente possessivo. 


"Na real, ninguém tem domínio sobre a vida. Somos jogados nesse mundo como se fosse uma arena. Os problemas vêm e ficamos digladiando com eles até um vencer. E eles nos vencem muitas vezes. Quando isso acontece, só temos uma opção: sacudir a poeira e partir para a próxima batalha." (p. 5270)

Sobre o final do livro eu já esperava que tivesse aquele desfecho. Conforme a leitura vai fluindo, você é capaz de perceber como tudo irá acabar, mesmo com algumas "curvas" que surgiram no decorrer da história de Isabela. Contudo, o livro "apenas respire" tem uma boa premissa. 

Apesar dos pesares, o livro é bom. Única coisa foi que realmente a personagem me incomodou demais, mas também fui surpreendida quando contou um pouco sobre sua história. Realmente foi chocante! Se o foco tivesse voltado mais na vida de Isabela e não apenas na sua paixão pela banda e no triângulo amoro, é capaz que eu tivesse me me apaixonado pela história, pois ela tinha muito o que contar.


"Porque quando a gente ama, a gente se dedica. A gente não tem olhos para outra pessoa. A gente aguenta a distância até chegar o momento certo para procurar. Ninguém que ama de verdade esquece tão rápido. Se esqueceu, não era amor. Ninguém que ama de verdade brinca com os sentimentos do amado." (p. 5616)

DICA EXTRA

A autora recentemente divulgou a capa da continuação de "apenas respire". Sim, é uma duologia! O segundo livro, "apenas me ame", será lançado em Outubro. Por enquanto somente a capa foi divulgada, mas em breve terá mais novidades.


Avaliação: ❤❤❤
*E-book cedido em parceria com a autora.

10 comentários

  1. Oie
    O livro parece bom, mas não chamou muito minha atenção. Ah, eu odeio quando a protagonista me incomoda.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é bom, mas infelizmente eu esperava outra coisa.
      O fato da protagonista ter me deixado irritada por conta de suas atitudes talvez tenha sido um dos motivos que não avaliei o livro com 4 estrelas.

      Beijos.

      Excluir
  2. Aaa eu amo esse livro! Sinceramente, um dos melhores nacionais que já li�� E a capa é maravilhosa! Adorei o triângulo amoroso e a estória em si haha. Bjs��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente é linda.
      O livro é bom e entendo o porque muitas pessoas gostam dele, mas infelizmente esperava um desfecho diferente e não me agradou tanto quanto eu esperava.

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá! Uma pena não ter gostado do livro, apesar da protagonista ser mais madura, não significa que ela não possa tomar atitudes erradas. O triângulo amoroso em si, mostrou como as decisões dos adultos são bem mais sérias, visto que o Bellucce é casado e ambos perceberam que naquele momomento o amor deles não daria certo. E como a Isabela é forte e determinada, não seria legal remoer o passado. Espero que você goste da continuação, pois mostra os motivos dos erros e acertos nesse. Um beijo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma eu entendi sim o motivo de algumas atitudes da personagem. Entendo que a pessoa pode ser mais velha e ainda agir de forma errada. Mas o que me incomodou foi o fato dela ter uma idade avançada e agir como adolescente, entende? Realmente isso foi um fato que eu não esperava no decorrer do enredo.
      Tenho sim curiosidade pela continuação e espero que me agrade, porém não estou completamente ansiosa para ler rs. Com certeza para ti vai ser bem encantadora!

      Beijos.

      Excluir
  4. Eu adorei o livro..minhas impressões foram outras. A história é linda e não achei o final previsível. Na verdade foi um refresco ver que não seria mais do mesmo. A sequência tenho certeza que será tão bom quanto. 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A impressão de quase todos foi diferente da minha rs. Li muitas opiniões positivas e isso me despertou um grande interesse, porém como eu disse: esperava um desfecho completamente diferente. Talvez tenha colocado expectativa demais no livro e ele não atendeu, entende? De qualquer forma, o livro é bom, porém não é um dos melhores que já.
      Espero que você curta bastante a continuação! ;)

      Excluir
  5. Oie, amei esse livro e a Isa me cativou muito, não acho que o final era esperado (pelo menos eu não esperava e chorei igual uma maluca kkk). Um livro que realmente me encantou do começo ao fim. Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após alguns acontecimentos, eu comecei a perceber que o final seria daquela forma.
      Fico feliz que o livro tenha te encantado e espero que a continuação te conquiste ainda mais!

      beijos

      Excluir