Resenha | Agora e para sempre, Lara Jean, de Jenny Han

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Escritora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 304


SINOPSE: "Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. 
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?"




"Como eles sabiam que foram feitos um para o outro? Bastou os olhares se encontrarem através de um aquário? Eles sabiam que era um amor pelo qual valia a  pena morrer?" (pág. 27)

Após viver todos os momentos com Lara Jean, dar diversas risadas por conta da sua personalidade, rir das atitudes da amável Kitty, suspirar por conta de Peter... todos os sentimentos possíveis com todos os personagens, cheguei ao fim dessa trilogia extremamente fofa.

No começo de tudo, em "para todos os garotos que já amei", Lara Jean conta sobre todos os garotos que ela amou e com isso ela escrevia uma carta de despedida para cada garoto. O que ela não esperava era que essas cartas fossem entregues aos destinatários. 


"É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?" (pág. 62)


Já em "p.s ainda amo você" vai contar os acontecimentos e os sentimentos que surgiram no decorrer da história; como Lara Jean ficou completamente apaixonada e como ela lidou com os conflitos de seus sentimentos.

Por fim, "agora e para sempre, Lara Jean" conta uma fase um pouco mais decisiva da personagem. Nos livros anteriores ela era bem jovem e estava descobrindo o que era amor. Estava na fase de escolher, de sentir, de sofrer. Porém nesse último livro, Lara Jean já está decidida do que quer para o seu futuro, porém alguns dúvidas surgem no meio do caminho.


"Existe a vida pacata, uma vida contente, sem altos e baixos radicais, e existem todos os atritos de quando se está apaixonado por alguém." (pág. 141)



"Me ensinou que o amor é fazer escolhas corajosas todos os dias." (pág. 158)


É o último ano do ensino médio e Lara Jean está focada em qual universidade irá entrar. O foco todo do livro fica voltado bastante para esse momento de ansiedade. Na questão amorosa, Lara Jean soube escolher bem e a felicidade de estarem juntos é algo bem visível e marcante no livro.

Alguns personagens ganharam mais destaque nesse último livro da trilogia - como no caso de Trina -, porém, em contrapartida, alguns personagens ficaram um pouco fora de foco, assim como Margot. Mas Kitty e Peter continuam aparecendo em grandes momentos do enredo e transbordando fofura em cada página. Realmente é bem fofo!


"Por que não correr um risco e apostar na felicidade?" (pág. 192)


Preciso dizer que estou bastante nostálgica com esse livro. Eu não esperava um desfecho diferente e gostei como tudo ocorreu em cada capítulo. Adorei tanto o livro, assim como os dois primeiros, e o que posso dizer depois daquele final? É que tudo começou por uma carta.

Decisões importantes para serem tomadas, reta final do colegial, diversão de encerramento de aulas, amor... É o que você vai encontrar nesse livro. E mostra também a importância de ter a família sempre contigo te apoiando em todos os momentos.


"Você não pode protegê-lo de se magoar, querida, não importa o que faça. Ser vulnerável, deixar pessoas se aproximarem, se magoar... tudo isso é parte de estar apaixonado." (pág. 288)




Avaliação: ❤❤❤❤

6 comentários

  1. Oieee! Eu não peguei ainda nessa trilogia pra ler, mas ainda quero conferir. Li um livro da Jenny Han e amei a narrativa dela! Fico feliz que ela tenha encerrado a série bem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa da Jenny realmente é ótima. Com certeza você vai adorar os livros.
      Pode ler sem medo porque realmente finaliza da melhor forma possível. O problema é que te deixa com vontade de querer mais haha.

      Beijos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. A trilogia é ótima mesmo!
      Pena que tudo chegou ao fim :(

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá,
    Eu li o primeiro livro e amei tanto que quando lançou os outros eu fiquei com medo de ler e acabar me decepcionando hehe. Mas pretendo terminar a trilogia sim. Ainda mais que vi que agora tem o box. Assim que der vou comprar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo porque eu também tive esse receio.
      Mas eu adorei tanto os outros livros quanto o primeiro. Espero que seja agradável para você.
      E sobre o box: ah, está maravilhoso!

      Excluir