Resenha | O navio das noivas, de Jojo Moyes

domingo, 25 de setembro de 2016

Escritora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384

Sinopse: "Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. 
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.
Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado."


"Acho que até aquele momento eu não acreditava em destino. Mas é difícil não acreditar, quando paramos para pensar em como nós dois tínhamos chegado longe.
Difícil não acreditar quando se pensa que não havia como, depois de separados, por milhares de quilômetros, continentes e vastos oceanos, estarmos destinados a nos encontrar de novo." (pág. 11)

Você seria capaz de enfrentar seis semanas dentro de um navio, dividindo quarto com mais três garotas, vivendo longe de todos os fuzileiros à bordo e cheia de regras, para reencontrar o amor da sua vida? Mais de seiscentas noivas passaram por diversas situações até reencontrarem seus maridos.

1946. Onde tudo começou. A história conta sobre o que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Muitas jovens casadas estavam desesperadas por notícias de seus maridos que estavam na Guerra. Mesmo com incertezas, elas decidem embarcar em uma aventura para reencontrar seus amados. A aventura começa em Sydney até a Inglaterra onde todos os oficiais estão à espera. 
"Nunca nos contam que não ficamos só com o vazio da perda, mas também com uma infinidade de perguntas que jamais serão respondidas." (pág. 89)
Em "O Navio das Noivas" vamos conhecer a história de quatro noivas incríveis, cada uma com sua história de vida, mas com o único objetivo em comum: o reencontro. Margaret, nascida no interior, está grávida e sua vida gira apenas em torno de cuidar de seu pai e de seus irmãos; Avice é uma moça da alta sociedade onde acha que aparência é o mais importante; Jean é apenas uma adolescente e completamente inocente, vivendo todos os momentos possíveis; e Frances é uma enfermeira, completamente discreta, não gosta de obter atenção e guarda um dos maiores segredos.
"Enfim, como nós dois sabemos, o mundo hoje está cheio de "se pelo menos"..." (pág. 135)
"Você é uma das coisas boas. Você, de todas as pessoas, de todas as mulheres deitadas aqui, é a única que não tem o que corrigir." (pág. 211)
Elas dividem o quarto e aos poucos você começa a conhecer um pouco mais de cada uma e até mesmo guardarem alguns segredos. Não tem como você não se apegar aos personagens. Jojo sempre faz com que você sinta seu coração na mão e transborde algumas lágrimas com as revelações. Foi impossível não sentir algumas lágrimas enquanto cada revelação era feita.
"Vê-la sofrer me fez entender que todo mundo, a despeito do que tenha vivido, merece uma segunda chance, ainda mais se houver alguém disposto a oferecer essa chance." (pág. 282)
Não posso contar muito sobre o livro, pois muita coisa acontece após os segredos revelados. São apenas noivas, desesperadas, querendo reencontrar o marido e viver o famoso "felizes para sempre", independente dos acontecimentos passados. Todas estão ansiosas e fazem o possível para manter a calma e aguentar todas as provocações. Mas não é só isso. Durante essas seis semanas, mesmo com um futuro incerto, algumas amizades são formadas e que durarão a vida inteira.

O livro é narrado em terceira pessoa, narrando o ponto de vista das quatro noivas e até mesmo de alguns fuzileiros e do comandante. Também é contado em três partes, onde a primeira e a terceira são acontecimentos de 2002 e que você descobre apenas no último capítulo de quem realmente é a história toda. Jojo criou um pequeno mistério antes dos segredos serem revelados, mas após isso, cada detalhe foi narrado da melhor forma possível. É uma escrita real e cativante, e que vai preencher seu coração.
"As únicas pessoas que têm todas as respostas são as que nunca se defrontam com as perguntas." (pág. 304)
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

14 comentários

  1. Geral falando desse livro e eu preciso ler!!! Tem cara de ser muito bom <3

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim. É um ótimo livro! Você não vai se arrepender. :D

      Beijos.

      Excluir
  2. Olá!
    Mais um livro que tenho certeza que a leitura será sensacional. A Jojo consegue nos surpreender com as suas histórias. Não vejo a hora de começar a ler esse livro, comprei ele na Bienal e já está na minha fila de leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!


    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jojo é incrível mesmo. E eu adorei esse livro! Também comprei na Bienal e ele "passou na frente" de todos que estão na minha listinha rs.

      Obrigada! <3 Beijos.

      Excluir
  3. Adorei sua resenha e amei dua descrição.♥♥♥
    Eu adoro os livros da JOJO e adorei a premissa desse livro. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jojo é uma linda! Adoro a escrita dela.

      Obrigada. <3 Beijos.

      Excluir
  4. Olá,
    Eu estou louca para ler esse livro. primeiro porque é de uma autora que gosto muito dos livros dela e segundo porque é baseado em histórias reais. Achei muito legal isso. Assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu havia lido em uma resenha que era baseado em histórias reais e isso me chamou muita atenção. Após iniciar a leitura me surpreendi como a Jojo é incrível em cada livro! Leia sim, você irá gostar.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oiee..

    Ah,me deixou com vontade de ler este livro!
    Adorei sua resenha, a Jojo é realmente uma escritora incrível, gosto muito dos livros dela.

    Um super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que te deixei com vontade de lê-lo haha <3

      Beijos!

      Excluir
  6. Esse livro está na minha listinha desde o seu post passado e agora com a sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler, viu? Ameei como você detalhou bem o livro sem dar nenhum spoiler rsrs
    Já estou te seguindo para não perder nenhuma novidade.
    Beijinhos caramelizados!!
    www.encontrodmeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post anterior e ainda mais agora da resenha. <3 Tento não dar spoiler porque ninguém gosta, afinal rs.

      Beijos!

      Excluir
  7. Preciso colocar esse livro na frente de outros rs.... A fila ta grande mais amo a Jojo e as histórias dela :)
    http://embuscadolivroperfeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre "passo na frente" os livros da Jojo. É impossível não querer ler tudo dessa mulher haha.

      Beijos.

      Excluir