Resenha | Auggie & eu, de R.J Palacio

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Escritora: R.J Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 326

Sinopse: "A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.
O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.
Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente."

"Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha." (pág. 18)
Para quem não sabe, Auggie & Eu é uma estória complementar de Extraordinário (resenha) onde vai falar sobre alguns personagens importantes no livro, como por exemplo Julian, Christopher e Charlotte. Há também o livro 365 Dias Extraordinários (resenha) que traz alguns preceitos.
"Às vezes uma situação nova surge, e você não tem ideia do que fazer. Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo." (pág. 29)
Como na própria sinopse descreve, o livro é separado em três capítulos e cada um conta a sua versão de como foi quando conheceram Auggie e como lidaram com o quinto ano no colégio. É uma versão além de Auggie.
"Concordo, às vezes é bom recomeçar. Um novo começo nos dá a chance de refletir sobre o passado, pesar as coisas que fizemos e aplicar aquilo que aprendemos com isso em nosso novo caminho. Se não examinarmos o passado, não aprendemos com ele." (pág. 83)
No "o capítulo do Julian", por mais arrogante que ele tenha sido, eu me surpreendi mais do que todos, pois ele conta como aprendeu o significado de ser gentil; No capítulo "Plutão" que é narrado por Christopher, mostrou que além da distância, uma amizade é sempre importante e deve ser permanecida; E para finalizar, no capítulo "Shingaling" é narrado na versão de Charlotte mostrando como Auggie mudou a vida dela e de alguns no colégio e entramos no universo feminino e nas brigas por amizade. 
"Mas o bom da vida é que às vezes podemos consertar nossos erros. Aprendemos com eles. Nós nos tornamos pessoas melhores." (pág. 98)
"Não gosto de revirar o passado. A vida está diante de nós. Se perdemos muito tempo olhando para trás, não vemos aonde estamos indo!" (pág. 107)
De todos os capítulos, o qual mais gostei foi o de Julian. Apesar de eu ter odiado a atitude dele em Extraordinário, a forma como tudo ocorreu me deixou surpresa com o que fez ele mudar de ideia. 
"Eu acredito que sonho é como um desenho em sua mente que trabalha muito, muito pesado para torná-lo realidade." (pág. 215)
Extraordinário é um dos meus livros favoritos! Auggie & Eu está entre os livros "bons" que li esse ano. Eu gostei de me aventurar um pouco mais no universo de um livro maravilhoso e conhecer um pouquinho mais os personagens, mas não chegou perto de ser o melhor livro. Gostei e recomendo para todos os fãs de Extraordinário que querem saber o ponto de vista de cada um sobre Auggie.

Avaliação: ♥ ♥ ♥

19 comentários

  1. Hello, boa noite!
    Eu já li Extraordinário, estou louca para ler esse também.
    Gostei muito da resenha, beijos!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana! :D
      Eu amo extraordinário, é um dos melhores livros da minha vida! Beijos.

      Excluir
  2. Olha!! Que interessante, eu não sabia que Extraordinário, livro que eu ainda não li, tinha um história complementar! Bom saber, aproveito e pego os dois para leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia? Fico feliz em ter dado uma pequena dica para você, então. :D E leia Extraordinário. Você não vai se arrepender.

      Beijos!

      Excluir
  3. Quero ler esse, li Extraordinário e amei. Vai ser bom conhecer o ponto de vista das outras crianças. Beijos!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar Extraordinário, não é mesmo? <3 Auggie é um fofo! Espero que goste desse livro complementar.

      Beijos.

      Excluir
  4. "Mas o bom da vida é que às vezes podemos consertar nossos erros. Aprendemos com eles. Nós nos tornamos pessoas melhores." Simplismente amei essa frase <3

    ResponderExcluir
  5. "Mas o bom da vida é que às vezes podemos consertar nossos erros. Aprendemos com eles. Nós nos tornamos pessoas melhores." Essa frase é simplesmente perfeita <3 Auggie & Eu está na minha lista de desejados faz tempo, mas tipo assim, ainda nem li o Extraordinário, sempre fico adiando a leitura e toda vez que vejo uma resenha, fico com vontade de ler. Agora só falta eu criar vergonha na cara e ler mesmo kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase é a melhor do livro, sem dúvidas! E leia Extraordinário sim! Você não vai se arrepender. Ele é tudo o que você leu das resenhas e talvez mais um pouquinho. :D Beijos.

      Excluir
  6. Eu amei Extraordinário, mas não me interessei muito em ler esse livro, não sei porque... Mas, quero muito o "365 dias extraordinários" . :D

    belezaculta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 365 Dias Extraordinários tem umas frases tão fofas... Vale super a pena!

      Excluir
  7. Olá, beleza?
    Extraordinário é um dos meus livros preferidos da vida <3
    Mas confesso que não curti muito Auggie e eu, achei muito curto kkkkk
    gostei dos contos, principalmente do Julian e do Christopher, porém, queri amais kkkk a grandmere do Julian é um amorzinha, que vó fofa gente!!!
    E a Charlotte é uma fofa, mas achei o final meio tristinho kkkkkkk
    bjãooo
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o conto de Julian e os outros eu gostei. Mas não foi o melhor livro. Eu confesso que esperava um pouquinho mais rs. Sem dúvidas Extraordinário é um dos melhores livros da vida! <3

      Beijos.

      Excluir
  8. Só fiquei com ainda mais vontade de ler. Eu amo a escrita do Palacio ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ficado com mais vontade :D Essa é a intenção haha. A escrita dela é muito boa mesmo.

      Excluir
  9. Sempre quia ler esse livro; com tantas recomendações me parece ser bom, vou começar agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou de Extraordinário e tem curiosidade em saber sobre os pensamentos dos outros personagens em relação ao Auggie e a vida, você vai gostar sim desse livro. :D

      Excluir
  10. Sempre quia ler esse livro; com tantas recomendações me parece ser bom, vou começar agora!

    ResponderExcluir