Resenha | Um porto seguro, de Nicholas Sparks

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

um porto seguro
Escritor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Sinopse: "Quando Katie, uma jovem misteriosa, aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado.
Linda, mas discreta, ela parece evitar laços pessoais até uma série de eventos levá-la a duas amizades distintas: uma com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; a outra com Jo, sua vizinha muito sincera.
Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes na cidadezinha e se tornando muito próxima de Alex e de sua família.
No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela depara com um segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta... o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país.
Com o apoio de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensar mais arriscadas... E que, no momento mais sombrio, o amor é o único refúgio."
"Às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa. E eu acho que é algo admirável. Muitas pessoas não têm a coragem necessária para fazer algo assim." (pág. 23) 
"Afinal, independente do quão seja difícil, a aceitação ajuda as pessoas a seguir em frente com suas vidas." (pág. 52) 
Tudo começa quando Katie, uma mulher marcada pelo tempo e pelo marido chega a uma pequena cidade chamada Southport. Tudo o que Katie procura a cidade pode fornecer: ela encontra paz, tranquilidade e uma boa vida, só não esperava encontrar também o seu grande amor.

Katie é uma personagem incrível! Cada vez mais ela crescia em sua história, tendo coragem para enfrentar os obstáculos e abrindo espaço para um novo amor, afinal, depois de tudo o que já havia passado antes de chegar naquela pequena cidade, não foi nada fácil. 
"As pessoas sempre contam a maior parte da história... E eu aprendi que a parte que elas deixam de contar é sempre a mais importante. As pessoas escondem a verdade porque têm medo." (pág. 87)
"(...)Seus instintos lhe diziam que ele era um homem em quem ela podia confiar. Que, não importava o que lhe dissesse, ele a apoiaria, guardaria seus segredos e nunca usaria o que sabia para magoá-la." (pág. 136)
"Uma garota precisa sonhar, você não acha?" (pág. 151) 
Alex é um homem viúvo com dois filhos para cuidar, dedica a sua vida a fazê-los felizes. Mas, assim como Katie, Alex tinha seus medos e suas inseguranças para envolver-se novamente com outra pessoa - principalmente a opinião de seus filhos. 

Além dos dois os personagens secundários são maravilhosos e envolventes, como os filhos de Alex, Kristen e Josh. Ambos com personalidades diferentes, mas ainda assim encantadoras. Kristen acaba envolvendo-se demais com Katie desde o primeiro momento que ela entra na loja. O Josh por ser mais velho foi um pouco mais reservado, ainda mais porque parecia que não queria que ninguém assumisse o lugar de sua mãe, coisa que obviamente Katie não iria querer fazer, somente iria amá-los e gostaria de ser amada.
"Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo." (pág. 160)
"Por enquanto, era o bastante poder beijá-la, poder sentir os braços dela ao seu redor. Ele adorava o aroma do xampu de jasmim nos cabelos dela e o jeito que suas mãos se encaixavam perfeitamente; a maneira pela qual toque era carregado de uma expectativa deliciosa, como se um estivesse se guardando para o outro." (pág. 208)
um porto seguro
"O amor não significa nada se você não estiver disposta a assumir um compromisso e você não pode pensar apenas no que quer. Você tem que pensar também no que ele quer. Não apenas agora, mas também no futuro." (pág. 241)
"Não tenho certeza de que a vida de qualquer pessoa no mundo aconteça exatamente do jeito ue se imagina. O que podemos fazer é tentar sempre agir para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Mesmo quando tudo parece impossível." (pág 260) 
Uma personagem que me deixou bem intrigada foi a vizinha de Katie, Jo. Katie não queria amizades, mas Jo foi logo "entrando" na vida dela de uma forma repentina. A amizade delas foi realmente linda e fiquei surpresa com uma coisa que o autor colocou no livro que não esperava realmente, mas isso é um spoiler enorme!

Por fim, o Kevin um homem do passado de Katie que simplesmente não a deixa em paz. Ele bebe demais, fala muitas besteiras e ainda tem uma pose de ser bonzinho e as pessoas caem nessa jogada. Então, já não é tão difícil imaginar porque Katie o abandonou, não é mesmo?
"Mas eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar..." (pág. 281)
"Além disso, todo casal precisa de algumas discussões ruins de vez em quando. Apenas para provar que o relacionamento é forte o bastante para sobreviver a elas." (pág. 319)
"Aproximou-se dela, colocando-lhe o braço ao redor da cintura, e sentiu quando ela se inclinou contra seu corpo. Não disse nada. Não havia necessidade de palavras. Katie também não disse nada. Em vez disso, inclinou a cabeça, pousando-a sobre o ombro de Alex. E ele teve a sensação de que nada no mundo poderia ser melhor do que aquilo." (pág. 339)
O que mais gostei é a forma que Alex e Katie acabam ficando juntos: as cenas narradas desde a conquista até realmente acontecer alguma coisa são perfeitas demais. Não foi nada rápido e nem simples, foi tudo ao tempo certo.

Não poderia esperar menos do Sparks, né? Ele - como eu já disse - é um escritor incrível! Este livro é um romance/drama/suspense e que vale muito a pena ser lido. 
"Então vamos encontrar uma maneira de superar tudo isso juntos, porque eu sei que quero passar o resto da minha vida com você." (pág. 401)
"Eu passei a acreditar que, na vida de cada um, há um momento inegável de mudança; um conjunto de circinstâncias que, repentinamente, faz com que tudo se transforme." (pág. 408)
"Katie se lembrou mais uma vez de que o amor é capaz de alcançar o impossível." (pág; 413)

Postar um comentário