5 dicas de marketing digital

Muitas vezes recebo perguntas de “como ganhar tantos seguidores”, principalmente no Instagram. Acredito que não há segredos para crescer, desde que você saiba como trabalhar seu conteúdo e direcioná-lo para o público, o crescimento sempre vem. Mas, pensando nisso, separei um conteúdo de marketing digital para ajudar você nessa jornada.

dicas


Antes de começar esse texto, você sabe o que é marketing digital?

De uma forma resumida, o marketing digital é um conjunto de ações estratégicas para atrair, comunicar, construir uma imagem e se relacionar com o público-alvo através da internet, afinal, grande parte do nosso dia-a-dia está voltado para o mundo on-line, seja para compartilhar notícias e até mesmo realizar compras.

Claro que existem diversas maneiras de explorar os conteúdos através das redes sociais, mas vou deixar algumas dicas simples, mas importantes e que podem ajudar no seu negócio.


1. Defina o seu público

Se você está começando agora, saiba que você precisa definir seu público. Pergunte-se: qual o público você deseja atingir o seu conteúdo? Qual linguagem você deve trabalhar com esse público? Quando você sabe quem você quer atingir, fica mais fácil de trabalhar conteúdos em cima disso.

Agora se você já tem um público, converse com ele! Nada adianta você criar um conteúdo e não interagir com seus seguidores. Se eles estão respondendo a sua postagem, responda também. Crie vínculos, pergunte, questione! As pessoas querem essa interação entre marca + consumidor. Se você não fizer isso, a chance de fidelizar esse seguidor será pequena, quase nula.


2. Defina seu nicho

Assim como definir o seu público-alvo, o nicho também é importante. É através dessa definição que você trabalhará todo o seu conteúdo. Por exemplo, meu conteúdo é totalmente focado em livros, então eu sei que quem me segue ou acessa o blog, está procurando por leitura e principalmente sobre livros de romance que é algo que mais abordo por aqui.

Apesar do meu nicho ser focado em livros, eu também posso trabalhar com conteúdos relacionados, como por exemplo um conteúdo geek, sobre filmes e muito mais! E isso é algo que você deve pensar também. Até onde você pode explorar com relação ao nicho selecionado?

Nada adianta eu ter um nicho de livros e abordar dicas de como preparar uma receita, não é mesmo? Eu acho que isso vai fugir totalmente do público que me segue e até mesmo quebrar esse relacionamento.



3. Crie conteúdos relevantes

Falar sobre criar um conteúdo relevante é algo muito complicado, pois para isso precisa trabalhar perfeitamente no SEO (em caso de blog) ou criar algo que alguém na internet já não tenha criado.

Mas afinal, o que torna um conteúdo relevante?

A forma como você atrai, se envolve e gera valor para essas pessoas que te seguem. Isso faz com que seu conteúdo seja relevante e atenda a expectativa de todos os seus usuários.

Ok, mas e como criar esse conteúdo?

Isso varia de acordo com o seu público-alvo e o que você produz. Por exemplo, aqui no PS Amo Leitura eu falo somente sobre livros. Se eu fugisse e começasse a falar sobre comida, eu atingiria outro público, mas também perderia aqueles que só estão interessados em ver conteúdo literário, concorda? Então por isso a importante de entender o público e criar esse material.

Além de você construir um conteúdo relevante, você irá construir a sua imagem na internet.

dicas

4. Programe-se

Muita gente não tem um cronograma de postagens ou simplesmente posta quando quer, quando tem vontade e acaba perdendo um pouco da audiência. Ter um cronograma é importante, pois você consegue se organizar melhor e visualizar melhor o que seu público espera.

Por exemplo, se toda segunda-feira você posta resenha, seu público sempre irá esperar um conteúdo seu nesse dia e assim sucessivamente. Então por isso a importância de ter um cronograma e sem contar que você não precisa ficar de cabelo em pé pensando que não tem conteúdo.

Dica essencial: a gente sabe que o Instagram não tem uma opção de agendar posts diretamente na plataforma, né? Mas o Estúdio de Criação do Facebook tem essa opção! Por lá você consegue agendar tanto IGTV como feed. Perfeito, não é?



5. Faça testes

A gente inicia em uma rede social e nunca sabemos qual o melhor horário para trabalhar, né? Claro que através de análises como Google Analytics e até mesmo ferramentas integradas nas redes sociais, conseguimos entender qual o melhor horário que nosso público está ativo.

Mas por que não fazer alguns testes de horários e até mesmo de conteúdo?
Às vezes pensamos que uma estratégia vai dar certo, mas ela não acaba surtindo o efeito desejado, por isso sempre precisamos pensar em outros métodos – como um plano B.

Trabalhe títulos diferentes em suas postagens, mude a linguagem que você está utilizando (lembre-se que se você já sabe quem é seu público-alvo e seu nicho, você sabe a forma como trabalhar), divulgue de formas diferentes nas redes sociais, teste vários horários.

Somente a base de testes que você vai entender o comportamento do seu público nas redes sociais e assim, conseguir explorar ainda mais em conteúdo.

dicas


💬 Viu como não há segredos para crescer?
O que acharam do conteúdo? Gostaram? Você tem alguma dica extra para apresentar? Então deixe aí nos comentários e vamos falar sobre marketing digital.

5 dicas de marketing digital 5 dicas de marketing digital Reviewed by PS Amo Leitura on novembro 28, 2019 Rating: 5

7 comentários:

  1. Tudo bom?
    Ótimas dicas para engajamento e de fato para aqueles que não compreendem como funciona e gostariam de alavancar seu conteúdo.


    Eu particularmente, estou em um momento light da "vida de blogueira", e deixei de mão minhas programações e afins por conta de vida pessoal. Não sei porquê, mas houve uma busca maior pelo e-mail pela falta de posts e afins. Achei interessante. Pois tenho números grandes e as vezes interações muito inferiores. Expliquei que estou em um momento delicado, mas que a partir de 10 de dezembro volto a dar mais atenção ao blog e bookstangram.

    Foi legal descobrir, que aqueles que nunca vi o nome ali nos comentários sentiram falta e buscaram saber o que aconteceu.

    S2

    Suas dicas foram ótimas para quem quer engajar, crescer e conquistar de fato seu público, entendo seu nicho e etc.

    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dicas simples, mas que são necessárias para qualquer segmento. Eu espero que você retome a sua vida de blogueira e consiga melhorar seu engajamento e tudo mais. Os leitores que estão sempre ali com a gente senta falta mesmo quando simplesmente não postamos nada.

      Excluir
  2. no inicio das minhas redes eu não usava nada isso, com o tempo comecei a usar no meu profissional e ando vendo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O marketing digital, quando bem trabalhado, dá resultados incríveis. Há diversas outras formas de alavancar isso, mas deixo para um próximo post.

      Excluir
  3. Que post diferentão, adorei! As dicas irão me ajudar no desenvolvimento do meu conteúdo, e achei super legal a ideia de compartilha-las!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem muitas coisas que podemos abordar nesse mundo digital, mas quem sabe na próxima?! Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  4. Olá,
    Ótimas dicas! Acho que o principal seria desenvolver conteúdo, vejo tanta gente com coisas bem 'vazias' e isso costuma me fazer desistir de seguir ou acompanhar aquela pessoa. Gostei do post!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.