Conheça Duda Razzera, autora de Além da Superfície

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Já falei para vocês que fazer entrevista com autores tem sido uma experiência incrível, né? Confesso que é maravilhoso trocar experiência e conhecer mais de pertinho aquele autor que você admira. Por isso, em outubro, fiz entrevista com a autora de Além da Superfície, Duda Razzera. Conheça:


Além da Superfície

PS AMO LEITURA: Oi, Duda! Finalmente tive o prazer de fazer uma entrevista contigo, após um ano do lançamento de “além da superfície”. Mas vamos lá!

Um dos pontos é que eu me identifiquei com a personagem do seu livro pelo fato de não deixar ninguém ver além da minha superfície, sempre criando barreira. Mas enfim... e você, Duda, o que se identifica na Alice?

DUDA: Me identifico em muitas partes com ela, porque eu também tenho TAG e eu já fui muito de não deixar ninguém ver além. Às vezes não queremos nos mostrar vulneráveis, principalmente em questões de condições mentais. Mas, aprendi que é na vulnerabilidade que temos a vitória.


PS AMO LEITURA: Em “além da superfície”, você retrata a personagem Alice com Transtorno de Ansiedade Generalizada. O que te motivou a escrever sobre o tema? Conhece pessoas que passam por TAG?

DUDA: Como falei, eu tenho TAG. E conheço muitas pessoas que já me deram depoimentos quando escrevi “Cartas para você” sobre crises de ansiedade. Então, isso me motivou mais ainda a escrever sobre uma personagem que é “gente como a gente” e mostrar que é possível, sim, viver e ser feliz mesmo com essa condição.


PS AMO LEITURA: Alice é uma personagem que tem problemas de autoestima também e isso, infelizmente, é algo que acontece muito e pode acarretar acontecimentos trágicos. Qual seria seu recado para pessoas que estão passando por momentos difíceis?

DUDA: Sou cristã, então acho que procurar a Deus é a melhor forma de acalentar nosso coração. Mas, além disso, temos que ter uma rede de suporte, como Alice tinha: os amigos, o irmão, a psicóloga. Precisamos externalizar nossas dores e entender que as vezes o que achamos que é fraqueza, que é um defeito, pode ser nossa melhor qualidade.


Além da SuperfíciePS AMO LEITURA: Na sinopse do seu livro (além da superfície) diz: “As pessoas costumam dizer que a primeira vez a gente nunca esquece”. Me conta uma coisa que você nunca esqueceu? Estou curiosa, pois confesso que esse trecho me chama muita atenção!

DUDA: A minha primeira crise de ansiedade fortíssima. Infelizmente, foi em um momento muito trágico na minha vida e me marcou profundamente. Mas, também tenho um momento muito bom: a primeira vez que meu marido me presenteou com um livro, quando ainda nem namorados nós éramos. É uma lembrança linda que guardo no meu coração com muito carinho.


PS AMO LEITURA: Agora vamos falar sobre seu outro livro “cartas para você”. Esse é um livro que estou vendo muitas pessoas comentando e estou bem curiosa (prometo que lerei em breve). Vi que você fala sobre aceitação também, mas em questão do luto. O que te inspira a criar histórias como essas, abordando temas complexos?


DUDA: Muito é da minha experiência e do que eu gostaria de ler, que as pessoas aprofundassem. Vejo muitos livros de autoajuda, desenvolvimento falando sobre o tema, mas livros de ficção que não romantizam e que são nacionais, são poucos. Isso me motiva bastante a escrever sobre personagens que não seguem os padrões mentais que a sociedade tenta impor.


PS AMO LEITURA: Aliás, vi que “cartas para você” já foi publicado pelo Talentos da Literatura Brasileira, selo da editora Novo Século. Como foi essa ter seu livro finalmente publicado por uma editora? Já tentou relançar ou até mesmo publicar outra obra por outra editora?

DUDA: Foi minha primeira experiência no mercado editora. Então, foi ótimo para eu me lançar a nível nacional e conhecer os colegas de profissão que hoje são meus amigos. No momento, não penso em buscar outras editoras porque gosto de publicar pelo meu selo, me dá a liberdade empreendedora de cuidar de todo o projeto. Mas, não descarto a possibilidade.


PS AMO LEITURA: Sou formada em marketing, então nem preciso dizer a relevância que seu livro de “marketing de conteúdo” tem para mim, né? (Risos) e muitas pessoas sempre me pedem dicas de como engajar com o público e crescer de forma orgânica e sempre digo que criar conteúdo bons e relevantes, e engajar com o público sempre ajuda. Mas qual a sua dica para quem quer se destacar nesse meio?

DUDA: Ser verdadeiro e encantar com verdadeiras histórias. Desde sempre, o ser humano é movido por histórias. Você precisa encontrar quem é seu público, do que eles gostam, encontrar assuntos complementares e escrever de uma forma que seja apelativa para eles e que conte uma história honesta e que engaje.


PS AMO LEITURA: Você também participa de um conto chamado as “8 faces da diversidade” (mulher, o que você não escreve? Hahaha) e qual o maior desafio para escrever contos? Como é feito o processo/a organização já que é algo com mais autores?

DUDA: Foi bem interessante ser a organizadora e participar dessa coletânea. Ela significa muito pra mim porque fala de personagens que não são o padrão. A seleção foi difícil, muitos contos maravilhosos. Mas fiquei bem satisfeita com o resultado. O conto é como uma fotografia. A gente capta um momento e o explora. Ou várias fotografias de alguns momentos, para mim. Esse é o maior desafio, não ir tão além e mesmo assim entregar a mensagem que eu quero passar.


PS AMO LEITURA: Você tem outros livros publicados pela Amazon de forma independente. Como tem sido essa experiência para você? Atende as suas expectativas?

DUDA: Ainda estou me descobrindo na plataforma, entendendo o público, porque é diferente de quem lê meus livros físicos. Então, me lancei com as comédias românticas também. Estou em um período de experimentação e até agora tenho gostado do resultado pelo pouco tempo que comecei a me dedicar mais à Amazon.


PS AMO LEITURA: E para finalizar, quais são as novidades que vem por aí? Você pode contar um pouquinho do que nós podemos esperar de Duda Razzera?

DUDA: Claro! Estou bem empolgada com as novidades. Esse ano ainda teremos o lançamento na Amazon do segundo livro da série Romances Inesperados e também o lançamento de “O destino escolheu você”, livro escrito em parceria com a autora Beatriz Cortes, uma grande amiga e escritora talentosíssima.


 

💬 Gostaram da entrevista? Já conheciam a autora? Venham conversar comigo nos comentários e também me contar qual autor vocês gostariam de ver por aqui.

16 comentários

  1. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora, mas saber que ela fala sobre saúde mental me fez querer lê-la. Acho muito importante abordarmos esse tema na literatura. Eu escrevo sobre esse tema também, porque acredito que é importante passar aos leitores que eles não estão sozinhos. Adorei a entrevista e fiquei bem interessada na autora, vou procurar seus livros, com certeza! Obrigada pelas dicas de novos livros! :)


    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho incrível abordar sobre esses temas. O leitor realmente precisa saber que não está sozinho e que outras pessoas também passam por isso. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Que amor de entrevista; muito bom conhecer melhor a Duda.
    Li Além da superfície, e foi uma leitura apaixonante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho importante demais essas entrevistas.
    Já virei fã dela, mesmo sem ter lido nenhum dos seus livros, porque acredito que é preciso coragem para poder falar de transtornos psíquicos e ainda mais assumir que tem algum.
    Desejo o maior sucesso e se conseguir ler o livro, será um grande prazer, tenho certeza.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou amando fazer entrevistas, confesso! Espero que tenha chance de conhecer os livros da autora. Ela é ótima!

      Excluir
  4. Oi, amei conferir a entrevista e saber um pouco mais sobre a Duda, já acompanho ela há alguns pelas redes sociais mas ainda não li nenhuma de suas obras.

    ResponderExcluir
  5. Eu já acompanho ela no Instagram, mas acredita que ainda não li nadinha dela? Acho que vou começar por esse Além da Superfície, parece o meu tipo de livro. Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto só li "além da superfície" e adorei. Espero que você tenha a chance de conhecer a escrita da Duda.

      Excluir
  6. Já tinha visto o livro pelos blogs mas não tinha prestado atenção. A tematica é muito atual, relevante e interessante. Poder ler a entrevista da autora nos dá a oportunidade de saber sobre o processo criativo e o convite para dismistificar e aprender a conviver com a ansiedade. Enfim amei e vou procurar ler o livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do livro e espero que tenha chance de ler e curta também.

      Excluir
  7. Oi Fabiana.

    EU ainda não tinha visto o livro dessa autora e a sua entrevista foi muito boa para conhecê-la. Espero ter a chance de ler um livro dela para sua escrita. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que tenha chance de ler as obras da Duda.

      Excluir
  8. Que delícia essa entrevista, adorei poder conhecer um pouco da autora.
    Agora fiquei com vontade de ler o seu livro!

    ResponderExcluir