quinta-feira, 30 de maio de 2019

RESENHA | Compaixão, de Fernando Moraes


Compaixão: um sentimento que se caracteriza empatia em relação à tristeza alheia; desperta vontade em ajudar o próximo a superar os seus problemas. Neste lançamento da Editora Novo Conceito, Fernando Moraes vai nos apresentar grandes reflexões cotidianas.

Fernando Moraes


"Somente um coração que experimentou o sofrimento, a dor ou a morte de seus semelhantes saberá apreciar com o devido cuidado o dom da vida, dando sentido ao que é importante e verdadeiro com muito mais profundidade e zelo pelo ar que respira." (pág. 16)

Quando recebi esse livro em parceria com a editora, já imaginava que ele iria me trazer inúmeras reflexões e questionamentos e não foi diferente! O livro agregou bastante, principalmente o modo de enxergar algumas situações.

A cada capítulo de Compaixão, o autor mostra novos questionamentos como “compaixão e solidariedade”, “compaixão e empatia”, entre outros. Nesses pequenos capítulos vamos conhecendo um pouco mais sobre a sua experiência em cada aspecto e até mesmo nos identificando em outros. Afinal, como não nos identificar com as situações abordadas?

Fernando Moraes"A compaixão também é um sentimento de alegria, e não precisa ser concebida somente na dor do outro. Podemos agir de forma compadecida também - e principalmente - nos momentos em que presenciamos o comportamento de alguém." (pág. 29)

Na própria sinopse é apresentado que “para Fernando Moraes a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro” e com isso conhecemos as situações abordadas. Em alguns momentos o autor narra alguns acontecimentos vividos e isso torna a leitura ainda mais real.

Esse foi meu primeiro contato com o autor Fernando Moraes e pelo que li nas sinopses dos seus outros livros (e até mesmo alguns citados de forma sutil neste livro) é perceptível todo estudo, toda vivência e todo conhecimento por trás do assunto abordado.


Este livro é um convite ao leitor a parar e refletir sobre as atitudes do dia-a-dia: você age com compaixão? Você consegue sentir empatia por alguém? Como você age quando vê alguém triste? Você consegue deixar seus problemas de lado por um tempo para ajudar o próximo?

Fernando Moraes
"Preocupamo-nos em estar presentes na vida, pois há gente que só existe e não vive, e para isso temos que nos fazer presentes no outro e em tudo o que está à nossa volta." (pág. 60)

Percebe como são pequenos questionamentos e que nunca paramos para pensar como reagimos nessa situação? “Quando adotamos a compaixão como exercício cotidiano, estamos na verdade dizendo aos outros: ‘eu vejo vocês’.” Você precisa sentir essa compaixão! Você precisa enxergar além de você.

Para muitos o livro pode ser caracterizado como autoajuda, mas na verdade é uma filosofia social. Um livro que te faz pensar melhor sobre você, suas atitudes e comportamento.

"As pessoas não se importam com a vida que ali está, não se preocupam com os sentimentos do outro nem com o trauma que causam ao compartilhar notícias falsas ou até mesmo suas impressões pessoais." (pág. 90)

Avaliação: 3 ❤ - adicione no skoob: compaixão
*livro recebido em parceria com a editora novo conceito.


Título original: Compaixão

Escritor: Fernando Moraes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 120
Lançamento: 2019
Gênero: autoajuda / filosofia

SINOPSE
Nesta obra, Fernando Moraes nos faz pensar a compaixão dentro de um conceito totalizante, que navega pelo nosso cotidiano e não somente dentro dos contextos que a exigem. Com uma abordagem simples dentro de uma perspectiva social, ele trata com cuidado a compaixão, transitando pela cidadania, pela convivência social e pela vivência das pessoas, e, fundamentalmente, mostrando como ela nos absorve, sem muitas vezes termos consciência disso. Muito se fala nas rodas das ciências humanas sobre resiliência, alteridade, empatia, altruísmo, sentimento de compaixão, pertença, solidariedade e tantos outros conceitos, e em como buscamos reconhecer o outro, aquele diferente de nós, aquele que muitas vezes é o nosso inferno, mas que também nos faz inferno de alguém.
Para Fernando Moraes a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro. E solidariedade é o efeito natural de identificar o outro por essa consciência e dar vida a essa relação. Sendo assim, uma não existe sem a outra. Entretanto, mesmo tendo essa condição indissociável, costumeiramente tentamos estabelecer interlúdios.
Segundo o autor, quando adotamos a compaixão como exercício cotidiano, estamos na verdade dizendo aos outros: “Eu vejo vocês”.
Compaixão como convite à existência é o grande desafio aqui proposto.

30 comentários:

  1. Nso sou lá de ler coisa do tipo mas até que o tema dele é um bem legal e gera reflexão. Parece fazer você pensar nas suas atitudes, nas ações do dia a dia e o que pode melhorar. Ver como seus atos podem impactar. O que é a compaixão. Como ter uma consciência maior de comportamento e etc. Pensar. Isso é legal. Uma dica interessante e que leria só por esse tom de reflexão mesmo. Parece bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou fã do gênero também, mas esse livro me conquistou bastante, principalmente por toda a reflexão por trás dele, sabe? Acho que é essencial para todos entenderem realmente o que é compaixão e repensar em cada atitude.

      Excluir
  2. Nao li nada do autor, alias poucos livros de auto ajuda ja li, nem sei se é na verdade categorizado como auto ajuda, mas gostei da sua resenha...sei lá, acho que geralmente quando se le um livro de auto ajuda e vou ler a resenha, parece que o objetivo do livro sempre é alcançado sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse: ele é mais uma filosofia mesmo. Traz muitas reflexões e te faz pensar em cada uma de suas atitudes. É genial isso!

      Excluir
  3. Oiii ❤ Um livro que fala sobre compaixão, quero ler sim ou com certeza? rsrsrs. Tô louca pra ler esse livro desde que foi falado sobre ele no blog ❤
    Amo livros que trazem reflexões, que nos fazem pensar em nossas próprias vidas, que nos trazem ensinamentos que levaremos conosco pra sempre, que podem nos tornar pessoas melhores. Esse livro é tão importante... Ainda mais numa sociedade como a nossa que parece ter esquecido o significado de compaixão.
    Essas frases pela resenha, me tocaram o coração. São tão cheias de empatia, de cuidado com o próximo... ❤
    Obrigada pela indicação, tenho certeza que vou gostar desse livro ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz em saber que gostou da resenha <3 o livro traz inúmeras reflexões e vale realmente a leitura. Fico torcendo para você ler e gostar!

      Excluir
  4. Olá Fabiana!
    Em um mundo no qual o individualismo está presente em todo lugar, uma obra como essa se mostra essencial para resgatar a humanidade dentro das pessoas. Ao longo do nosso dia a dia vemos várias situações ocorrendo e as ignoramos, porém é necessário adotar o hábito de se doar mais e realmente fazer a diferença na vida das pessoas. A escrita de Moraes parece ser poderosa ao ponto de tocar fundo no nosso íntimo e nos fazer questionar o que precisa mudar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Individualismo realmente está muito presente. Esse livro é um presente para todos e um convite para entenderem melhor sobre a compaixão e até mesmo se conhecer melhor em muitos aspectos.

      Excluir
  5. Olá!
    Por acaso ainda não li nenhum trabalho do escritor. Contudo, gosto muito deste tipo de livros que abordam sentimentos em vias de extinção hoje em dia na sociedade. E como é um livro pequeno ajuda na agilidade de leitura e lê-se bem como você diz :)
    Beijinhos :*


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta desse estilo de livro, vai amar conhecer mais sobre "compaixão". Espero que seja uma leitura bem agradável para ti.

      Excluir
  6. Olá! Acho muito legal o livro abordar o tema compaixão, já que hoje em dia não é tão comum vermos as pessoas agindo com compaixão. Acho importante falar sobre compaixão, empatia e solidariedade, pois se as pessoas agissem assim esse mundo seria um lugar muito melhor para se viver.
    Adorei os trechos do livro que você selecionou, são bem reflexivos ♡
    Não conhecia o autor, mas espero poder ler Compaixão em breve e conhecer sua escrita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "se as pessoas agissem assim esse mundo seria um lugar muito melhor para se viver." Eu super concordo com você! Esse livro é um excelente presente para todos.

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei o livro, tem uma premissa maravilhosa.. Sabe, não sou muito de ler livros assim de ensinamentos básicos mas esse me deixou muito curiosa por querer, com certeza haverá muitas coisas para refletir.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem a premissa ótima e cumpre com tudo que é apresentado. Acho que é uma leitura que vale a pena!

      Excluir
  8. Olá Fabiana!
    Realmente não paramos pra pensar nessas coisas e hoje em dia estamos tão atarefados que não nos permitimos sentir as emoções e nos comparecer da tristeza alheia. Que bacana esses questionamentos feitos pelo autor, sem dúvida uma leitura muito importante para nos tornar seres humanos melhores.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza! Adorei refletir sobre algumas questões e vou deixar um espacinho no meu coração para este livro.

      Excluir
  9. Uau... essa parece ser uma leitura que só vem para agregar, né?
    É muito quando o autor nos leva a refletir, e Fernando traz um tema até que novo: a compaixão.
    Achei a capa linda e a leitura com certeza é mais linda ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que faz refletir bastante e acho que por isso gostei tanto dele! Espero que você tenha a chance de conhecer.

      Excluir
  10. Olá,
    Esse livro não faz muito meu gênero de leitura, mas parece ser muito bom! Fiquei até com vontade de ler, parece que vem pra contribuir muito com nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que agrega e bastante. Uma leitura que te faz refletir e enche o coração !

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro, mas estou feliz com o retorno da novo conceito aos lançamentos e ver livro dela sendo resenhados é muito legal. Na torcida pelo retorno com poder total!!!
    A temática é muito importante, como vc mesma disse é mais que autoajuda é uma ajuda a sociedade em que vivemos é prestar atenção naquele que anda ao nosso lado. Muito legal a dica. Valeu. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NC está com excelentes lançamentos para este mês. Vou contar tudo por aqui :)
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que tenha a chance de conhecer este livro.

      Excluir
  12. Oi Fabiana.

    Estou conhecendo este livro através da sua resenha e parece ser um livro interessante. Gostei de saber que contém assuntos que possa refletir sobre as atitudes do dia-a-dia. Estou anotando a dica, fiquei curiosa pela leitura.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conhecido por aqui e tenha gostado. É um livro bastante importante e cheio de reflexão. Espero que tenha a chance de ler.

      Excluir
  13. Não conhecia o livro e achi a proposta del super interessante! Fiquei super curiosa, então, obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu estava bem curiosa para conferir uma opinião sobre esse livro, amei saber que é uma obra que nos faz um convite à reflexão e, ao que parece, proporciona uma boa leitura. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que a leitura te agrade.

      Excluir
  15. Gostei bastante da leitura e da proposta do autor <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir