Resenha | Contra todas as probabilidades do amor, de Rebekah Crane

sexta-feira, 15 de março de 2019

Contra todas as probabilidades do amor” foi uma leitura conjunta com a minha amiga @deborahstrougo. Esse livro é um jovem adulto que foi publicado em 2018 pela Faro Editorial e que aborda muitos assuntos importantes de uma forma leve. Bem-vindos ao acampamento Pádua!

Rebekah Crane

O ENREDO

Vamos conhecer diversos adolescentes problemáticos e que estão em um retiro de verão.  Cada um está lá por algum problema, mas não são aqueles problemas comuns de adolescentes como não querer estudar, contar uma mentirinha ou colar na prova. Não! São problemas mais complicados e reais.

No acampamento Paduá nós vamos conhecer Zander, uma garota que foi enviada para esse local contra a própria vontade. Até aquele momento ela não entendia o porquê estava indo; para ela, era apenas umas férias e não havia nada de errado.


"Mas as coisas funcionam assim mesmo, todos nós fracassamos no final. Todos nós afundamos, não importa quantas vezes tentem nos puxar de volta para a superfície." (pág. 16)

Rebekah Crane
Conforme ela chega no local e começa a conhecer todos os adolescentes em volta, ela cria uma conexão com Grover, Alex e Cassie. Apesar de todas as diferenças que eles possuem, há algo em comum entre todos: estão quebrados por dentro. Somente um pode ajudar o outro a curar essas cicatrizes.

Com o decorrer do verão e às sessões de grupo, cada um começa a se expor de alguma forma e revelar os seus trágicos segredos. Muitos questionamentos começam a surgir como o mais simples de todos: é possível ser feliz novamente?


"Tudo o que eu desejo é ser indiferente. Não há nada de errado nisso." (Pág. 65)

A PERSONAGEM

Zander é aquela típica personagem que nos cativa logo de cara! Apesar de todo sofrimento, ela consegue deixar isso de lado para ajudar as pessoas em sua volta. Procura sempre fazer o melhor para não magoar ninguém.

Ela é aquela personagem que não consegue expressar todo a sua dor, assim como todos os outros. Ela tem medo e receio de que seja julgada por isso, mas quando consegue se abrir com as pessoas do acampamento, sua visão muda e até consegue se expressar melhor.


"Às vezes, quando a vida é barulhenta demais, o silêncio se torna essencial." (pág. 98)

Rebekah Crane

A NARRATIVA

Tenho que dizer que estou completamente apaixonada e encantada pela escrita da Rebekah Crane. Sua forma simples e leve de narrar assuntos importantes me conquistou desde a primeira página.

E não é só! A autora soube conduzir perfeitamente os acontecimentos e apesar da narrativa em primeira pessoa, soube como dar vida aos personagens secundários, fazendo com que o leitor se apaixonasse por cada um deles.


"Sem confiança nós perdemos a fé. Se perdemos a fé, perdemos esperança. E, se não tivermos esperança o que é que nos resta?" (pág. 138)

Rebekah Crane
Todos os obstáculos e circunstâncias que a autora apresentou de todos os personagens, fez com que eu vivesse intensamente cada momento. Pude sentir todas as dores e todos os dilemas de cada personagem. Isso foi incrível!

FINALIZANDO...

Apesar da história triste, a autora soube como mostrar que apesar das diversas dificuldades que encontramos na vida, é possível encontrar uma saída. É preciso confiar nas pessoas que estão na sua volta e amá-las acima de qualquer coisa.


"As pessoas podem se afogar dentro do seu silêncio tão facilmente quanto se afogariam dentro de uma piscina." (pág. 159)

Esse livro tem tantas lições e tantos ensinamentos por trás de cada palavra que, em um momento você está triste pelas histórias narradas e em outro você está sorrindo e cheio de esperança. Finalizei essa leitura com o coração leve e feliz.

Contra todas as probabilidades do amor” tem romance, tem drama, tem risadas, mas tem muitas questões que precisam ser discutidas.


"Nós precisamos de coragem para superar os momentos difíceis da vida. Quando nós nos sentimos desanimadas, quando o medo de falhar nos deixa tensas, quando parece que o mundo inteiro está contra nós, precisamos ter coragem para nos reerguermos e começarmos de novo." (pág. 177)


"Desejo que a vida dele seja toda baseada na realidade, seja ela qual for. Porque a realidade pode ser feia, com pessoas perdidas e desajustadas, mas essas pessoas ainda assim podem ser lindas." (pág. 190)


Avaliação: 5 ❤ - adicione no skoob: Contra todas as probabilidades do amor




Título original: The odds of loving Groover Cleveland
Escritora: Rebekah Crane
Editora: Faro Editorial
Páginas: 240
Lançamento: 2018

Gênero: romance / jovem adulto

SINOPSE
Sejam bem-vindos ao acampamento Pádua. Um retiro de verão para adolescentes problemáticos. Mas não se tratam de problemas comuns, como não querer estudar, mentir ou colar na prova. Não! Estamos falando de problemas reais. Alguns deles tão grandes, tão sérios, que até um adulto desmoronaria sob o peso deles. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma série de adolescentes na mesma situação, e com três deles ela estabelece uma relação de amizade — Grover, Alex e Cassie. Todos os quatro são tão diferentes quanto as pessoas podem ser, mas têm algo em comum — eles estão quebrados por dentro. Em meio às sessões de grupo e, à medida em que o verão dá as caras, os quatro revelam seus trágicos segredos. Zander encontra-se atraída pelos encantos de Grover, e então começa a se perguntar, depois de muito tempo, se pode apostar em ser feliz novamente.
Mas, antes, ela precisa lidar abertamente com seus problemas, para poder juntar seus pedaços e reconstruir sua vida
Você pode pensar que se trata de uma história triste. E há partes duras sim, mas, Rebekah Crane consegue mostrar como na dificuldade podemos encontrar uma saída. Isso é uma das coisas que faz o livro completamente encantador, divertido e doce, capaz de deixar em você um grande sorriso no rosto.


30 comentários

  1. Gostei da historia do livro, acho que se assemelha o outros que li e gostei muito...não conhecia a autora, boa oportunidade de conhecer um novo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero indicações de livros semelhantes, me passa? haha E é um trabalho incrível. Esse livro é muito lindo. Recomendo!

      Excluir
  2. Parece um livro bem bonito por isso dos sentimentos que ele tem e tanto assunto abordado, a tristeza e etc. Os personagens com problemas e o que é feito com isso chama atenção. A principal parece cativar pela vontade de tudo dar certo com ela, dá pra entender seus medos e esperar por algo bom. O livro parece ter muita coisa forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma ele é forte, sim. Traz muitos questionamentos e lições, uma mensagem bem importante sabe? Abordar os problemas dos adolescentes é algo muito importante, principalmente na realidade que vivemos. Acho que foi por tudo isso que achei esse livro incrível.

      Excluir
  3. Amei a resenha
    Vou por ele na lista com certeza

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana!
    Quando vi a sinopse desse livro já fiquei intrigada querendo saber mais. Uma protagonista carismática é essencial para criarmos empatia com a personagem e podemos perceber que Zander é bem simpática, gosto do fato dela não ficar se lastimando por seus problemas e ainda se solidarizar com os outros. Adorei o quotes, através deles dá pra ter uma noção das reflexões que a autora quer que façamos. Uma história tocante e com muito afeto envolvido que eu já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zander é uma protagonista incrível e que ajuda/pensa muito no próximo. Isso é algo maravilhoso! Os quotes também são incríveis. Me apaixonei por cada um deles! Fico imensamente feliz que minha resenha tenha despertado seu interesse <3 espero que leia e se apaixone também.

      Excluir
  5. Olá Fabiana!
    Depois dessa resenha fiquei ainda mais animado para conferir a obra, que com certeza é daquelas que deixa o leitor refletindo após terminada leitura. O enredo em si não entrega muito sobre para que direção a história irá pender, o que é ótimo para quem espera ir encontrando respostas no decorrer da leitura. A protagonista também não deixa nada a desejar, sendo muito fácil se apegar e compreendê-la.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é perfeito do começo ao fim. Realmente é uma surpresa e não sabemos o que esperar do desenrolar da história, o que é ótimo. Isso cria mais expectativa e nos cativa ainda mais. Espero que leia e ame, assim como eu.

      Excluir
  6. Oi Fabi
    Eu adorei esse livro pelos mesmos motivos que você. EU gosto desse tipo de temática e a narrativa da autora ajuda muito a deixar o livro mais leve ao mesmo tempo que delicado. Eu adorei e espero ler mais livros dela.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro livros assim também. Pelo menos abordam assuntos importantes de uma forma bem delicada, isso é essencial. Quero mais livros da autora também :D

      Excluir
  7. Ah, esse livro é maravilhoso!
    Gostei muito como eles foram construindo a amizade, como foram se abrindo.
    Cassie é aquele personagem que desconcerta, mas é impossível não se afeiçoar.
    Leitura linda e com um final lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso demais <3 A amizade que vai surgindo entre todos os personagens é muito bem construída e essencial. Adorei o livro todo e sem palavras para o final. Lindo, lindo!

      Excluir
  8. Fabiana!
    Acho ótimo quando um livro nos surpreende positivamente.
    Como adoro romances, já fiquei interessada pelo livro, ainda mais por saber que poderia ser um romance impossível, mesmo assim acaba acontecendo, fascinante.
    E o que me interessou ainda mais é por ser de uma autora nacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso mesmo e garanto que você vai amar, mas a autora não é brasileira não rs.

      Excluir
  9. Oi Fabi

    ano passado eu qse li esse livro, mas fui colocando outros na frente!
    ele ainda está na minha listinha mas no momento não vou lê-lo!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas dê uma chance assim que possível! Você vai se surpreender.

      Excluir
  10. Oi Fabi!
    Gostei bastante do enredo do livro, pois se trata de traumas, feridas do passado e trás a esperança de nunca estar sozinho depois que consegue falar o que realmente está sentindo. Não conhecia a autora, mas já me interessei pelo livro, vou anotar a dica, parabéns pela resenha me deixou curiosa em relação a Zander o que ela passou e se conseguiu superar seus traumas. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz que a resenha tenha te despertado esse interesse <3 e sim, o livro aborda tudo o que você falou e de uma forma leve. Acredito que você vai amar muito.

      Excluir
  11. Oi Fabiana.

    Gostei muito da sua resenha, pois você mostrou que o livro parece ser bem interessante. Especialmente porque contém drama com questões que precisam ser discutidas e ainda proporciona um romance para o leitor. Vou adicionar na minha lista de desejados. Espero ter a chance de conhecer essa história inteira.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você conheça a história, ela é linda. Aborda, realmente, questões importantes e que precisam ser discutidas e o mais legal, é que tudo tratado de forma leve.

      Excluir
  12. Oie,
    Eu sou apaixonada por essa capa, desde que o livro foi lançado que namoro ela, já li algumas resenhas e me sinto curiosa com relação a história, não o suficiente ainda para me aventurar, mas o suficiente para colocar na lista.
    Dica anotada, adorei a resenha

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda deeemais! Espero que você dê uma chance para este livro e ame, assim como eu.

      Excluir
  13. Olá!
    Eu estava já de olho nesse livro mais não tinha lido nada em relação a trama, mas aqui lendo fiquei muito interessante, e aquele livro bem juvenil e que podemos chorar, rir e aprender ao mesmo tempo..Já anotei na lista para ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é uma montanha-russa de emoções. Você vai amar, não tenho dúvida!

      Excluir
  14. Oi, Fabiana!
    Gostei da trama de Contra todas as probabilidades do amor, fiquei curiosa para saber mais sobre a história de Zander, e fiquei contente em saber que apesar de abordar assuntos importantes e tristes a autora conduziu a história de forma simples e leve pois por ser uma manteiga derretida sempre evito ler livros tristes...
    Eu amei os trechos que você colocou na resenha, dá pra ver que o livro é cheios de lições e ensinamentos.
    Enfim, obrigada pela indicação, anotada! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. O livro realmente aborda assuntos importantes, mas de uma forma leve. É bem bacana conhecer mais sobre a Zander. Acredito que você vai amar.

      Excluir
  15. É um livro que traz assuntos importantes, complicados, mas que tbm mostra que algumas coisas podem ser resolvidas de forma simples. Amor e apoio são coisas importantíssimas.

    ResponderExcluir