Resenha | Sem rótulos, de Alissa Derogatis

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Alissa Derogatis

Quantas vezes você já imaginou que aquele relacionamento seria diferente? Que você seria capaz de fazer a pessoa acreditar no amor? Exatamente o que acontece com a nossa personagem principal.


Sloane está no último ano da faculdade e tudo que quer é aproveitar todas as noites com suas amigas e se dedicar à escrita, afinal, seu maior sonho é morar em Nova York, ter uma carreira como redatora e ela precisa equilibrar tudo isso.

Só que nem tudo acontece exatamente da forma como ela imagina. Quando Ethan, seu vizinho do apartamento de cima aparece, ela percebe que seu coração começa a bater mais forte e, provavelmente, algumas barreiras do seu coração serão quebradas.

Uma química inegável surge entre eles, mas Ethan tem um passado doloroso e não está preparado para se envolver emocionalmente com ela e com ninguém. Mas Sloane acredita que, com o tempo, conseguirá perfurar suas camadas e, talvez, ele permita que isso aconteça.

Alissa Derogatis

"Sem rótulos" é o lançamento da Alissa Derogatis e eu comecei esse livro sem muita expectativa, mas esperando que a obra fosse me proporcionar uma boa história de recomeços e segundas chances, mas não foi bem assim.

Sim, o livro traz toda essa perspectiva de recomeçar uma relação, de dar uma nova oportunidade para o amor, mas o quanto precisamos abrir mão de nós mesmos para conseguir isso? O quanto estamos dispostos a machucar o próprio coração para tentar fazer com que alguém nos ame de volta?

Dividido em duas partes e no ponto de vista de ambos os personagens, acompanhamos, inicialmente, em 2016, na época da faculdade, em como o sentimento repentino surgiu entre eles e o quanto Sloane estava disposta a se arriscar em nome do amor — o oposto de Ethan.

A autora cita em alguns momentos que Ethan teve um passado complicado e, por isso, não consegue abrir seu coração para ninguém; não consegue se entregar ao amor. Mas conforme a leitura vai avançando e a gente entende o motivo de tudo isso, não sei se faz jus para tudo, entende?

E Sloane é uma personagem cheia de esperança, que acredita que será capaz de fazer com que ele a ame. Eu até entendi a personagem, afinal, quem nunca achou que uma relação seria diferente? Mas, ao longo dos capítulos, isso foi se tornando algo cansativo e repetitivo.

Outro ponto que me incomodou bastante na leitura foi a questão de bebidas. Em todo momento, a autora cita que eles vão sair para beber, que vão tomar uns drinks em casa, que ela ficou completamente bêbada e não se lembra de nada, que quando está nervosa só pensa em encher a cara... e, sinceramente, não curti.

Entendo que são personagens jovens, vivendo o último ano da faculdade e querendo aproveitar o máximo possível, mas isso segue até mesmo dois anos depois, que é quando a última parte do livro é contada.

Na segunda parte, estava com esperança de que tudo fosse acontecer diferente, afinal, quantas vezes temos que cometer o mesmo erro para aprender? Mas, infelizmente, tudo seguiu de uma maneira linear, sem profundidade nos acontecimentos e grandes revelações. Nada que me surpreendesse.

Apesar da proposta de "sem rótulos" ser boa, ainda mais de que não precisamos de um rótulo para determinar os sentimentos e a relação com uma pessoa, mas precisamos que essa pessoa esteja disposta a se abrir, entregar seu coração e permitir amar. Ainda assim, o livro não funcionou para mim.


Alissa Derogatis
Título original: Call it what you want
Escritora: Alissa Derogatis
Editora: Verus
Páginas: 280
Ano: 2024
Gênero: romance contemporâneo
Classificação: +16 anos

SINOPSE
É 2016, e o último ano de faculdade de Sloane Hart promete ser o melhor de todos. Suas noites são regadas a vodca barata e cantoria com as amigas, enquanto seus dias são dedicados à escrita. Morar em Nova York e se manter com um trabalho de redatora sempre foi o seu maior sonho e, entre festas de fraternidade e bebidas, Sloane se prepara para começar a vida profissional.

A última coisa que ela precisa é de um cara atrapalhando seus objetivos. Com a formatura chegando, Sloane só tem que se concentrar em conseguir um emprego e aproveitar o último ano morando com suas melhores amigas. Mas esse plano se complica um pouco quando seu vizinho de cima, Ethan Brady, entra em cena.

A atração por Ethan é inegável. Ele é alto, misterioso e incrivelmente bonito, e, quando Sloane está com ele, o mundo todo parece parar. Mas Ethan esconde um passado doloroso demais, e se envolver a fundo com Sloane significa desistir das barreiras que ergueu para proteger seu coração. Talvez ele não esteja disposto a permitir que isso aconteça.

À medida que a química e a conexão entre eles se intensificam, Sloane se vê cada vez mais apaixonada, mas será que Ethan algum dia estará pronto para corresponder a esse amor?

Postar um comentário