Resenha | Coisas que aprendemos pelo caminho, de Sara Goodman Confino

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

 O que você faria se sua vida mudasse em um piscar de olhos? Jenna teve que encontrar maneiras de recomeçar a sua vida e ao longo do caminho percebeu algo transformador.

Sara Goodman Confino


Após quatro anos de casamento, Jenna é pega de surpresa quando seu marido pede o divórcio. Completamente devastada e sem saber como lidar com essa sua nova realidade, ela retorna para a casa dos seus pais.

Agora com tempo livro e ouvindo sua mãe dizendo que ela precisa sair de casa, precisa encontrar com pessoas, ela decide que é o momento perfeito para acompanhar a sua avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde uma grande parte de sua família cresceu.

E nessa viagem ela acaba conhecendo Joe, o sobrinho-neto de Tony, o primeiro amor de sua avó, e uma amizade vai começar a surgir. Além de vivenciar novos momentos, ela também descobrirá mais sobre o passado de sua avó e até mesmo de si mesma.

Sara Goodman Confino

"Coisas que aprendemos pelo caminho" foi uma grata surpresa!

Sabe aquele livro que te transporta para o passado, para a época de 1950, uma época de Guerra, mas que a personagem sempre foi perseverante, cheia de energia e que encontrou o seu primeiro amor? Exatamente o que essa obra me proporcionou.

Sara Goodman Confino soube como criar um contexto apaixonante e cheio de história. Nos capítulos do passado, enquanto a avó, Evelyn, conta a sua história, conhecemos tudo que ela vivenciou, tudo que ela teve que abdicar, como sua vida chegou até o momento que se encontra hoje e o porquê essa viagem é tão importante.

Já nos capítulos atuais, presenciamos a dinâmica de Jenna e sua avó ao longo desses dias na cidade litorânea, mas também tudo que tem acontecido em sua vida, como o divórcio, novas amizades, novas descobertas, um novo ciclo.

E eu gostei muito em como a autora trabalhou todos os contextos e os deixaram completamente conectados. Conseguimos perceber o quanto a humanidade evoluiu em muitos aspectos, mas também percebemos que, muitas vezes, a mudança está em nós mesmos. Basta enxergarmos isso.

Evelyn é uma personagem que me conquistou demais. Uma senhorinha de 90 anos, mas com uma energia única, engraçada e até mesmo sarcástica quando necessário. Jenna já é mais reservada, mas gostei de ver toda a sua evolução e aprendizado ao longo dos capítulos.

Há alguns relatos, quase nos últimos capítulos, que deixou meu coração apertadinho. Fez perceber que o amor é capaz de sobreviver ao longo dos anos, mas ele também é capaz de te destruir. É preciso coragem para enfrentar os dias sombrios e buscar maneiras de recomeçar. 

Infelizmente, na época de Evelyn, muitas coisas não eram comentadas, como depressão e ansiedade. Essa mudança para os dias atuais fica bem perceptível na narrativa e faz com que Jenna encontre uma nova perspectiva sobre sua vida após o divórcio.

Então posso dizer que "coisas que aprendemos pelo caminho" foi uma ótima leitura e me conquistou bastante.

Esse é um livro que fala sobre família, traz muitos segredos, corações partidos e em como podemos aprender nos momentos mais inesperados da vida. Uma história que mostra em como os ensinamentos de nossa avó, podem nos ajudar a trilhar nossa caminhada de um jeito mais tranquilo.


COMPRE NA AMAZON

Sara Goodman Confino
Título original: She's up to no good
Escritora: Sara Goodman Confino
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2023
Gênero: drama familiar
Classificação: +14

SINOPSE
Quatro anos após se casar, Jenna é pega de surpresa quando o marido pede o divórcio. Com tempo livre e sua vida em transformação, ela concorda em acompanhar sua excêntrica avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde grande parte da família cresceu. Durante a viagem, Evelyn conta a história do romance adolescente cheio de obstáculos que conquistou seu coração há mais de setenta anos e mudou o rumo de sua vida. Ela insiste que o retorno à cidade natal não tem nada a ver com isso, apesar de falar muito sobre Tony, seu primeiro amor – inesquecível e proibido. Ao chegar lá, Jenna conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony. A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento desfeito. À medida em que os segredos e verdades do passado de Evelyn se desdobram, Jenna se depara com um novo lado da avó e, principalmente, de si mesma, que ela nunca soube que existia. 

Postar um comentário