Resenha | Menina feita de estrelas, de Ashley Herring Blake

segunda-feira, 3 de abril de 2023

 Quando a constelação de Gêmeos despontava no céu, nasceram Mara e Owen. Uma irmã e um irmão unidos pelos astros. Até que um acontecimento muda completamente o relacionamento deles.

Ashley Herring Blake


Mara e Owen eram super conectados. Quando a noite caía, eles subiam no telhado de casa para observar as estrelas e compartilhar algumas histórias. Era uma relação de irmãos, mas também de amizade e cumplicidade.

Até que um dia, Owen é chamado à diretoria do colégio acusado de estupro. O mundo dele desaba, assim como o da Mara, principalmente por ela ser fundadora do projeto feminista Empodera. Então ela se sente no dever de apoiar a garota que acusou o seu irmão gêmeo.

E é onde tudo começa a complicar na vida desses irmãos, afinal, Mara fica dividida entre sua família e o próprio senso sobre o que é certo e errado. Mas como se tudo isso já não bastasse, um trauma do passado volta para atormentar a vida da nossa personagem.

"Menina feita de estrelas" é uma obra que só pela capa já desperta interesse pela leitura, né? Suas cores chamativas, assim como um título instigante, mas o que não esperamos é que em cada virar de página, a mesma vai proporcionar um avalanche de acontecimentos marcantes e difíceis na vida dos personagens.

Mara é a personagem principal da história, onde ela fala sobre sua sexualidade, principalmente se assumindo para seus pais, assim como lida com a questão de sua ex-namorada, o seu projeto feminista e com as questões que giram em torno do seu irmão.

No começo do livro é bem perceptível o quanto ela e Owen são conectados. A conexão entre irmãos é algo que deixa o coração quentinho, sabe? Mas quando essa acusação é declarada, isso afeta completamente o vínculo que eles tinham.

Por Mara ter um projeto onde defende mulheres, como ela poderia ficar totalmente ao lado do irmão? Mas isso não muda o fato de que ela se sente confusa e perdida em muitos momentos, afinal, são questões do coração. Questões onde ela luta por aquilo que acredita, mas também sente vontade de lutar por uma pessoa que ela ama.

E no meio de todos esses dilemas que a autora Ashley Herring Blake começou a desenrolar a história.

Esse é um livro que trata de assuntos como estupro, traumas, relacionamentos delicados, sexualidade e identidade. E ao longo dos capítulos, a autora soube como explorar cada um deles através da Mara, mostrando toda a sua autenticidade e como lidar com essas questões delicadas.

É um livro que mostra o quanto é importante falar. É preciso expor o seu sentimento, expor quem você é. Não há porque ter medo. Não é necessário se preocupar com as opiniões alheias e a repercussão de determinada situação. É preciso olhar para si mesma. É preciso cuidar de você.

E apesar de "menina feita de estrelas" não ter me deixado completamente envolvida na trama, ainda assim, é uma obra que aborda assuntos delicados e importantíssimos, principalmente para os jovens entenderem sobre as questões de consentimento e de aceitarem quem realmente são. 

Então recomendo a obra para quem gosta dessas temáticas ou que quer conhecer um pouco mais, mas fica aqui o meu alerta de gatilho:

⚠ O livro pode conter gatilhos de culpabilização da vítima e agressão sexual.


Ashley Herring Black
Título original: Girl made of stars
Escritora: Ashley Herring Black
Editora: Plataforma21
Páginas: 328
Ano: 2020
Gênero: drama / LGBT / jovem adulto
Classificação: +13

SINOPSE
No mês de junho, quando a constelação de Gêmeos despontava no céu do hemisfério Norte, nasceram Mara e Owen. Uma irmã e um irmão unidos pelos astros. Quando a noite caía, os dois subiam no telhado de casa para observar as estrelas e compartilhar histórias. Eles estavam lá um para o outro e nada poderia separá-los.

Um dia, porém, Owen é chamado à diretoria do colégio. A namorada do garoto, Hannah, o acusara de estupro. E, como amiga e fundadora do Empodera – um coletivo feminista –, Mara sabe que tem o dever de apoiar a garota. No entanto, como fazê-lo quando o agressor é seu irmão gêmeo?

Dividida entre sua família e o próprio senso sobre certo e errado, Mara também precisa aprender a conviver com Charlie – sua melhor amiga e ex-namorada. E como se tudo isso não bastasse, um trauma do passado volta para atormentar ainda mais seus pensamentos.

Postar um comentário