Resenha | Anna e o beijo francês, de Stephanie Perkins

sábado, 3 de fevereiro de 2018

O que você faria se tivesse a oportunidade de mudar de país e principalmente em estudar na cidade da luz? Anna Oliphant não estava feliz em deixar sua vida e seus amigos de Atlanta para trás, mas com a insistência de seus pais para finalizar o ensino médio em Paris, ela acaba cedendo, mas não esperava por tantas coisas boas que o último ano poderia proporcionar.

Anna e o beijo francês

“Então, o que eu peço? Algo que não tenho certeza de que quero? Alguém que não tenho certeza de que preciso? Ou alguém que sei que não posso ter?” (pág. 68)

Anna é como todos os adolescentes quando tem que passar por uma grande mudança: cheia de receios e medos. Mesmo não falando francês perfeitamente, Anna tenta fazer o possível para sobreviver na escola. Mas o que ela não esperava era que fosse encontrar pessoas legais e que iriam ajudar ela nessa sua nova jornada – e ela também não esperava se apaixonar.

Anna e o beijo francês
Quando Étienne St. Clair aparece com todo seu charme e carisma, Anna se vê completamente encantada por ele, mas ele é o que chamamos de inalcançável: ele tem uma namorada e sua melhor amiga é completamente apaixonada por ele também. Mesmo com isso em mente, St. Clair e Anna se tornam grandes amigos, mas com os acontecimentos inesperados – ou poderíamos chamar de destino? – a amizade entre eles começa a se transformar para um grande amor.

“Há poucas coisas piores do que alimentar sentimentos por alguém que você não deveria, e não gosto de onde meus pensamentos estão me levando.” (pág. 73)

Anna e o beijo francês

“O que é isso? É paixão? Ou outra coisa tudo junto? E é possível que me sinta assim por ele sem que os sentimentos sejam recíprocos? ” (pág. 141)

 O que dizer de “Anna e o beijo francês”? O livro é um YA completamente fofo e que foca bastante na amizade entre Anna e Étienne e, principalmente, quando o romance entre eles começa a aflorar.

No começo quando Anna chegou em Paris ela não queria fazer nada. Não queria conhecer a cidade e nem sabia dos cinemas que a cidade dispunha. Mas ela fez novas amizades e começou a gostar de Paris e até mesmo se aventurar com todos eles. Ela conseguiu quebrar uma barreira que ela mesma impôs em sua nova vida.

“É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar?” (pág. 195)

Anna e o beijo francês
A escrita da Stephanie Perkins é maravilhosa! Mesmo em alguns momentos o livro abordando um tema que me deixou completamente chocada e triste, a autora soube apresentar tudo com grande estilo e carisma, e no momento seguinte já apresentar toda a descontração que os personagens passar no decorrer de cada página.

Em muitos momentos me senti agoniada e com vontade de gritar com os personagens e dizer para eles: O QUE VOCÊS ESTÃO ESPERANDO? Mas quando finalizei, percebi que tudo ocorreu como deveria ocorrer. Entendi os medos e anseios de ambos em deixar que aquele romance acontecesse. Tudo realmente fez sentido quando fechei o livro.

“Por que as pessoas certas nunca ficam juntas? Por que as pessoas têm tanto medo de sair de um relacionamento mesmo sabendo que não é um relacionamento bom?” (pág. 206)

Com as descrições da autora sobre Paris, confesso que em cada momento me sentia lá também, como se estivesse vivendo todos os momentos junto com os personagens. A vontade de viajar, conhecer novos lugares e principalmente os pontos citados, só aumentou ainda mais. A autora realmente conseguiu fazer com que o leitor vivenciasse essas aventuras.

Então “Anna e o beijo francês” é aquele típico livro com problemas adolescentes, a descoberta do primeiro amor, novas amizades, novas experiências, decepções e tudo o que pode acontecer quando você tem 17 anos. É um livro com uma leitura simples, porém gostosa para passar uma tarde lendo. Um livro que é capaz de preencher o coração e sentir vontade de reviver novamente todos os momentos com Anna.




Anna e o beijo francês

“Quanto mais você sabe quem você é e o que quer, menos você deixa que as coisas te chateiem.” (pág. 268)


Avaliação: 4,5 ❤

Título original: Anna and the kiss french
Escritora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano de publicação: 2017 | primeira edição: 2011
Páginas: 288
Gênero: Chick-lit / romance / literatura estrangeira / ficção / young adult

SINOPSE | SKOOB
"Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris. Porém, seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, sua fiel melhor amiga e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, ela conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito, que além de muitas qualidades, tem uma namorada... Anna e Étienne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer?"

11 comentários

  1. Oie!
    Não tinha lido nd ainda desse livor, fiquei com mta vontade de conhecer esse enredo pois eu amo o gênero, fico feliz que gostou, eu espero mto por uma oportunidade pra conhecer a escrita tbm...
    Essa capa tá linda!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Parece uma história bem gostosinha de ler. Tipo de livro amorzinho! ♥️

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei do livro, a história é um romance que nasce através de uma amizade é isso é bem verdadeiro, já me deixou bem curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Eu SEMPRE quis esse livro e pretendo comprar logo. Sou MUITO apaixonada pela capa dele e tenho uma queda por esses livros adolescentes 😂❤

    ResponderExcluir
  5. Oiieee

    Apesar de começar como um livro tipico, achei que esse livro vai ficnado bem fofinho e envolvente conforme a história avança. Dificil não se encantar com a ambientação e também com os personagens, especialmente o Étienne que foi meu favorito, apesar de ter dado umas escorregadas que meio que não entendi em alguns momentos. Anyway, sou louca pra ler os outros dois livros da trilogia, espero que sejam tão envolventes quanto a história da Anna.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Já li esse livro e gostei bastante da trama, da escrita e dos personagens.
    É um ótimo chick-lit. Uma leitura bem leve e divertida.
    Adorei a Anna e o Etienne. Já li Lola e o garoto ao lado e gostei bastante também. Só falta ler Isla e o final feliz.
    Gostei bastante das novas capas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi :)
    Esse é um dos livros da minha lista de desejados e coloquei lá só por se passar em Paris, fico mais curiosa para ler sabendo que a autora consegue fazer o leitor viajar pela cidade... Confesso que não sou fã de triângulos amorosos e tenho a impressão de que um se formara nessa história, mas ainda assim gostei bastante de todo o enredo e quero mto ler.
    PS: achei essa capa linda, mas acho que a primeira representa melhor o que tem no livro ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu amei essa nova edição desse livro ♥
    Depois de ler quase tudo que me dei por conta que tinha uma outra edição, que por acaso tenho parada na minha estante. Adorei conferir a resenha e me bateu aquela pergunta boba:
    - Porque eu ainda não li ele??
    Depois de conferir essa renha, me deu aquele calor no coração para conferir essa historia que deve ser fofa do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  9. Aquele clichezão que todo mundo conhece! De aquecer o coração mesmo, né? Anna parece ser uma protagonista bem simpática, apesar dos seus altos e baixos. O romance tem seu desenvolvimento sem muita pretensão e é por isso que acaba conquistando o coração do leitor.

    ResponderExcluir
  10. O primeiro livro que li da autora foi Isla e o final feliz e eu não gostei muito :/ não me deu vontade de ler os outros livros dela,mas agora até fiquei com vontade de ler esse da Anna.

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro por indicação de uma amiga minha e eu simplesmente adorei o romance bem fofinho e bem adolescente mas eu tenho o terceiro livro que pode ser lido de forma independente mas só vou ver depois que conseguir o segundo

    ResponderExcluir