Resenha | Confidências de uma ex-popular, de Ray Tavares

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Já parou para pensar como sua vida pode mudar em um piscar de olhos? Em “confidências de uma ex-popular”, publicado pela Galera Record e escrito por Ray Tavares, vai contar como a vida de Renata mudou de uma hora para outra.

Ray Tavares

NESSA HISTÓRIA VAMOS CONHECER RENATA

Uma personagem que tem tudo que sempre quis: uma casa enorme, piscina, estuda no melhor colégio do estado, dinheiro. Mas o que ela sempre quis mesmo era atenção e carinho de seus pais.

Renata sempre foi criada por suas babás, então todos os dilemas e sofrimentos que os adolescentes passam nessa época, ela mostrava em rebeldia no colégio. Foi através de uma grande encrenca com seu ex-namorado que ela acabou sendo expulsa do colégio.

Sem saber o que fazer e como seguir, os pais de Renata decidiram que ela entraria em um internato católico, no interior de São Paulo. Somente um lugar como aquele seria capaz de ajudá-la e transformá-la. O que ela e ninguém esperava era que esse internato guardava muitos segredos – e até mesmo segredos sujos.

Mas para que esses segredos fossem revelados, Renata teria que deixar a sua arrogância de lado e aprender a conviver com todos daquele lugar. Seria uma luta diária e uma autodescoberta também.

Ray Tavares

O AMADURECIMENTO NO DECORRER DA HISTÓRIA

Quando comecei a leitura de “confidências de uma ex-popular”, já imaginava que a leitura seria baseada em uma adolescente mimada e que viveria sua vida cheia de rebeldia. E foi exatamente isso que a leitura me apresentou ao longo dos primeiros capítulos.

No começo é difícil simpatizar com a personagem principal. Muitas vezes me peguei irritada com suas atitudes e até mesmo pensava como alguém poderia ser tão arrogante quanto ela. Nenhum dinheiro justificava aquela atitude, mas a falta dos pais, sim.

Por Renata ter sido criada por suas babás, ela nunca teve a presença de seus pais. Eles eram ausentes e só estavam presentes quando envolvia dinheiro ou a troca de um colégio, por exemplo. Por isso tomaram a atitude de mandá-la para um colégio interno e devo dizer que foi uma decisão bem sábia.

Um ponto que me agradou bastante foi o rumo que a autora deu para o colégio interno. Todo o mistério que envolvia aquele lugar e como Renata tomou atitude para desvendar todos os segredos. Gostei de como ela realmente lutou por alguém que não fosse ela mesma.

Quando a gente acha que a personagem não tem como melhorar, é quando a autora Ray Tavares começa a mostrar o progresso dela. Longe de más influências, aprendendo diariamente como lidar com as circunstâncias e vendo que ninguém aceitaria aquela atitude arrogante dela, Renata aprendeu a conviver e ficou totalmente sociável.

Um ponto que me agradou bastante foi o rumo que a autora deu para o colégio interno. Todo o mistério que envolvia aquele lugar e como Renata tomou atitude para desvendar todos os segredos. Gostei de como ela realmente lutou por alguém que não fosse ela mesma.

E desse ponto em diante, posso dizer que comecei a criar empatia por ela. Ela começou a olhar além de si mesma, observar as pessoas ao seu redor e os sofrimentos/dilemas dos outros. Ela criou empatia! Mostrou quem realmente era e quem seus pais esperavam que ela fosse.

E por falar em dor dos outros... Devo dizer que os personagens secundários me cativaram logo de cara. Lívia e Guilherme, sem dúvidas, são duas pessoas que eu adoraria ter em minha vida; aquelas que eu sei que poderia contar em todos os momentos.

Claro que há personagens que sentimos apenas raiva, vontade de gritar, e pular dentro da história para dar uns tabefes, mas que são importantes no enredo, principalmente no amadurecimento de Renata.

Ray Tavares

“CONFIDÊNCIAS DE UMA EX-POPULAR” FOI MEU PRIMEIRO CONTATO COM A AUTORA

Ray Tavares é a mesma autora de “os 12 signos de Valentina” (que, por sinal, quero muito conhecer após inúmeros elogios). Este livro é um lançamento da autora e foi o meu primeiro contato. Devo dizer que gostei da forma como ela escreve e deixa as situações divertidas, apesar de todos os problemas apresentados no contexto.

Como já citado nessa resenha, no começo eu realmente não consegui me conectar, principalmente por conta das atitudes da personagem, mas com o avanço de cada capítulo e cada situação, Ray Tavares soube apresentar o amadurecimento e vi o progresso de uma jovem adolescente para uma mulher madura incrível.

O livro foi uma surpresa boa. É tão bom quando não colocamos tanta expectativa e o livro acaba sendo uma leitura agradável, né? Foi assim que me senti com essa obra. Por apresentar capítulo pequenos e uma leitura bem fluída, foi fácil me aventurar em cada página.

Apesar da leitura ter sido boa e fluída, senti que o final, principalmente quando a personagem já estava mudando sua perspectiva sobre o mundo, foram os capítulos narrados de forma rápida. Senti que queria mais daquela Renata madura do que adolescente mimada. Mas, exceto isso, “confidências de uma ex-popular” é um bom livro.

Ray Tavares


Um livro que vai mostrar que não importa sua etnia, sua classe social, sua sexualidade... o que realmente importa é o coração; quem você realmente é e o quanto você está disposto a lutar por você mesma, por ser alguém melhor e por aqueles que você ama.

Se você procura uma leitura para descontrair, mas que mostre a evolução de uma personagem, esse livro é totalmente indicado para você. Descubra o que levou Renata a ser expulsa do colégio e o que ela fez para mudar a sua vida.


adicione no skoob: confidências de uma ex-popular | 3,5 ❤
*livro recebido em parceria com a editora.


Título original: confidências de uma ex-popular
Escritora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Lançamento: 2019
Gênero: literatura nacional /romance


SINOPSE
Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico.
Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular.
Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?




32 comentários

  1. Olá! ♡ Ainda não tive a oportunidade de ler algo da Ray Tavares, mas quero muito, já li muitas coisas boas a respeito dos livros dela.
    Acho que é normal não gostar da personagem no começo, personagens mimados e arrogantes são irritantes demais, por esse mesmo motivo já tive vontade de jogar certos livros na parede (claro que eu nunca faria isso com um livro, mas que deu vontade, deu kkkk), mas se o propósito do livro é mostrar a mudança de um personagem, vale a pena atura-los no início.
    Imagino o quão triste foi para Renata viver sem carinho e atenção por parte dos pais. É interessante o livro mostrar como a falta dos pais influencia diretamente a vida dos filhos.
    Gosto de livros em que somos apresentados a um personagem que ao longa da história vai amadurecendo e percebendo que existem outras pessoas além dele no mundo que passam por dilemas e sofrimentos também. Vai ser ótimo acompanhar a evolução da Renata.
    Também estou curiosa para descobrir esses mistérios que rondam o colégio interno.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai gostar bastante desse livro, então. Sentir vontade jogar um livro na parede é comum quando temos personagens assim hahaha mas pelo menos neste enredo tivemos uma personagem que amadureceu e cresceu. Espero que curta ;)

      Excluir
  2. Oi! Eu já li outro livro da autora e gostei bastante, mas entendo que é muito difícil inserir uma personagem que parece uma vilã no início e transformá-la em alguém legal. Tem livro que eu simplesmente não consigo comprar a mudança da personagem, fico com ranço até o fim. Mas pretendo ler essa obra, eu gostei muito da escrita da autora no primeiro livro e espero que isso se repita aqui.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de Todas as pequenas luzes
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter sido meu primeiro contato com a autora, gostei de sua escrita e fiquei curiosa para ler outros livros. Acredito que você vai gostar desse também.

      Excluir
  3. Estava louca para ler essa história, achei incrível saber que a autora é brasileira. Acho que eu iria adorar ler ele.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Que bom conhecer suas opinião.
    Eu amo a escrita da Ray, e super recomendo Os 12 signos de Valentina.
    Fico feliz que a leitura tenha fluido, mesmo que tardiamente.
    Gosto muito da maneira que a Ray mescla críticas e humor.
    Sinto que vou amar essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei essa mistura de críticas e humor! Estou bem curiosa para conhecer "os 12 signos de Valentina". Parece um livro ótimo!

      Excluir
  5. Nossa
    Parece ser bem interessante a história.
    Ainda não conheço a autora.
    Talvez eu compre esse livro também

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Dou o maior valor a uma autora que se arrisca em colocar seu livro no Wattpad, depois consegue uma grande editora para lançar seu livro e por último ainda vai se tornar filme, uauuuuuu! Merece todo sucesso!
    Mas a história parece mesmo muito boa e parece proporcionar uma leitura hilária e até um tanto realista.
    Só não gostei muito da capa, poderia ser melhorzinha, mas tudo bem.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa retrata perfeitamente a personagem antes de todos os acontecimentos, acredita? Apesar de não ter me conquistado também, depois fez total sentido. E simmm! O fato de ter publicado primeiramente no wattpad foi algo incrível! Espero que leia e curta.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e a autora, dessa forma não tive a oportunidade de conhecer essa obra, mas de cara achei bem legal a capa, é simples e bonita. Gostei da sua resenha e me parece ser uma boa leitura. Vou indicar para as amigas que gostam do gênero.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa leitura, sim. Espero que elas curtam a leitura ;D

      Excluir
  8. PArece ser uma leitura cheia de mensagens importantes e com uma proposta ótima para os tempos atuais. Ainda não li nada da Ray, mas só vejo elogios. Adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que curti bastante na escrita da Ray foi como ela aborda temas importantes cheio de humor. Acredito que vai curtir a leitura.

      Excluir
  9. Oiii ❤ Apesar de eu não ter mais tanto o costume de ler romances adolescentes, eu quero muito fazer a leitura desse livro, já que parece ser uma história bem construída e gostei da escrita da Ray Tavares quando li Os 12 signos de Valentina.
    Se tem uma coisa que gosto em livros, é quando o personagem amadurece, conseguimos ver seu crescimento, mudanças na sua forma de pensar e agir. Então esse é um dos maiores motivos para eu querer conferir essa história.
    É bem triste que muitos pais dêem de tudo aos filhos, menos o mais importante, amor. Gostei que o livro aborda esse tema.
    Espero poder fazer essa leitura ainda esse ano.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personagem amadurecendo durante a leitura é realmente algo essencial para a trama, né? Também gosto! Uma pena mesmo quando os filhos não possuem atenção dos pais, isso realmente muda o comportamento. Espero ler outros livros da autora também.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Estou com esse livro aqui para ler, e me interessei justamente por essa proposta de amadurecimento. Que pena que talvez essas sejam as cenas mais rápidas, porém quero super conferir elas. Adorei a sua resenha e foto <3 Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi um ponto que senti falta mesmo, mas exceto isso, é uma boa leitura. Espero que você curta ;D

      Excluir
  11. Eu conheci a Ray do Wattpad, até tive contato com a obra Os 12 Signos de Valentina lá porém não consegui concluir antes da retirada. Antes eu já estava afim do livro, sua resenha so veio para confirmar que esta sera uma boa leitura. É tão bom quando a personagem se desenvolve bem e passa a criar empatia. Quero muito saber dos mistérios do internato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que curta a leitura. Eu gosto também de personagens que vão amadurecendo durante a leitura. Acho que não tem coisa melhor!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem? Conheci esse livro ontem e achei a premissa bem interessante principalmente pelo amadurecimento da protagonista. Até coloquei o livro na minha lista. Gostei dos pontos que levantou sobre a obra inclusive sobre o final que acontece um tanto rápido. Já senti isso em algumas leituras, parece que o autor queria terminar logo rs Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena quando isso acontece, mas exceto isso, é um bom livro. Vale a leitura. Espero que você tenha oportunidade de ler e curta.

      Excluir
  13. Oi Fabiana.

    Que bom que foi uma leitura boa, pois eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e também ainda não tive a chance de conhecer a escrita da autora. Pela sua opinião o livro contém alguns pontos positivos que deixou vontade de conferir. Vou adicionar na minha lista de desejados, espero ter a chance de lê-lo.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conhecido o livro por aqui e despertado o interesse. Espero que leia e curta também.

      Excluir
  14. Olá!
    Primeiro quero dizer que achei essa capa muito linda e através dela dá para imaginar com fidelidade a fisionomia da Renata.
    Fiquei bem curiosa para saber quais são os segredos que ele descobre no internato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São vários segredos, hein? E é onde a história desenrola perfeitamente bem.

      Excluir
  15. Olá!
    Eu não li nada da autora, mas eu tenho um desejo enorme de ler os 12 signos de valentina. Ao saber desse livro fiquei bastante curiosa por ele, tem uma ótima premissa e com certeza e um daqueles livros juvenis. Adorei!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro juvenil mesmo, mas que vale para passar o tempo. Ainda não li "os 12 signos de Valentina", mas estou bem curiosa.

      Excluir
  16. Olá,
    A vida é bem louca né? Com a mesma velocidade que subimos podemos descer, as pessoas ficam famosas e somem dos holofotes ou redes sociais que explodem e depois desaparece, ou seja, o tema do livro é super atual. Não conheço a autora, mas fiquei curiosa com a narrativa.

    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente! Acho que isso foi o que mais me cativou no livro.

      Excluir