Resenha | Vermelho como o sangue, de Salla Simukka

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Escritor: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240

SKOOB

Sinopse: "No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue.
   Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.
   Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.
   Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma."



"Vermelho como o sangue" é o primeiro livro da trilogia Branca de Neve. Nele nós vamos conhecer Lumikki e os problemas que ela trouxe para si mesma tentando ajudar uma amiga (ou seria conhecida?).

Lumikki é uma garota de 17 anos. Ela é completamente concentrada nos seus estudos e na sua vida. Não se interessa por problemas alheios e nada que não lhe diga a respeito, até o momento em que se vê sem opção em ajudar.


"A maneira mais fácil de não ter problemas na vida é se intrometer o mínimo possível." (ebook - p. 299)

Na câmara escura da escola de arte, Lumikki encontra muito dinheiro e sujo de sangue. Ao avistar aquilo, ela se desespera e sai da sala pensando se deveria avisar a escola sobre aquele dinheiro. Sem muito o que fazer, ela retorna para a câmara e o dinheiro havia sumido. E agora?

No refeitório ela descobre que Elisa e seus amigos que encontraram o dinheiro e não pretendem devolver, mesmo que isso seja ilegal. Lumikki não é amiga deles e não quer se intrometer sobre isso, mas ela não sabia que acabaria envolvida com os problemas e que perderia o controle da situação.

"As pessoas dizem muito sem abrir a boca." (ebook - p. 793) 


"Havia coisas sobre as quais era melhor não falar. Havia coisas que ficavam piores se você as nomeasse em voz alta." (ebook. p. 932)

Quando eu vi que a trilogia relatava uma estória da Branca de Neve, pensei: "com certeza vai ser sombrio, algo que mudará meu ponto de vista da estória original", mas não. Eu demorei um pouco para identificar a semelhança com a estória (que na verdade, é pouca).

O livro é contado em terceira pessoa trazendo sobre os acontecimentos de Lumikki e outros envolvidos. Confesso que achei o enredo um pouco cansativo. Demorei para me prender e em nenhum momento me senti conectada com os personagens. Senti que algumas coisas aconteceram rápido demais e me senti até mesmo perdida.

"Quando tudo estava indo bem, sempre viria algo para estragar." (ebook - p. 2023)

A premissa é interessante? Claro que é. E a capa? Nem se fala de tão linda. O desfecho do livro também foi bom, mas acredito que tudo poderia ter sido resolvido apenas em um livro, sem necessidade de continuações. Ainda não li "branco como a neve", mas espero que o desfecho seja ainda melhor, que traga respostas que não foram apresentadas no primeiro livro.

Se você gosta de fantasia, ficção, thriller e aquele famoso mistério, provavelmente vai gostar desse livro.


"Dentro de você, há sempre uma parte sua que ninguém pode tocar. Você é você. Você é sua e dentro de você está o universo. Você pode ser o que quiser. Você pode ser qualquer pessoa." (ebook - p. 2505)

Avaliação: ♥ ♥ ♥

10 comentários

  1. Oi! Também li esse livro, e fiquei pensando como seria uma continuação, pq o final até que termina meio amarradinho né? Achei ok, mas um tanto confuso em alguns trechos. Gostei da personalidade da principal, da Lumikki.

    Beijão!
    Mi
    http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não sei o que a continuação nos reserva, mas para mim, estaria ótimo se acabasse nesse livro rs. Realmente, alguns trechos fiquei confusa e até mesmo achei arrastada a narrativa. Gostei das atitudes que a Lumikki tomou pelas pessoas.

      Beijos.

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar. Mas me interesso bastante por esse gênero então talvez eu goste.
    Parabéns pela resenha!
    ateoriadaslaranjas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :D Obrigada.
      É um ótimo gênero e espero que a leitura te agrade bastante.

      Excluir
  3. O livro parece ser interessante, talvez eu até leia.
    Como sempre ótimas resenhas! <3
    Abraços,
    http://meulivrofantastico.blogspot.com.br/
    @MeuLivroFantastico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é ótima, realmente. Espero que você leia e goste bastante da leitura. :D

      Ah, muito obrigada. <3

      Excluir
  4. Oii!
    Eu já ouvi falar desse livro, mas confesso que não tenho vontade de ler.
    Não que eu ache que vá ser ruim, é só que eu tenho outras leituras me esperando. haha
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo bem como é haha.
      Mas quando fizer a leitura, que ela te agrade bastante.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oiee! Eu fiquei um pouco confusa no começo e tb não consegui me conectar com os personagens. Mas de todas as formas tb acho que tem uma trama interessante, vamos ver o que nos aguarda no segundo volume rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma droga quando isso acontece, não é? :( Vamos ver o que vem nos próximos livros. Espero que surpreenda mais do que o primeiro rs.

      Beijos.

      Excluir