Resenha | A lista de Brett, de Lori Nelson Spielman

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Escritora: Lori Nelson Spielman
Editora: Verus
Páginas: 364

SKOOB

Sinopse: "Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente.
   Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis.
   Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados."



Sabe quando você gosta tanto de um livro e não sabe nem por onde começar? É o meu caso com "a lista de Brett", pois eu adorei tanto e cada página era uma nova lição que fiquei completamente surpreendida.

Vamos falar um pouco de Brett: ela é uma personagem que aparentemente tem tudo que sempre quis. Um emprego, uma vida estável, um namorado que ela ama mais que tudo e sente-se feliz com isso. Mas é depois do falecimento de sua mãe que ela descobre que ela não era feliz com tudo que tinha.


"O medo de mudanças nos faz estagnar." (pág. 34)
Quando a mãe de Brett faleceu, ela deixou herança para todos os filhos, mas para Brett ela deixou algo a mais: uma lista de sonhos. Esses sonhos eram da própria Brett que escreveu quando ainda era adolescente e deixou de realizar, pois achava que era besteira. 

Para que ela receba a sua herança, Brett tem que realizar todos os desejos da lista. Difícil? Sim, mas não impossível (mesmo ela achando que seria). Relutou bastante em começar a seguir tudo que sua mãe sempre desejou, mas com a ajuda do advogado e de seus familiares e amigos, Brett enfrentará tudo que precisa para realizar o último desejo de sua mãe.


"Saiba que o amor é a única coisa sobre a qual você nunca deve chegar a um meio-termo." (pág. 61)
Toda vez que ela completasse uma tarefa, Brad (o advogado) iria abrir uma carta de sua mãe, pois ela deixou uma carta para cada tarefa e Brett descobriria o que sua mãe pensava sobre cada item da lista e descobriria se estava agindo da forma certa.


O livro é contado pela própria personagem principal, onde vamos conhecendo um pouco mais do dia a dia e as tarefas. Senti falta apenas de uma carta das tarefas que não foi descrita no livro, mas o que não altera o conteúdo incrível que esse livro é.


"Assuma os riscos e veja onde você aterrissa, pois são eles que fazem a jornada valer a pena." (pág. 75)
Quando li "doce perdão" (resenha) da mesma autora eu já me apaixonei pela sua escrita. Após ler "a lista de Brett", com certeza, se a autora vier escrever mais livros (por favor, faça isso), eu vou ler tudo, mas tudo mesmo! A escrita é leve, mesmo abordando alguns assuntos mais difíceis, mas é uma leitura fácil e que prende completamente o leitor.

Quanto coisa é possível aprender com um livro? Brett tornou-se a personagem mais forte que eu já conheci! Ela foi incrível realizando todos os desejos e fez coisas que eu, sinceramente, eu não sei como reagiria a tudo isso. Como reagir com a morte de sua mãe e saber que você tem que cumprir tarefas? Não consigo me imaginar em uma situação como essa.


"Não existe não devia quando se trata de sentimentos. Eles são o que são." (pág. 228)
Claro que quando você descobre que Brett não receberá herança logo de cara e terá que completar uma lista, você começa a ficar brava com a mãe, mas claro que tudo tem um propósito e com o decorrer da história, você começa a entender que tudo que a mãe de Brett quis foi que ela fosse feliz e percebesse que a vida que ela tinha não era felicidade.

Um livro que vai te fazer repensar sobre a vida, sobre seus ideais e sobre o que você realmente deseja para o seu futuro. Em alguns momentos eu senti lágrimas brotando, em outros dei risada de algumas atitudes dos personagens. Mas o livro é completamente emocionante e que vale a pena ser lido! E há muito o que ser aprendido também.

MAIS QUOTES:
"Se apaixonar e ter um filho são dois dos maiores acontecimentos na vida de uma pessoa. Você não pode simplesmente decidir que vai fazer isso e bum!, a coisa acontece. São questões do coração. Elas não podem ser riscadas em uma lista, como ovos e queijo na lista de compras do mercado." (pág. 255)
"Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso." (pág. 336) 
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

12 comentários

  1. Olá!
    Esse livro foi o mais maravilhoso que eu li ano passado, e ainda não me recuperei dele. Amei a autora e com certeza esse ano lerei Doce Perdão *-*
    Parabéns pela resenha, beijos!

    Books & Impressions
    Sorteio: Aniversário de 1 ano do Books! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei "a lista de Brett", mas confesso que "doce perdão" é ainda mais incrível! Pode apostar. Depois me conta se gostou <3

      Obrigada! Beijos.

      Excluir
  2. Oi! Eu gostei bastante deste livro e adoraria ver um filme baseado nele. Doce Perdão já não foi tão empolgante.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Acredita que eu gostei ainda mais de "doce perdão"? rs E não tinha parado para pensar nisso, mas realmente seria um bom filme :D

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi! Eu acho a capa lindíssima e nunca parei para saber sobre o seu conteúdo. Fiquei bem impressionada com o enredo, não ficaria com raiva em primeiro momento da mãe. Creio que esperaria para ver o que ela planejava com as cartas hahaha Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo. Ah, no começo eu fiquei com raiva da mãe por isso, mas ao mesmo tempo fiquei curiosa para saber o desenrolar da história e do motivo. E digo: vale super a pena <3

      Beijos.

      Excluir
  4. Sempre leio elogios para esse livro, tenho vontade de ler!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu havia lido muitos elogios também até que cedi na minha curiosidade e li. É incrível! Você não vai se arrepender.

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu fiquei encantada quando li esse livro.
    O fato da perda da mãe e a busca por realizar sonhos me deixou bem envolvida.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei. A Lori soube prender bem o leitor com o decorrer dos acontecimentos e achei incrível como tudo ocorreu.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oie! Eu li Doce Perdão tb e amei a escrita da autora. A Lista de Brett está na minha lista de leituras <3 Que bom que vc curtiu o livro!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sem dúvidas você vai amar esse livro! Me apaixonei tanto pela escrita dela quando li "doce perdão" e esse livro não deixou a desejar. Espero que você curta <3

      Beijos.

      Excluir