Resenha | Simplesmente acontece, de Cecelia Ahern

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


Escritora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Sinopse: "Desde crianças, Rosie e Alex viviam juntos. De repente, foram separados porque a família de Alex deixou Dublin para morar nos Estados Unidos. A mágica conexão entre os dois amigos permanece, mas será que a amizade conseguirá sobreviver uma distância tão grande?"
"Não quero ser uma dessas pessoas de quem as pessoas se esquecem com facilidade, que era tão importante naquela época, tão especial, tão influente e tão querida e, mesmo assim, anos depois se torna apenas mais um rostinho vago e uma lembrança distante." (pág. 25)  

Para quem já leu algum livro de Cecelia, ou exclusivamente PS Eu te Amo, pode pensar: "garanto que Simplesmente Acontece é tão romântico quanto." E aí que o leitor engana-se. Sim, o livro é romântico da sua maneira, mas nada comparado com PS Eu te Amo, por exemplo.

O livro fala sobre a amizade transformar-se em amor. Sobre a responsabilidade de criar uma filha sozinha, sobre casamentos, traições, amizades e o apoio da família nos momentos mais difíceis. 
"Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção..." (pág. 45)
No início, a narração dos e-mails começa com duas crianças, Alex e Rosie, com 7 anos. Então há sim erros gramaticais, porém a própria Editora fez uma nota no livro sobre: "Optamos por manter, na tradução, a linguagem mais espontânea possível na comunicação entre os personagens."; E claro, se não mantivessem, com certeza perderia um pouco da graça do enredo. 

Como diz na sinopse, eles viviam no mesmo lugar, em Dublin, porém o pai de Alex recebeu uma oferta melhor no escritório para trabalhar nos Estados Unidos. Eles continuaram trocando e-mail por longos anos. Bom, Alex comete muitos erros na vida, porém acaba torna-se médico como sempre sonhou. Rosie começa cometendo erros desde seu aniversário de 18 anos e continua buscando seu sonho que sempre foi ser gerente de um Hotel. Mesmo com casamentos fracassados e morando em países diferentes, a amizade deles permaneceram intacta com o tempo.
"Todos nós precisamos de sonhos. Precisamos de esperanças, saber que podemos alcançar algo além do que já temos." (pág. 91)
No começo, pensei que não iria gostar do livro, pois ele todo é narrado através de e-mails, chats e cartas. Não há diálogos. Porém, a cada e-mail lido, eu não conseguia parar de ler! O livro realmente te prende do começo ao fim. Ri bastante com os personagens e não tem como não se apaixonar por cada um deles (claro, há exceções como Greg). Eu super recomendo esse livro.
"Merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que pense em você a todo momento, alguém que passe cada minuto do dia se perguntando o que você deve estar fazendo, onde você está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que te ajude a realizar os seus sonhos e que possa protegê-la dos próprios medos. Alguém que te trate com respeito, que ame cada parte de você, especialmente seus defeitos. Você deveria estar com uma pessoa que possa te fazer feliz, muito feliz, andando nas nuvens de tanta felicidade." (pág. 143)
"Tudo aquilo que é pequeno cresce quando nós alimentamos, Rosie. E com o amor acontece praticamente o mesmo. Mas se isso te deixa infeliz, então desista e vá encontrar algo que traga a felicidade que você merece." (pág. 161)
"Suponho que isso seja a vida. As pessoas vêm e vão." (pág.177)
Enfim, esse livro me fez perceber como a vida passa rápida demais. Precisamos aproveitar cada momento. Cometemos diversos erros durante o percurso, mas jamais devemos deixar de seguir os nossos sonhos. E se há um silêncio estranho (conforme narrado no livro, e se você ler, vai entender), tenha certeza que esse pode ser sim o grande amor de sua vida. Não importa quanto tempo leve. 
"Algumas coisas fazem a vida valer a pena." (pág. 201)
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ()

Postar um comentário