Resenha | A única memória de Flora Banks, de Emily Barr

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A Única Memória de Flora Banks, um lançamento da editora Verus e escrito por Emily Barr, vai contar a história de uma adolescente que perdeu a memória após a remoção de um tumor no cérebro quando ela tinha apenas 10 anos.

 Emily Barr

Flora Banks tem amnésia.

Flora, uma adolescente de 17 anos, não consegue se lembrar de tudo que aconteceu em sua vida nos últimos tempos. Quando ela tinha dez anos, passou por uma cirurgia para remover um tumor do cérebro e perdeu a capacidade de criar novas memórias. Então, tudo o que ela lembra, é da sua vida antes dessa cirurgia.

Para que ela se lembre sobre sua melhor amiga, seus pais e até mesmo das coisas simples da vida, ela precisa deixar post-its espalhados pela casa e um caderno onde ela conta sobre como foi seu dia anterior e quem ela é. Só assim para conseguir viver a cada dia.

"Viver o momento sempre que posso deve ser uma das minhas regras da vida. Não é preciso memória para isso." (pág. 151)

Porém, após beijar o namorado da sua melhor amiga na praia, essa memória fica intacta nela e não consegue esquecer. Estranhamente, ela se lembra disso no dia seguinte, no outro e no outro... É a primeira vez que Flora consegue se recordar de algo.

Ela precisa de respostas. Precisa saber o porquê consegue se lembrar do beijo, mas não de outras coisas. E é em busca da verdade que vamos conhecer a jornada de Flora Banks.

 Emily Barr

Uma jornada de segredos e descobertas.

Você já parou para pensar como seria se você não conseguisse se lembrar de absolutamente nada da sua vida, apenas o que aconteceu quando você ainda era criança? Me coloquei no lugar da Flora e comecei a sentir toda a sua angustia e desespero por resposta após conseguir se lembrar do beijo.

E mesmo com suas limitações de memória, Flora é aquela personagem corajosa e que encara muitas questões sozinha. Ela tomou diversas decisões, anotou tudo e embarcou em busca da verdade. Achei isso realmente incrível!



Os personagens secundários que aparecem ao longo da trama, tem uma grande importância na história da Flora. Apesar de alguns serem desconhecidos, possuem um coração enorme e dispostos em ajudá-la. Isso, realmente, foi bem tocante para mim.

 Emily Barr

Mas por que Flora não consegue se lembrar?

Durante a leitura, eu havia criado duas teorias do porquê Flora não conseguia se lembrar de nada da sua vida. De certa forma, eu não estava errada com uma das teorias, mas aí veio o plot twist e fiquei realmente surpresa.

Acredito que a autora soube como criar um cenário perfeito, com alguns pontos emocionantes, cheio de segredos, mentiras e o plot realmente foi ótimo. Acho que tudo se encaixou no momento e na vida da protagonista.

"O tempo é uma coisa aleatória. É o que nos faz envelhecer. Os humanos usam o tempo para organizar o mundo." (pág. 169)

E tudo isso me fez pensar que é um livro onde a personagem não sabe sobre seu passado, mas vai em busca de verdades para descobrir sobre si mesma - o que me lembra a história de Tudo e Todas as Coisas. Então, é uma dica para quem gostou da outra obra e pode, sem dúvidas, gostar de A Única Memória de Flora Banks.

 Emily Barr

Apesar de ter gostado muito de A Única Memória de Flora Banks, talvez o que tenha me incomodado um pouco ao longo da narrativa foram as repetições de palavras. Sei que é totalmente compreensível, pois estamos vivendo a vida da personagem e ela precisa se lembrar (então, para isso, há muitas anotações e repetições), porém, confesso que foi algo que me deixou incomodada.

E o final. Acho que a autora Emily Barr deixou o final um pouco corrido, ainda mais depois da gente conhecer cada detalhe da vida de Flora, alguns pontos precisavam de mais explicações e aprofundamento.

De qualquer forma, eu recomendo muito esse young adult. É aquele livro que vai surpreender e te fazer viver uma aventura pelo Ártico e por toda a vida de uma personagem muito especial.




Título original: The one memory of Flora Banks
Escritora: Emily Barr
Editora: Verus
Páginas: 280
Lançamento: 2020
Gênero: Jovem adulto / romance

SINOPSE
Flora Banks tem amnésia. Sua mente reinicia várias vezes ao dia desde que ela tinha dez anos, quando um tumor removido de seu cérebro levou embora a capacidade de criar novas memórias.
Ela não consegue se lembrar de nada do dia a dia: a piada que a amiga fez, as instruções que seus pais lhe deram, quantos anos tem... até beijar o namorado da melhor amiga. Estranhamente, no dia seguinte ela se lembra do beijo.
É a primeira vez que Flora se recorda de algo. Mas o garoto se muda para o Ártico. Segui-lo será a chave para Flora descobrir a verdade perturbadora sobre sua vida.


8 comentários

  1. Oi, tudo bem? Vi esse livro algumas vezes, mas ele não me interessou. Apesar de eu gostar de livros YA, nada realmente chamou a minha atenção para lê-lo. Entendo sobre as repetições, mas acho que eu também me cansaria. Obrigada pela resenha, mas passo a dica hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei o tema interessante, mas acho que não é o tipo de livro que eu vá gostar, principalmente se a autora deixou de aprofundar algumas questões?,eu tenho preguiça de terminar quando o autor não escreve um final coerente com a história.

    Ótima resenha de qualquer forma, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Fabi

    Que pena que o final tenha sido corrido proque acho a premissa tão legal, e eu fico curiosa em saber porque a Flora não consegue se lembrar. Essa repetição de palavras, embora necessaria no contexto da trama, realmente pode cansar um pouco. Ainda não sei se vou ler mesmo esse livro, mas tenho uma pontinha de curiosidade grande por ele.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo bem? Adorei conhecer mais da história desse livro e fiquei curiosa pela leitura devido a sua comparação com tudo e todas as coisas que foi um livro que gostei muito, espero ter chance de ler em breve!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Já tinha esbarrado nessa capa e não dado muita importância, mas agora lendo sua resenha me pego pensando se não seria uma ótima leitura, já que me interessei muito pelo mistério e fiquei mega curiosa para saber o que houve, fiquei na duvida se existe romance na narrativa, mas terei que ir em busca das minhas próprias respostas rs...

    Beijos e obrigada pela dica
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito animada para ler esse livro, menina! Não gosto de ficar lendo livros muito hypados e lançamentos para não ter minha opinião influenciada por outras pessoas mas, estou tentada a comprar e ler esse livro em setembro.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu li e esse livro e achei bem interessante a proposta dele. Não cheguei a me incomodar pela repetição de palavras porque achei que era a proposta do mesmo, então isso foi de boas. E realmente concordo que depois de tudo que a Flora passou, teria que ter tido um final melhor, mas nada que tire o brilho da história. Eu gostei demais! E adorei a sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que capa mais linda! Eu ainda não conhecia esse livro e gostei tanto de ver você falando sobre ele. Fiquei muito curiosa. PArece ser um livro com mensagens importantes a nos passar e espero poder ler em breve

    ResponderExcluir