Resenha | O livro de Líbero, de Alfredo Nugent Setubal

sexta-feira, 15 de maio de 2020

O Livro de Líbero foi lançado, em primeira mão, para os assinantes Intrínsecos em março. Este livro vai contar como os eventos começaram a mudar a cidade de Pausado, após a chegada do Circo Bosendorf.

Alfredo Nugent Setubal

Massimo Perim tem um faro jornalístico e logo quando o circo desembarca na cidade, ele envia uma equipe da Gazeta de Pausado para o local e descobrir quais serão as atrações da noite.

Redator, repórter, editor, chefe e júnior, também conhecido Líbero - seu filho - junto com Rubio, o fiel escudeiro dos Perim, irão partir rumo à empreitada sem imaginar que algo fantástico e inexplicável irá acontecer com eles.


O futuro distante me assusta, mas não os amanhãs, quase palpáveis. O pote de ouro no fim do arco-íris nunca me interessou, me intriga muito mais o que habita atrás do pôr do sol, na curva do horizonte. (pág. 12)




Embora Líbero tenha crescido em meio as aventuras literárias, naquela noite será diferente. Ele receberá algo que nunca imaginara ser possível: em suas mãos, um volume grosso, de capa vermelha e a cada virar de página, oportunidades para descobrir sobre seu futuro em diferentes versões.

Ele tem duas opções: aceitar ou rejeitar a chance de saber o rumo de sua vida. Por qual opção Líbero seguirá?


Viver era justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas. (pág. 41)
Alfredo Nugent Setubal

Você leria o livro da sua vida?

Essa é uma pergunta que eu me fiz antes de começar a leitura e até mesmo após finalizá-la. Eu não sei se teria coragem de descobrir toda a minha jornada, principalmente em saber que a mesma não poderia ser alterada.

O Livro de Líbero me proporcionou essa experiência de uma forma boa e até mesmo dolorosa. Aqui acompanhamos esse jovem rapaz recebendo o livro, com opção de aceitar ou não, mas que a decisão tomada, independente de qual tenha sido, afetou totalmente o rumo da sua história.

A graça dos livros estava justamente em descobrir o final no virar de cada página, no viver de cada capítulo. (pág. 50)

Alfredo Nugent Setubal

O livro possui uma narrativa intercalada entre os acontecimentos do livro de Líbero e do presente, no qual é contado na visão de Rubio, e possui uma narrativa leve, rápida de ser lida, com capítulos curtos e que despertam a curiosidade.

Alfredo Nugent Setubal proporcionou inúmeras reflexões ao longo da obra. Me fez pensar em como o nosso futuro é totalmente incerto e mesmo com um livro, contando sobre como seria a nossa jornada, a vida é capaz de nos "sabotar" e mudar todo o nosso rumo. O que acreditávamos ser o certo, talvez não seja.

Não existe um futuro ou o futuro, e é justamente essa a beleza, entende? É sempre incerto e no plural: os futuros. (pág. 95)

Alfredo Nugent Setubal

Este livro é dividido em duas partes e na primeira conhecemos sobre quem é Líbero e qual caminho ele optou em seguir. Na segunda parte conhecemos o que realmente deu certo e errado nessa escolha. Gostei de como o autor soube guiar nessa história, mas senti falta de uma ambientação maior com relação ao circo.

Apesar de ter gostado bastante da escrita e da premissa, em alguns momentos me senti confusa com o que estava sendo apresentado. Como eu disse, o livro é intercalado em dois pontos de vistas e, às vezes, acontecera essa mudança no mesmo capítulo - o que dificultou um pouco a minha conexão com a obra.



De qualquer forma, O Livro de Líbero é o primeiro nacional lançado pelo clube Intrínsecos e, sem dúvidas, é uma grande obra. É aquele livro que nos faz refletir, nos faz questionar e nos faz enxergar a vida de uma outra maneira.

Mais quotes

Talvez o amor conseguisse sarar as feridas que ele próprio, cutucando, impedia de cicatrizar. (pág. 140)

Às vezes, fugir é a atitude mais difícil. E, portanto, corajosa. (pág. 177)

A beleza está justamente em saber que é impossível e ainda assim continuar lutando. E sonhando. (pág. 253)


Adicione no skoob: O livro de Líbero
Título original: O livro de Líbero
Escritor: Alfredo Nugent Setubal
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Lançamento: previsto para 27 de junho de 2020*
Gênero: romance em construção / drama / literatura nacional

SINOPSE
Quando o Circo Bosendorf chega a Pausado e se instala naquela que possivelmente é a menor cidade do mundo, toda sorte de eventos pode acontecer. Massimo Perim, com seu apurado faro jornalístico, logo envia ao local uma equipe da sua Gazeta de Pausado para descobrir quais serão as atrações da tão esperada noite. Seu filho Líbero – autointitulado “redator-repórter-editor-chefe-júnior” do jornal – e Rubio, o fiel escudeiro dos Perim, partem rumo à empreitada sem imaginar que algo fantástico e inexplicável espera por eles.
Embora tenha crescido imerso em aventuras literárias, naquela noite será oferecido ao menino um livro que ele nunca imaginaria ter nas mãos, um volume grosso, de capa vermelha, e, a cada página virada, a oportunidade de ler eventos do próprio futuro reescrito em diferentes versões. Aceitar levá-lo ou rejeitar a chance de saber o roteiro da própria vida são as alternativas que podem mudar para sempre o destino não apenas de Líbero, mas de todos aqueles que ama e da própria cidade.

8 comentários

  1. Oi Fabiana.

    Eu não assino o Clube Intrínseco por isso não sabia deste livro. Pela sua opinião a história parece ser bem interessante. Vou dar mais algumas pesquisadas para decidir se vou adquiri-lo, mas gostei de saber que a leitura é leve e traz reflexão. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super vale a pena assinar o clube. Eu gostei bastante dessa história. Me trouxe muita reflexão e me conquistou de uma forma única.

      Excluir
  2. Eu acho que a principal função da literatura é justamente isso, nos fazer refletir sobre a vida como um todo. Não conhecia esse livro mas sua resenha me tocou bastante e me deixou super pensativa a respeito de muita coisa, espero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro quando um livro consegue nos fazer sentir dessa forma. Fico feliz que tenha gostado e espero que seja uma leitura ótima para ti também.

      Excluir
  3. Pensa em uma pessoa que está curiosa com essa leotura?
    Quando vi que ele saiu na caixinha e o povo comentando, já chamou a minha atenção pela premissa. Agora lendo sua resenha, preciso ler hahahaha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho quase certeza que é um livro que vai te conquistar!

      Excluir
  4. Comecei a ler essa semana e estou muito envolvido com a história. Comecei há pouco ler a parte dois, contada pelo Rúbio, tô muito curioso com o desenrolar da história. Fiquei ainda mais animado em saber que o autor é brasileiro. Muito gostosa a escrita dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei as reflexões que o autor trouxe ao longo da narrativa. Espero que tenha gostado da leitura :D

      Excluir