Resenha | Teto para dois, de Beth O'Leary

sexta-feira, 20 de março de 2020

Teto para dois”, lançado no final de 2019 pela editora Intrínseca, tem conquistado o coração de muitos leitores e comigo, não foi diferente.

Beth O'Leary
Foto: PS Amo Leitura

Você seria capaz de dividir a cama com um desconhecido?

Após três meses do término de seu relacionamento, Tiffy finalmente decide que é hora de sair do apartamento de seu ex-namorado, afinal, ele já está levando outra garota para casa. Destruída e sem rumo, ela começa a procurar um lugar barato para morar.

Leon está totalmente enrolado com as questões financeiras e precisa de dinheiro para se organizar. Nisso ele decide colocar seu apartamento para lugar, já que ele passa a maior parte do tempo no hospital e de finais de semana na casa de sua namorada.

Clássico, né? A gente não pode rir e, de repente, é o que mais quer fazer. (pág. 58)

O problema de alugar o apartamento é que ele precisaria alugar a sua cama também, afinal, só existe um quarto. Seria possível dividir a cama com um total desconhecido?

Mesmo sem se conhecerem, Tiffy e Leon fecham um contrato de seis meses e com a vida corrida de ambos, eles não se cruzam em nenhum momento no apartamento. Começam a trocar mensagens por post-its, mas até quando isso irá permanecer? Seria capaz de aguentar um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado e amigos super protetores?

Beth O'Leary
Foto: PS Amo Leitura

Além de um romance fofo.

Quando vi a capa desse livro e a sinopse, já imaginava que seria aquele estilo de livro que eu amo: leve, divertido e romântico na medida certa - e eu estava completamente certa! O que eu não esperava era que ele fosse abordar assuntos mais tocantes.

A julgar pela capa, você consegue imaginar o que esse livro tem alémProvavelmente não. Mas como eu disse ali em cima – um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta –, você já pode imaginar que o livro vai abordar sobre um relacionamento abusivo, certo?



Certo. Apesar da namorada de Leon ser ciumenta e isso tornar um relacionamento desgaste e até mesmo abusivo, o ex-namorado de Tiffy é o ponto da história onde vai mostrar toda a dor, sofrimento e como essas atitudes obsessivas dele foi capaz de mudar um pouco nela.

Quantas pessoas não enfrentam um relacionamento abusivo e demoram para perceber isso ou até mesmo se livrar de um? Eu digo por experiência que já passei por um e é realmente complicado. Muitas vezes o sentimento fala mais alto e acabamos “ignorando” ou não percebendo essas atitudes abusivas. Eu consegui entender a personagem e me conectar com ela.

O cérebro faz coisas incríveis para se proteger da dor. (pág. 170)

Então se você já passou por algum relacionamento complicado ou está passando por um, esse livro pode conter gatilhos para você.

Beth O'Leary
Foto: PS Amo Leitura

Me conquistou imensamente!

Além do que já citei aqui, “teto para dois” conseguiu conquistar meu coração de uma forma inexplicável, me levando até mesmo a favoritar o livro!

Além de sentir empatia pela personagem e tudo o que ela estava enfrentando, a autora Beth O’Leary deixou a leitura leve e completamente fluída, fazendo com que o leitor se conectasse com a história e não quisesse parar de ler.

A vida costuma ser simples, mas a gente não nota até que ela se torna absurdamente complicada, tipo quando só se fica feliz por estar bem quando se fica doente, ou quando só se fica feliz com sua gaveta de meias-calças quando se rasga um par e não tem nenhuma sobrando. (pág. 178)

O que deixou tudo ainda mais cativante, foram as trocas de post-its. Isso, sem dúvida, é algo que me fez dar muita risada. Tiffy e Leon são totalmente diferentes – ela fala muito e ele, quase nada –, mas que havia uma conexão quando trocavam esses bilhetes, deixando tudo ainda melhor.

Sem contar que, mesmo eles não se conhecendo, estavam criando uma grande relação de amizade e outros sentimentos entre eles e era bem perceptível isso, principalmente que os capítulos são intercalados por cada personagem. Isso só me fez amar ainda mais essa obra!

Beth O'Leary
Foto: PS Amo Leitura

Ainda há dúvidas por que amei tanto “teto para dois”?

Um livro que vai deixar o leitor rindo, suspirando e até mesmo apreensivo em alguns momentos. É aquele livro que traz muitas emoções ao longo das páginas e faz desejar ainda mais (principalmente depois daquele final).

Se você gosta de livros estilo comédia romântica, vai se apaixonar por esse livro!


adicione no skoob: teto para dois
*livro recebido da editora Intrínseca

Título original: The Flatshare
Escritora: Beth O'Leary
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Lançamento: 2019
Gênero: romance / chick-lit

SINOPSE
Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

10 comentários

  1. Olá! Tudo bem?
    Eu adorei esse livro! A sinopse me conquistou e o fato da autora falar sobre relacionamento abusivo de uma forma sutil é incrível, me deixou apaixonada. Quero mais livros como esse!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei maravilhoso! Escrever sobre relacionamento abusivo, mas de uma forma sutil, foi o que mais me conquistou também. Quero mais livros assim!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, eu estou muito ansiosa para ler esse livro desde que vi começarem a falar dele, hahaha. Parece ser uma leitura muito fofa!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura fofa, mas com um conteúdo muito bom também. Aborda muita coisa importante :) vale a pena.

      Excluir
  3. Ainda não parei para ler "Teto Para Dois" devido o grande movimento que chamo de "hype". Muita gente ficava me indicando, dizendo que o personagem Leon era um crush e tals. Entendo as questões que autora trouxe para história. É interessante ler a sua resenha, entender tópicos e outras coisas, talvez eu deva tirar um tempo para lê-lo. (@yelloobow/@lunetaliterária)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do hype, é uma história que tem todo motivo para isso haha ela é muito boa e vale muito a pena. Acho que consegui expressar tudo na resenha. Espero que você dê uma chance.

      Excluir
  4. Eu amei a história e achei que valeu cada centavo do meu dinheiro e tempo, amei a resenha, beijos e sucesso!


    http://resenhabookshouse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. vc indicaria para a partir de qual idade? tem cenas +18?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a partir de 16 anos é considerada idade perfeita para leitura. Quando tem cenas +18, sempre notifico em minhas resenhas, então leia sem preocupação.

      Excluir