Resenha | Hannah, de Bruno Godoi

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Hannah”, lançado em 2019 pela Editora Coerência e escrito por Bruno Godoi, foi um presente da minha amiga Deborah Strougo (também conhecida como autora de inesperadamente você) e vai contar uma história que somente a ciência é capaz de explicar.

Bruno Godoi
Foto: PS Amo Leitura


Nessa obra somos apresentados a uma cientista chamada Camila Cassini, onde ela consegue captar uma sequência de áudios do espaço! É quando ela descobre a existência de Hannah, uma astrofísica de cinco séculos à frente.

Como você reagiria se descobrisse alguém de cinco séculos à frente de você? Eu, particularmente, ficaria completamente assustada, mas para Camila isso é incrível! O teor das mensagens que Hannah é um alerta para o fim da raça humana e isso está mais próximo de acontecer do que todos imaginam.


O amor é a força mais forte e simples que podemos usar. Na verdade, até a morte é simples. Tão simples quanto mexer o açúcar na xícara de café numa manhã de céu azul, quando se tem tempo para pensar nas tarefas, ou apenas para planejar alguma distração para passar o dia com sua filha. (pág. 35)

A única conexão com o futuro são essas mensagens e essa conexão com Hannah. Ela é a única capaz de dar explicações científicas e até mesmo religiosas. Porém essa notícia se espalha e muitos aparecem interessados em saber mais sobre a humanidade, o problema é que a vida de Camila corre perigo.

Bruno Godoi
Foto: PS Amo Leitura
Começo essa resenha dizendo que quando eu descobri sobre essa obra e vi que era uma ficção científica, me identifiquei na hora. Devo dizer que não leio tanto o gênero quanto eu desejava, mas ainda assim, é um gênero que me conquista bastante, então dizer que estava ansiosa para ler essa obra, seria pouco.

Iniciei a leitura cheia de expectativas e apesar da escrita do Bruno Godoi ser boa, fluída e o livro apresentar capítulos pequenos, senti que faltou algo para que eu me conectasse totalmente com as personagens.


Amor guiado pela paixão é a força mais poderosa que há. Essa é a nossa divindade. (pág. 87)

Em alguns momentos eu sentia como se os parágrafos não se conectassem, sabe? Era como se o que tivesse acontecendo naquele parágrafo que estava lendo, algo totalmente diferente acontecia no seguinte; era como se faltasse algo nos diálogos. Então isso foi um ponto que não fez com que eu amasse esse enredo.

Bruno Godoi
Foto: PS Amo Leitura
Apesar desse detalhe, o contexto principal da narrativa era apresentar um mundo com muitas questões cientificas e até mesmo religiosa, onde apesar de cada um acreditar em algo ou ter o seu ponto de vista sobre cada um, o autor soube como trabalhar os dois perfeitamente bem.

Ele mostrou como é possível que as questões religiosas estejam conectadas com a ciência. Hannah foi uma personagem que mostrou isso.  Mostrou, também, que algumas atitudes que tomamos no presente, pode afetar completamente o nosso futuro e o de toda a humanidade.


O passado, o presente e o futuro coexistem. Se um evento está para acontecer, nada que fizermos mudará isso; podemos alterar o curso, mas o resultado não será alterado, mesmo que prolonguemos o fechamento do momento. (pág. 125)

Infelizmente nunca paramos para pensar nisso, né? A gente quer tanto viver o momento, o presente, que acabamos esquecendo que o futuro é uma verdadeira incógnita. Por mais que a gente tente fazer dele do nosso jeito, a vida pode nos surpreender a qualquer instante.

Bruno Godoi
Foto: PS Amo Leitura
Então se você gosta de uma leitura leve, com reflexões sobre as questões apresentadas, dê uma chance à “Hannah”. O livro pode te conquistar.




adicione no skoob: Hannah


Título original: Hannah
Escritor: Bruno Godoi
Editora: Coerência
Páginas: 236
Lançamento: 2019

Gênero: distopia

SINOPSE
Após a cientista Camila Cassini captar uma sequência de áudios no espaço, a existência de Hannah, uma astrofísica de cinco séculos à frente, vem à tona. Além do fervor já esperado pela revelação de uma voz vinda do futuro, o teor da mensagem espanta todo o mundo: o fim da raça humana está próximo, e Hannah tem o material necessário para ajudar os humanos a evitar a extinção nos dias atuais, além de explicações sobre questões científicas e religiosas.
Rapidamente, muitos se interessam pelo material: os americanos acreditam se tratar do projeto de uma arma, o Vaticano pensa ser a resposta sobre Deus e os cientistas esperam uma equação matemática. Resta saber: quem está certo? Camila terá de ser rápida para descobrir o que Hannah fez para cruzar tempo e espaço enquanto se vê no meio de uma conspiração envolvendo bispos e líderes diplomáticos que acreditam estar diante da melhor oportunidade de se armar e sair na frente de outros países.


8 comentários

  1. Primeiramente tenho que dizer que amei essa capa.Achei diferente e original. Apesar da tendência de gostar de uma capa mais paparicada, eu amei kkk
    O livro é uma ficção , com reflexões reais . Gostei disso . Eu também não leio o gênero como gostaria , mas fiquei tentada, apesar de não gostar muito de ler sobre coisas religiosas envolvidas.
    Acho que eu ficaria surpresa em encontrar uma pessoa de cinco séculos á frente ! Quantas perguntas eu faria a ela ! kkk Mas apesar de nao ser real ,sei que o mundo (se ainda existir) sim, estará em grandes apuros.
    Amei sua resenha! Não conhecia a obra e achei bastante interessante.
    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado. Eu não sei como reagiria se encontrasse alguém do futuro hahaha a gente pensa em diversas perguntas sobre nós, a humanidade e tudo mais, né? Espero que você dê uma chance ao livro e que ele te conquiste.

      Excluir
  2. Eu não fazia ideia do que era esse livro. E agora fiquei com vontade ler, porque amo esse tipo de premissa futurística e que envolve astrofísica

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi,
    Eu olhei a capa e gritei Ficção Científica kkkkkkkk esse é um gênero que eu gosto, mas tenho muito dificuldade para realizar a leitura, pois, ela se arrasta mesmo eu estando gostando da história rsrs, achei a premissa do livro interessante e sua resenha me deixou um pouco curioso, não é fácil escrever ficção científica no fim das contas, mas que bom que nesse aspecto o autor conseguiu trabalhar bem, mesmo, que em alguns pontos do ritmo da história não tenha sito perfeito para ti!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa já dedura uma ficção científica, né? hahaha AMO! Sim, o autor soube trabalhar perfeitamente alguns pontos e isso foi o que mais me fez gostar da obra. Espero que você dê uma chance e ela te conquiste de alguma forma.

      Excluir
  4. Oi Fabiana.
    Eu não sabia praticamente nada sobre o livro, apenas tinha visto a capa dele. Mesmo sabendo que você não conectou completamente com alguns capítulos, eu fiquei curiosa para lê -lo. Vou adicionar na lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, infelizmente não consegui me conectar totalmente :( mas ainda assim, é uma boa obra. Para quem gosta do gênero ou quer começar a ler, acho que é uma boa dica.

      Excluir