Resenha | Lágrimas de amor e café, de Babi A. Sette

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Lágrimas de amor e café” é um lançamento da Babi A. Sette e foi publicado pela editora Verus, selo do Grupo Editorial Record. Nesse romance de época vamos conhecer a constante jornada de sofrimento e superação de Angelina.

Babi A. Sette


Em “lágrimas de amor e café” vamos conhecer Angelina. Uma jovem que está fragilizada com a morte de sua mãe e vive em uma situação precária com seu pai e irmã, na Itália. Tudo muda quando um estrangeiro rico, dono de fazendas de café no Brasil, aparece e oferece uma proposta de casamento a ela.

O primeiro momento da personagem é negar e não aceitar, mas vendo as situações que sua família está vivendo, percebe que aquele é o único modo de ajudá-los. O amor poderia vim com o tempo. Ela poderia sentir algo por ele com o passar dos anos. Foi nesse misto de emoções que ela embarcou para o Brasil.

Sabe o que transforma sonhos em realidade, magia em verdade? Acreditamos neles com o nosso coração... (pág. 7)

Com a companhia apenas de sua escrita e os livros que tanto ama, Angelina chega em um novo país, com culturas diferentes e acaba descobrindo que Pedro, seu marido, não é quem ela esperava. Apesar de não o amar, percebeu que jamais conseguiria fazer. Ele é o oposto do que ela imaginou.

A situação fica um pouco mais complicada quando ela conhece Vincenzo: um jovem rapaz que também desembarcou no brasil em busca de seus sonhos e que trabalha na fazenda de café do barão. Há uma troca de olhares, uma troca de interesse, mas não pode passar disso, afinal, ela é uma mulher casada e ele, um empregado.

A riqueza talvez fosse culpada por matar mais sonhos do que o fracasso já fora capaz; a ausência de oportunidade vinha casada com a falta da primeira. Não era por almejar riquezas que o povo sofria, e sim porque a escassez de recursos destrói sorrisos, sufoca a esperança, esmigalha vontades. Nenhum homem precisa de riqueza para ser feliz, mas todos necessitam de esperança. E a miséria certamente ceifa qualquer raiz que possa geminá-la. (pág. 22)

E é a partir dessa situação que o desenrolar da história começa. Já consegue imaginar quanta dor, sofrimento, angústia Angelina irá enfrentar?

 

Babi A. Sette

Eu não sei por onde começar essa resenha. Primeiro porque o livro me pegou de jeito. Eu me vi totalmente presa no enredo, com os dilemas e problemas da personagem que senti meu coração apertado, partindo e depois sendo reconstruído. E segundo que por ter sido meu primeiro contato com a autora, o livro atendeu todas as minhas expectativas que fica até difícil escolher palavras para elogiá-la.

Para quem me acompanha há mais tempo sabe o quanto romance de época vem aparecendo aos poucos nas minhas leituras, não é? Apesar de gostar do gênero, não é algo que procuro constantemente, mas após receber esse livro da editora Verus, decidi dar uma chance e fico imensamente por isso porque valeu a pena. Ah, como valeu!

Às vezes as pessoas que deveriam nos amar são aquelas que mais nos machucam. (pág. 140)

Angelina é aquela personagem fácil de conquistar o coração do leitor. Ela tem uma simplicidade inigualável! E com tudo o que ela sofreu e enfrentou com seu marido Pedro, faz com que a gente crie empatia por ela e sofra, sofra muito. É algo que faz pensar que apesar de ser um contexto histórico, é algo que muitas mulheres enfrentam no dia-a-dia e não encontram voz para denunciar.

Imagina tudo isso em 1903, quando o romance é narrado? Aquele nó na garganta aparece junto com o nó no peito. E no meio desse sofrimento, ela encontra uma amiga – Isabel, sua empregada – e outras mulheres que sabem da fama do barão e o quanto deve ser difícil para ela enfrentar tudo isso sozinha e que irão ajudá-la nessa jornada.

Acho que talvez a vida fique mais fácil se admitimos que é impossível entendermos tudo e todos o tempo inteiro. (pág. 157)

Babi A. Sette


O que mais me cativou e deixou meu coração apreensivo no começo, foi o contato de Angelina com Vicenzo. Surgiu uma amizade indescritível entre eles, compartilhavam seus sonhos, medos, receios, desejos e claro, uma paixão secreta.

Eu só conseguia pensar “e se o barão descobrir esse contato? O que vai ser de Angelina? O que ele será capaz de fazer com Vicenzo?”. É um misto de emoções que a Babi A. Sette consegue despertar no decorrer de cada capítulo. É viciante; é instigante; é apaixonante.

Muitas vezes, para chegarmos na recompensa temos que percorrer caminhos árduos e difíceis. Com o amor não é diferente. Alcança-los pode ser, em alguns momentos, doloroso e desafiador. Então precisamos ter coragem. (pág. 260)

Durante a narrativa eu só conseguia pensar em como o amor é poderoso, capaz de superar qualquer obstáculo e qualquer barreira. Então vale a pena você lutar por aquilo que você ama e por aquilo que você acredita.

Depois de tantos elogios, acho que ficou bem explícito o quanto eu amei esse livro, né? Ele me conquistou do começo ao fim e eu só tenho elogios! A autora tem uma escrita leve, fluída e muito, mas muito cativante. Após ler essa obra, agora quero ler todos os livros escritos pela Babi. Tenho certeza que vão me conquistar.

Nunca é tarde para recomeçar e ir atrás de realizar sonhos. Nunca é tarde para termos coragem de ser quem realmente somos. (pág. 344)

Babi A. Sette

Lágrimas de amor e café” é um romance de época que vai conquistar imensamente. O coração vai ficar apertadinho no começo, mas garanto que tudo valerá a pena, afinal, o amor é a maior força que você pode ter.

Talvez a vida não seja aquilo que acontece, e sim a maneira como vemos as coisas e escolhemos passar por elas. (pág. 354)

adicione no skoob: lágrimas de amor e café | 5 ❤

Título original: Lágrimas de amor e café
Escritora: Babi A. Sette
Editora: Verus
Páginas: 378
Lançamento: 2019
Gênero: romance / romance de época / literatura nacional

SINOPSE
Fragilizada pela morte da mãe e a miséria na Itália, Angelina aceita a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula.
Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que ama, já que durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer. Vincenzo também tem o Brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país. E é na fazenda de um barão do café, onde Angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que Vincenzo acaba achando trabalho.
Em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas. Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e viver esse grande amor?

15 comentários

  1. gosto mt de romance de época e esse tem quotes maravilhosas que vc separou aqui pra nos mostrar, adorei conhecer e fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente incrível! A Babi criou um contexto maravilhoso. Espero que você tenha a chance de conhecer.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade de ler algo, principalmente esse livro, que pelo o que tu disse parece ser maravilhoso. Adorei tua resenha, sem dúvidas irei ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com a autora e foi uma experiência incrível! Espero que você leia e se apaixone também.

      Excluir
  3. Amo romances de época e já havia ouvido falar nesse livro, mas confesso que sua resenha me deu um grande ânimo no sentido de realizar logo a leitura! Fiquei curiosa para saber a maneira como tudo se desenrola, sobretudo essa paixão ardente entre personagens que não podem sequer se imaginarem juntos. E a reação da sociedade a esse casal? Tô louca pra saber e lerei em breve. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que me conquistou imensamente, do começo ao fim. Eu não esperava que fosse me apaixonar tanto. Espero que você tenha a chance de ler também. Garanto que não vai se arrepender!

      Excluir
  4. A premissa desse livro me lembra muito uma história que li este ano, chamada "O amor nos tempos do ouro", da Marina Carvalho, outra autora nacional. E esse é só mais um motivo para eu desejar ler o livro, pois já conheço a escrita da Babi e, exceto por "A Promessa da Rosa", eu geralmente amo as histórias dela.

    Fico imaginando quanta crueldade esse casal terá que suportar para conseguir ficar junto. :( A Angelina, pelo que pude compreender da resenha, vive uma situação de violência doméstica e meu coração já fica apertado por ela, até porque sei como a autora costuma torturar seus protagonistas, fazendo eles passarem por sofrimentos imensos. Mas espero que no fim tudo dê certo para os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro da Marina eu tenho na minha estante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Fico feliz em saber que são similares. Agora estou mais curiosa! Esse foi meu primeiro contato com a Babi e devo dizer que ela arrasou com meu coração. Espero que você tenha a chance de ler e se encantar por essa obra, assim como eu.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Eu gosto muito da escrita da Babi, mesmo tendo lido apenas uma obra da mesma! Esse livro em especial tem despertado a minha curiosidade, além de uma capa encantadora, tem uma história que parece ser forte e apaixonante!
    Sua resenha está maravilhosa e me deixou mais encantada pela obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com a autora e devo dizer que ela me encantou do começo ao fim. Estou muito curiosa para conhecer outras obras! E espero que você dê uma chance ao livro. Garanto que vale muito a pena!

      Excluir
  6. Oi, que bom saber que você gostou do livro. Só de ler seu post eu já fiquei tensa com a possibilidade de o marido descobrir a relação da protagonista com o empregado. Eu amo romances de época, mas prefiro os menos dramáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem drama mesmo, mas vale muito a leitura. Espero que você dê uma chance. Garanto que não vai se arrepender.

      Excluir
  7. Li um livro da autora e não funcionou pra mim por isso não me interessei por outros títulos dela, mas sei que ela tem muitos fãs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com a autora e me apaixonei muito! Espero que os outros livros dela me cativem também.

      Excluir
  8. Babi é maravilhosa, o primeiro dela que li foi Não me esqueças, depois li os primeiras da Série Flores da Temporada .vou seguir acompanhando a escrita dela

    ResponderExcluir