Resenha | As dez-vantagens de morrer depois de você, de Fernanda de Castro Lima

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Você e sua melhor amiga escreveram uma lista de desejos uma para outra para ser realizada após a morte. Você teria coragem de realizar esses 10 itens? “As dez-vantagens de morrer depois de você”, lançamento da Editora Verus e escrito por Fernanda Castro Lima, vai contar a jornada de Gabriela em busca de realizar todos os desejos de sua melhor amiga.

Fernanda de Castro Lima

10 itens para cumprir.

Antes de tudo acontecer, Gabriela e sua melhor amiga, Júlia, conversaram de escrever uma lista com 10 itens para cada uma realizar depois da outra morrer. Algo totalmente inocente e que nenhuma acreditou que iria realizar antes dos 70 anos. Mas, infelizmente, um acidente mudou essa realidade.

Gabriela está no período de luto. Acabou de perder sua melhor amiga e ela tem apenas 17 anos! Como conseguir sobreviver com essa tamanha dor? A única coisa que restou foram os desafios que sua melhor amiga deixou. Seria loucura realizá-los? Talvez. Mas é tudo o que ela tem no momento.


Se apaixonar. Mais perigoso que saltar de paraquedas. Muito mais complicado que se deixar levar pelo ritmo da dança de salão. Infinitas vezes mais estúpido que qualquer um dos outros itens da lista de Júlia. (pág. 27)

Apesar de alguns desafios serem completamente loucos – afinal, o quão sério poderia ser esses desafios já que eram adolescentes? –, principalmente “se apaixonar”, Gabriela tentará realizar esses desejos de sua amiga. Júlia merece isso.

Fernanda de Castro Lima

Uma incrível homenagem.

Acho que é a primeira vez que leio um livro assim, com uma mensagem tão linda e sincera de uma amizade. Eu fico imaginando como seria se perdesse a minha melhor amiga e tivesse que realizar os seus desejos. Seria difícil, doloroso, mas ao mesmo tempo seria como tê-la próxima de mim.

Se essa foi a mensagem que a autora quis passar, sem dúvidas passou de forma perfeitamente maravilhosa. A forma como a autora Fernanda descrevia sua personagem, intercalando algumas passagens do passado, é impossível não se sentir parte do enredo e admirar esse verdadeiro laço de amizade. Elas eram quase irmãs de tão unidas!


Não sei por que sempre colocamos tantas expectativa no início de um ano novo. É como se, ao dormir no dia 31 de dezembro e acordar no dia 1º de janeiro, alguma coisa cósmica acontecesse e uma energia nova tivesse início, enterrando o que passou e fazendo nascer a expectativa e a esperança de dias melhores. (pág. 71)

Quando Gabriela começa a realizar os desejos, em alguns momentos o leitor começa até a rir das bizarras situações. Imagina você ir para a Paulista, com uma plaquinha de “me dá um abraço?” e ficar por lá o dia todo abraçando pessoas? Apesar do lindo gesto, imagina o que isso pode ocasionar? Lembranças e risadas, claro.

Assim como aprender a dançar. Se você começasse uma aula de dança e seu companheiro fosse um senhorzinho super fofinho, o que ele poderia te ensinar? Além da dança, pode mostrar o verdadeiro sentido da vida, mostrar o verdadeiro amor e criar um vínculo incrível.



E se ela se apaixonasse por uma cara totalmente famoso, tivesse que subir em um palco, cantar para a multidão e outras situações bizarras acontecessem? Isso, sem dúvidas, é algo que proporciona muitas risadas.

Isso foram alguns dos pontos que quis ressaltar dos desejos deixados por Júlia, mas existem outros que são bem loucos e que você não consegue imaginar. E o melhor de tudo é que a forma como foram descritos, você começa a vivenciar cada ponto de uma maneira diferente e se sente parte do enredo. Não é demais?

Fernanda de Castro Lima

Enfim, todos os desejos foram realizados!

Depois de 9 desejos realizados e vários aprendizados, Gabriela ainda não estava preparada para dizer adeus, mas o último desejo de sua amiga é o que faz ela se sentir em paz. É o que traz a paz que seu coração precisava.

Quando digo de aprendizados, digo que foram vários, inúmeros! Gabriela teve que “tomar vários tapas na cara” da vida para entender o real sentido das coisas e aprender a ver a vida com outros olhos. Os desejos de Júlia realmente a ajudaram em diversos aspectos.


Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita. (pág. 97)

E eu não poderia deixar de comentar dos personagens secundários, né? Eles ganharam destaque na história e foram importantes em cada pedacinho desse processo. São aqueles personagens que você sente vontade de colocar em um potinho!

Fernanda de Castro Lima

“As dez-vantagens de morrer depois de você” foi uma leitura incrível!

Eu me apaixonei por cada detalhe desse livro! Os desejos que Júlia deixou para Gabriela a ajudaram ser uma pessoa diferente, fizeram ela voltar a enxergar um mundo sem sua melhor amiga, a fazer algumas loucuras e a maior de todas, sem dúvida, foi a de se apaixonar.

Fernanda de Castro Lima mostra a importância da verdadeira amizade; a importância de aproveitar a vida e os pequenos momentos, a viver tudo com intensidade e se entregar. Mostra que não importa o que aconteça, a amizade verdadeira é capaz de superar qualquer coisa, até mesmo a morte.

Não é porque você perdeu sua melhor amiga que você precisa se privar do mundo. Você precisa viver, conhecer outras pessoas, deixar outras pessoas se aproximarem de você. Você precisa de pessoas ao seu redor para fazer novas lembranças e momentos inesquecíveis.

Um livro com uma leitura cativante, marcante e que vai fazer seu coração transbordar de diversos sentimentos.


Avaliação: 5 ❤ - adicione no skoob: as dez-vantagens de morrer depois de você
*livro recebido em parceria com a autora.


Título original: As dez-vantagens de morrer depois de você
Escritora: Fernanda de Castro Lima
Editora: Verus
Páginas: 252
Lançamento: 2019
Gênero: jovem adulto / literatura nacional


SINOPSE
Coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.
Gabriela Muniz tem dez desafios a cumprir, um mais desconcertante que o outro. Saltar de paraquedas é só o começo ― ela ainda vai ter que distribuir abraços a desconhecidos, aprender a dançar, cantar para uma multidão, entre outros itens da lista que sua amiga Júlia deixou para ela. A ideia surgiu em uma tarde em que as duas não tinham muito o que fazer: inventar dez coisas para a amiga cumprir caso a outra morresse. E que fossem coisas absurdas, já que, aos dezessete anos, a morte era algo muito, muito distante.
Mas, quando Júlia sofre um terrível acidente, resta a Gabriela a memória de sua melhor amiga ― e a lista de desafios, que agora terão de ser cumpridos. Entre situações que tiram a pacata Gabriela completamente da zona de conforto ― é sério que a Júlia incluiu “Se apaixonar” na lista? ―, ela talvez aprenda que a vida pode ser mais leve quando vivida com alegria e intensidade, e que coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

33 comentários

  1. Minha nossa!! eu fiquei de olhos marejados só de ler a resenha! Imagina lendo o livro! Nunca me imaginei numa situação assim, mas eu imagino que esse livro seja muito surreal, eu ando precisando de uns livros mais nessa pegada, amei essa dica, de verdade. preciso ler pra ontem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é totalmente incrível! Eu super recomendo a leitura. Você vai rir, vai chorar e vai sentir o coração apertadinho. Espero que leia e curta <3

      Excluir
  2. Gente, fiquei doida para ler mesmo nem sendo o meu estilo literário favorito. Nunca tinha visto uma premissa assim, até imaginei um pouco como seria e fiquei curiosa. Imaginei como seria perder um amigo importante e acho que enrolaria para realizar os desenhos para que assim me sentisse mais próxima dele por mais tempo. Parece uma leitura de aquecer o coração.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente, né? Acho que isso foi o que mais me chamou atenção no enredo. É incrível mesmo. Perder um amigo próximo deve ser muito, muito difícil. Recomendo demais essa leitura.

      Excluir
  3. Oiieee


    Que lindo! Já estava de olho nesse livro e depois dessa resenha empolgante com certeza quero ler, adoro histórias que retratam a amizade e homenageam de certa forma esse sentimento tão singelo. Amei essa premissa e acho que vai ser um livro que vai me emocionar.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se curte histórias assim você vai amar demais esse livro! Eu fiquei muito feliz em ler uma obra incrível como essa. Espero que ame também.

      Excluir
  4. Ah, eu preciso ler esse livro.
    Amo histórias que contém listas ou algo do tipo, e esse ainda me lembra Sr. Daniels.
    Amei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ainda não li Sr. Daniels, mas vou conferir :D Fico feliz que tenha gostado e espero que ame a leitura, assim como eu.

      Excluir
  5. Olá achei o título do livro muito chamativo, gostei muito de sua resenha e fiquei curiosa pela leitura, espero ter a oportunidade de ler em breve, a capa dele também é muito linda adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia mesmo. Esse livro é tão bom que todo mundo precisa conhecer!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Uma pergunta difícil de responder principalmente se formos parar para pensar numa pessoa tão especial que nos deixou. Não há resposta certa ou errada. Se não cumprirmos a listinha estamos indo contra a promessa. Mas se fizermos é um capítulo encerrado da vida. Achei interessante a proposta não conhecia o livro. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Acho que iniciar uma listinha é algo extremamente difícil, mas depois você vai realizar uma promessa, sabe? Foi incrível a forma como a autora descreveu todos os aspectos. Recomendo.

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, mas lembrei de 'P.S. Eu te amo e a Lista de Brett' que li e amei. Lembrei pela ideia de todos relacionados a perda de alguém e a nessecidade de cumprir listas que no fim só ajudarão a superar a fase vivida e a recomeçar sabendo que a pessoa sempre estará presente em suas lembranças etc.
    Enfim seu texto ficou ótimo, envolvente e objetivo. Parabéns pela escrita, pela leitura e valeu pela indicação. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, lembra os dois, sim, só que com personagens adolescentes e um vínculo de amizade incrível <3 Espero que você tenha chance de ler e amar esse livro. Fico feliz demais que tenha gostado.

      Excluir
  8. Eu acredito que me emocionaria muito com esse livro. Só de ler a sua resenha já fiquei sensível - pois já perdi uma amiga - e curiosa para ler <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, isso é tão triste :( espero que você tenha a chance de ler esse livro e goste.

      Excluir
  9. Achei a proposta do livro interessante o título também é bem sugestivo, dica anotada para uma futura leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi, esse livro parece ser um amor! Perder a melhor amiga sendo tão jovem deve ser muito difícil, e tentar cumprir essa lista de desejos pode ser desafiador e também trazer muito aprendizado. Pea sua resenha, creio que vou curtir muito essa leitura também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito difícil mesmo, eu nem faço ideia :( e há muito o que aprender com o livro. É uma leitura que recomendo muito.

      Excluir
  11. Nossa fiquei apaixonada por sua resenha que me apresento esse livro lindo e singular. Fiquei curiosa para saber como foram comprimidos os desejos e é incrível como só temos o hoje o amanhã nada sabemos e tudo pode acontecer em fração de segundos. Como não acredito em acasos, certamente o Universo conspirou para que Julia contribuísse para que Gabriela entendesse o sentido da vida e a vivesse em sua plenitude.

    Bjs
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Seu comentário foi lindo e fico realmente feliz que tenha gostado da resenha. Tentei expressar tudo o que o livro me causou. Espero que você tenha chance de ler e goste também <3

      Excluir
  12. Awn, essa parece ser uma história bem delicinha de se ler! Mesmo passando por situações tristes e tudo o mais, imagino que deve ser uma história bem bonita e inspiradora, com aprendizados e sensações boas.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo! É aquele livro que você guarda no coração para sempre.

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Eu fiquei curiosa com o livro justamente por ressaltar a importância de uma amizade, que pelo jeito é bem forte. Sua resenha me deixou curiosa para saber quais desejos serão realizados, e pelo jeito tem alguns bem constrangedores mesmo, mas que no final deve dar altas risadas. Adorei e dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível não rir em algumas situações ou ficar com o coração apertadinho quando a saudade bate na personagem, sabe? É uma leitura que recomendo muito.

      Excluir
  14. Como não conhecia esse livro? Amei a capa, a proposta da história e agora estou enlouquecida querendo ler el. Ami a sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lançamento da Verus e está incrível <3 espero que você leia porque ele é muito bom!

      Excluir
  15. Olá,
    Este livro parece ser tão 'chorável' rs. Li alguns livros sobre superação de luto e todos costumam me emocionar de mais, mesmo fugindo de livros com adolescentes este parece trazer algo diferente.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente mesmo. Acho que vale muito a pena você dar uma chance. Você pode se surpreender ;)

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?

    Que premissa, heim? Bem intensa. Suas ponderações me fizeram sentir que o livro trás reflexões importantes e, confesso, foi isso que chamou a minha atenção. Indicação super anotada!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele livro incrível e que te faz pensar na vida de outra forma. Vale muito a pena!

      Excluir
  17. Quando eu vi a capa e a sinopse desse livro logo achei muito interessante. Eu adoro young adults, e adorei a mensagem por trás deste, e os trechos que você postou também achei lindos. Amei sua resenha e só reforçou ainda mais a minha vontade de le-lo.Já ta na minha lista.
    Beijão ;)

    Starbooks
    www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir