Resenha | As coisas que fazemos por amor, de Kristin Hannah

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Sabe aquele livro que toca o coração em diversos pontos? “As coisas que fazemos por amor”, publicado em 2017 pela Editora Arqueiro, é esse livro. Ele vai mostrar diversos aspectos do amor, laços entre as famílias, superação e crescimento.

Kristin Hannah

O ENREDO

Angela, mais conhecida como Angie, sempre soube o que fazer da sua vida, desde a época da escola. Quando se casou, ela só conseguia pensar em ter o filho que sempre sonhou, mas depois de anos tentando engravidas e diversas complicações, isso nunca foi possível.

Voltando para a sua cidade Natal, em West End, ela decide que é hora de assumir o restaurante da família DeSaria e dar uma nova vida a ele e até mesmo para ela. Seu casamento não superou todas as dificuldades e ela perdeu recentemente seu pai. Muitos sofrimentos dentro dela, então é hora de recomeçar.


"Lembranças não viviam nas ruas ou nas cidades. Fluíam com o sangue, pulsavam com as batidas do coração." (pág. 26)

Já do outro lado temos uma adolescente de 17 anos, totalmente estudiosa e com muita responsabilidade para a sua idade. Sua mãe a culpa por ter tido ela tão nova e não dá a atenção necessária, não cuida, não se importa com ela. Tudo que sua mãe quer saber é de homens, bebidas e cigarros. Toda a responsabilidade da casa e até mesmo de sua vida é de Lauren Ribido.

Quando Lauren é demitida do seu emprego, o seu mundo desmorona de vez. Assim como as inscrições da faculdade estão chegando, o baile também está. Ela precisa arrumar um novo trabalho para conseguir um vestido e pagar todo o aluguel atrasado que sua mãe deixou. E é nessa procura que Lauren e Angie acabam se conhecendo.


"A gente pensa que ela vai ficar em suspenso, que vai esperar até que a gente pare de chorar, mas a vida continua. Não perca seu tempo olhando para trás. Senão vai acabar deixando de notar o que está à sua frente." (pág. 65)

Uma conexão muito forte surge entre elas e nenhuma esperava que a vida fosse capaz de pregar diversas peças e até mesmo um vínculo enorme entre ambas.

AS PERSONAGENS

Kristin Hannah
O que dizer dessas personagens? Elas são totalmente apaixonantes, cativantes e com um coração realmente enorme! Você se apega a cada uma delas, entende todos os seus medos, anseios e os problemas já enfrentados até aquele momento.

De um lado temos uma mulher que está sofrendo com todos os problemas da vida. Aliás, uma separação, a morte de seu pai e uma enorme decepção são somatórias para deixar uma pessoa completamente sem estrutura. E de outro lado temos uma adolescente com falta de carinho, de atenção e de amor, mas que segue seu caminho da forma correta, sem ocasionar nenhuma outra decepção a mãe, mesmo que ela não ligue.


"A dor era assim. Às vezes parecia algo recente, não importava quanto tempo houvesse passado. Algumas perdas eram profundas demais: a vida não dava conta de curá-las por completo." (pág. 122)

É perceptível que elas não possuam nada em comum, não é mesmo? Mas a partir do momento que elas se conhecem, há uma enorme conexão entre elas e toda a história começa a criar uma vida, ter um sentido. É tocante demais ler esses acontecimentos e você se apega ainda mais, assim como passa a admirar muito cada atitude de cada uma delas.

O que mais gostei nessa conexão é que a dor e o sofrimento de cada uma, apesar de serem bem diferentes, é o que as uniu. Elas precisavam dessa conexão, desse vínculo. Tudo que posso dizer é que são personagens apaixonantes.


"O amor pode nos ajudar a passar por dificuldades. Mas também pode ser o motivo dessas dificuldades." (pág. 186)


Kristin Hannah

A NARRATIVA

Esse foi meu primeiro contato com a autora Kristin Hannah e posso dizer que eu me encantei desde a primeira página. A autora tem aquela narrativa emocionante e muito cativante. A forma como ela relata todos os acontecimentos entre as personagens é totalmente incrível e apaixonante.

Toda a narrativa do livro é em terceira pessoa e a cada novo capítulo ela deixa aquela vontade de continuar e saber o que irá acontecer no próximo. É uma daquelas escritas totalmente viciantes e que você não consegue largar o livro de forma alguma.


"A vida dá um jeito de seguir em frente, e a gente faz o melhor que pode para acompanhar o fluxo. O coração partido se cura. Como qualquer ferimento, fica uma cicatriz, uma lembrança, porém esmaecida. De repente você percebe que passou uma hora sem pensar a respeito, depois um dia." (pág. 270)

Em muitos momentos senti meu coração apertadinho pelo o que estava acontecendo na vida de Angie e Lauren e até mesmo deixou meus olhos cheio de lágrimas. Quando finalizei o livro tive a certeza que era um dos meus favoritos. Ele me fez pensar e refletir sobre todos os acontecimentos abordados e mostrando que o amor sempre vence.


FINALIZANDO...

Kristin Hannah
Quando eu li o título “as coisas que fazemos por amor”, sem conhecer a sinopse, eu pensava que o mesmo teria um foco em algum casal, mas não. Após ler a sinopse e começar a leitura deste livro, percebi que ele vai muito além de um casal: é um amor entre família, um amor inexplicável e sublime.

Este livro me despertou diversas emoções em cada virar de página, me cativando desde o primeiro parágrafo até o último. É impossível não se apaixonar pela história, pelas personagens e até mesmo escrita da autora. É aquele exemplar que você leva no coração para sempre!


"Algumas coisas na vida, porém, não se podiam procurar. Só se podia esperar por elas. Como o clima. Às vezes você olha para o horizonte e vê um brando de nuvens de tempestade. Mas isso não garante que vá chover no dia seguinte." (pág. 303)

Uma história com muitas reviravoltas e assuntos delicados, Kristin Hannah tocou fundo o meu coração e mostrou que o amor é capaz de tudo e que nós somos capazes de fazer qualquer coisa em nome do amor.


Avaliação: 5 ❤ + 🌟 - adicione no skoob: as coisas que fazemos por amor
*livro recebido em parceria com a editora arqueiro.

Título original: The things we do for love
Escritora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Lançamento: 2017
Gênero: drama / romance


SINOPSE
Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.
Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.
Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.
Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família.

28 comentários

  1. Ai queria ler esse livro e perdi o bendito. Correio ruim :S
    A autora é uma que amo e sei que iria adorar ler. Uma história forte, cheia de sentimentos e gostei desse paralelo de idades das protagonistas, as coisas que cada uma passa e a união que surge. Num primeiro momento achei que seria história de casal também, mas fiquei feliz de ser assim, diferente do que imaginei. O legal da autora é essa habilidade de falar de tanto assunto familiar, amor, amizade e família mesmo e de uma forma tão fácil de ver acontecendo. Sempre me prende e acabo adorando. Parece mais um livro lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com a autora e eu estou totalmente apaixonada por ela! O livro me tocou em muitos aspectos e acabou entrando para a minha listinha de livros favoritos da vida! Espero que você tenha a oportunidade de se apaixonar por ele também.

      Excluir
  2. Sempre pensei que Kristin hannah era meio chick-lit, mas é mais pro drama...achei interessante a historia. O titulo do livro me lembrou muito GOT rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que lembrou GOT? haha Como eu não assisto, não tenho nem ideia, porém sim... pelo menos esse livro da Kristin foi bem puxado para o drama e acredito que todos os outros devem ter essa pitadinha.

      Excluir
  3. Essa história deve ser daquelas em que faz acreditar no amor mesmo com os problemas, o amor é maior! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor além de um relacionamento amoroso né? <3 é incrível.

      Excluir
  4. Eu sou louca para ler algo dessa autora! Os livros dela parecem ser muito bons e as capas são sempre maravilhosas! Espero ler em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido nada dela e depois de conhecer esse livro, quero ler tuuudo! É realmente maravilhoso.

      Excluir
  5. Eu amo a escrita da Kristin e amei esse livro.
    A maneira como ela desenvolveu a relação entre essas duas é linda e o final foi perfeito.
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação delas é realmente maravilhosa! Fiquei totalmente apaixonada e encantada. Já quero ler todos os livros da autora.

      Excluir
  6. Olá!
    Já tinha lido sobre esse livro mas não estava muito lembrada do que realmente era a trama. Ao ler aqui fiquei super ansiosa e curiosa por querer ler esse livro, ainda mas que eu conheço a autora e sei que os livros delas são maravilhosos..Quero muito ler todos os livros dela..e pelo que vejo esse livro retrata uma historia muito linda e sobre uma amizade.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma história de amor, amizade e maternidade. É um livro que recomendo muito! Adorei como tudo aconteceu na trama. Espero que tenha a chance de ler.

      Excluir
  7. Olá Fabiana!
    Estou procurando uma obra para me emocionar, e já vi que encontrei a escolha certa. Este livro parece ser capaz de tocar profundamente o leitor, que acompanha o laço afetivo se formando entre as protagonistas, torcendo para que o amor seja capaz de reerguê-las. A obra é daquelas que exige a caixa de lenços do lado, porque as lágrimas com certeza devem escorrer em algum momento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estava procurando, essa é a dica perfeita mesmo! Apesar de não ter chorado durante a narrativa, confesso que meu coração ficou totalmente cheio de amor e em muitos momentos até apertadinho. Espero que leia e ame, assim como eu.

      Excluir
  8. Acredito que a obra será uma ótima leitura, adorei sua resenha, ja li outra obra na autora e adorei, fiquei bem empolgada em conhecer mais desse trabalho dela, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conhecer. O livro realmente é incrível!

      Excluir
  9. Olá Fabiana!
    Faz tempo que quero ler esse livro mas outros vão sendo prioridade e é ficou esquecido na lista. A abordagem do amor fraterno criado sem nenhum laço de parentesco é muito bonita. Evidencia que os seres humanos tem a incrível capacidade de criar afeição pelo próximo, sem que seja uma "obrigação". O apoio que uma dá a outra para superar os problemas da vida é muito tocante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reserve um tempinho para ler este livro. Garanto que você vai se apaixonar e não vai se arrepender! O livro realmente é incrível e toda mensagem por trás dele também.

      Excluir
  10. Caraca, não conhecia esse livro, obrigada por isso, deve ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  11. Fabi!
    Os livros da Kristin tem esse poder sobre o leitor, causa impacto e nos faz repensar em muitas coisas, sem contar que temos de comprar uma caixa de lenços, né?kkkk
    Já me identifiquei com a Angie, porque sempre quis ser mãe biológica e nunca pude, embora tenha sido mãe de outras formas, dos sobrinhos, das enteadas… e sei bem a frustação qu ela passou.
    Quero poder conferir a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, isso realmente é bem tocante né :( com certeza você vai amar esse livro. Por favor, leia.

      Excluir
  12. Oiii ❤ Já adicionei esse livro na minha (enorme) lista de próximas leituras ❤ Eu já tinha ouvido falar nesse livro logo que lançou, e também achei que se tratava de um romance entre um casal, mas fico feliz em saber que esse livro vai muito além disso. Adoro livros com esse tipo de profundidade ❤ Ainda não li nenhum livro da Kristin Hannah, mas vou começar com As coisas que fazemos por amor, que parece o livro ideal pra conhecer a escrita da Kristin ❤
    Obrigada pela indicação, já estou animada para ler esse livro! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com a autora e eu me apaixonei por sua escrita e principalmente por tudo que é abordado. Garanto que você vai se apaixonar muito!

      Excluir
  13. Oi, Fabiana!
    Quando decido ler um livro o meu foco se concentra na história de amor do casal protagonista, se o livro não gira em torno disso ou o foco principal não é esse, o meu interesse costuma ir a zero, provavelmente por isso não me interessei pela trama de As Coisas Que Fazemos Por Amor, é raro eu me interessar por histórias de amor familiar e/ou de amizade, como é o caso desse livro...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que o livro não tenha chamado sua atenção. Foi uma das melhores leituras este ano! Quem sabe um dia você decida ler. Garanto que não vai se arrepender.

      Excluir
  14. Olá! Adorei a resenha!
    Sempre vejo falarem bem dos livros da Kristin e tenho muita curiosidade em conhecê-los.
    Só pela primeira frase da resenha eu já quis ler As Coisas que Fazemos por Amor, adoro quando um livro é tão bom que toca o nosso coração.
    Achei muito interessante o livro abordar temas como laços familiares, superação e crescimento. Acho que esse livro tem tudo para se tornar um dos meus favoritos também.
    Espero poder conhecer em breve Angie e Lauren, as situações que elas enfrentam e como as duas se conhecem.
    Obrigada pela indicação!♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já gostou logo de cara do livro, então imagina após a leitura!? Acho que você vai se surpreender e se apaixonar muito.

      Excluir