11 livros de suspense para o Halloween

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Halloween chegou e mesmo aqui no Brasil não sendo comemorado como é no exterior, decidi trazer para vocês algumas dicas de livros de terror/suspense para aproveitar esse grande dia, principalmente o feriado que se aproxima.


dicas de livros


Como não leio tantos livros do gênero, decidi fazer uma enquete nos stories do Instagram e algumas pessoas me mandaram sugestão. Vamos conferir?


O HOMEM DE GIZ - indicado por @leiturizar

Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.


A CASA DOS PESADELOS - indicado por @maravilivros

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


DEIXADA PARA TRÁS - indicado por @proximocapitulo

Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.
Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.
A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.
Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.


BLOOD, UMA HISTÓRIA DE SANGUE - indicado por @karol.sena.1426

Um bebê é encontrado por uma jovem em um rio e criado até o início da idade adulta, quando é deixado aos cuidados do Monastério para ser iniciado nos ensinamentos de Deus. Quando o rapaz descobre que não é a mão divina que escreve os livros que regem sua doutrina, mas sim a de seu mentor, ele se sente traído e parte, mas não sem antes assassinar o homem, em um acesso de fúria. Sem rumo certo, ele dá início a uma jornada de autoconhecimento, até se deparar com uma tribo de vampiros em uma floresta que, contra a sua vontade, o transforma em um deles. Nesse dia nasce Blood, o vampiro…



O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS - indicado por @amaanadaa

Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.
Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.


ENTRE QUATRO PAREDES - indicado por @estantes_paralelas_

Grace é a esposa perfeita.
Ela abriu mão do emprego para se dedicar ao marido e à casa. Agora prepara jantares maravilhosos, cuida do jardim, costura e pinta quadros fantásticos. Grace mal tem tempo de sentir falta de sua antiga vida.
Ela é casada com Jack, o marido perfeito.
Ele é um advogado especializado em casos de mulheres vítimas de violência e nunca perdeu uma ação no tribunal. Rico, charmoso e bonito, todos se perguntavam por que havia demorado tanto a se casar.
Os dois formam um casal perfeito.
Eles estão sempre juntos. Grace não comparece a um almoço sem que Jack a acompanhe. Também não tem celular, que ela diz ser uma perda de tempo. E seu e-mail é compartilhado com Jack, afinal, os dois não guardam segredos um do outro. Parece ser o casamento perfeito. Mas por que Grace não abre a porta quando a campainha toca e não atende o telefone de casa? E por que há grades na janela do seu quarto? 


SORRISO DE HIENA - indicado por @kimsantiagoo

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?


CAIXA DE PÁSSAROS - indicado por @kimsantiagoo

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


O VILAREJO - indicado por @kimsantiagoo

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.



CONDUTA CRUEL - indicado por @jeane.samara

Nunca sabemos o que vai na mente de cada um e como os pensamentos alteram o modo de se comportar das pessoas. Mas o perigo pode estar bem a sua frente, sem que você nem saiba.
Afinal, você teria medo de um homem que estudou em um colégio católico, que possui boa aparência e é um dedicado pai de família? E de uma mulher ingênua, dona de casa, com traços delicados?
Assassinos sádicos geralmente apresentam-se na forma de pessoas comuns, que em um primeiro momento não representam perigo e medo. No entanto, ao encontrar uma vítima, esses personagens transformam-se em seres cruéis, com fetiches assustadores e capazes de tudo para saciar desejos obscuros e incontroláveis que resultam em dor e morte.
Nas páginas deste livro é possível entender um pouco mais sobre esses seres que estão infiltrados na sociedade e que passam despercebidos. Homens e mulheres que, quando encontram sua “presa”, destroem vidas e sonhos e deixam o rastro de um mundo cruel, injusto e trágico.


NÃO CONFIE EM NINGUÉM - indicado por @primaveraliteraria_

O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.



💭 Gostaram das indicações? Quais livros do gênero você me indicaria?

11 comentários

  1. Oi Fabiana! Tudo bem? Eu não leio terror, suspense, thriller, mas tive uma experiência literária com o gênero esse ano e foi "Caixa de Pássaros". Eu adorei, fiquei super tensa (acredito que essa era a intenção do livro mesmo) do início ao fim, me decepcionei um pouco com o desfecho, mas o desenrolar da história é de deixar qualquer um extremamente nervoso! Achei super bacana ter feito a enquete e surgiram muitas dicas legais para quem curte esses gêneros.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as indicações! Já li alguns e tem outros que quero muito ler, como O Homem de Giz e O Sorriso da Hiena e O Vilarejo. A maioria dos livros que tenho pego pra ler ultimamente são de Suapense. Estou amando esse gênero!

    ResponderExcluir
  3. quanto indicação bacana desse tipo de tema pra ler no Halloween, adorei conhecer mais desses livros por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabi tudo bem? Parabéns pelas suas indicações são bem interessantes não li nenhum desses ainda, mas já estou anotando aqui para ler mais para frente, os que me chamaram mais a atenção foi O Vilarejo, A Caixa de Pássaros e Entre quatro Paredes, fiquei bem animada para lê-los, obrigada pelas dicas, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, ainda mais pela maioria estar na minha lista de desejos a algum tempo. Dos mencionados eu só li Entre quatro paredes e Caixa de pássaros, que poderia ter um fim melhor, mas vale a pena. O Vilarejo e o homem de giz são minhas prioridades, espero conseguir comprar na black friday desse ano.

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as indicações.
    O menino que desenhava monstros de todos foi o que mais me chamou atenção.
    Não sei se é o tipo que você gosta mas A Maldição do Cigano eu gostei .

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiana.

    Adorei sua lista de livros de suspense. Anotei as dica literárias para ler porque o único que li até o momento foi O Vilarejo. Ele é sensacional e espero que os outros também sejam da mesma forma. Obrigada pelas dicas.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Amei as dicas! Li uma grande parte desses livros, porque adoro suspense e sempre tou lendo algo novo nesse estilo. Desta lista quero muito ler Não confie em ninguém e Entre quatro paredes, porque amei os livros anteriores dos autores. Obrigada pelas dicas!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Amei as dicas, estava precisando de algo assim.
    Eu já li O vilarejo, A casa dos pesadelos, Sorriso da Hiena e Entre quatro paredes e gostei bastante. Estou bem curiosa para ler os livros do Donlea.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem???

    Amei sua listinha de leituras, confesso que odiei entre quatro paredes e casa dos pesadelos me entediou, mas os do Charlie são paixões minha,
    Adorei suas escolhas, o que eu não li irei ler futuramente.
    BJus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Nossa quantas dicas legais, li apenas 'Caixa de pássaros' e gostei muito.
    Essa sua lista está bem caprichada. Amei sua ideia de pegar dicas com os leitores/visitantes do seu Instagram. Ótima ideia!!!! Valeu demais pelas dicas de leitura.

    ResponderExcluir