Especial: 1 ano de Gayle Forman no Brasil

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Na semana passada, no dia 10 de Setembro, completou exatamente um ano desde que a autora Gayle Forman esteve no Brasil, mais precisamente em São Paulo para o lançamento de "Quando eu parti", publico pela Galera Record.

E ainda em clima dessa comemoração, trouxe um especial para essa autora incrível!

Gayle Forman no Brasil

CONHEÇA A AUTORA

Gayle Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine.
Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.


PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO NO BRASIL

O primeiro livro da Gayle Forman publicado no Brasil foi "se eu ficar" através da Editora Rocco. Em 2013, a editora Novo Conceito comprou os direitos desse exemplar e adaptou a capa para o filme.

Confira a capa publicada pela Rocco e Novo Conceito:
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... E o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

- Confira a resenha.

QUOTE FAVORITO: "Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você." (pág. 159)

Confira o trailer do filme que foi lançado em 2014:


Após sua primeira publicação no Brasil, os livros não pararam de chegar por aqui através da editora Novo Conceito, Arqueiro, Galera Record e até pela Intrínseca! Separei para vocês os outros lançamentos da autora por cada editora:

LANÇAMENTOS ATRAVÉS DA NOVO CONCEITO

Depois do lançamento de "se eu ficar", houve a continuação com o nome "para onde ela foi", que foi publicado ainda em 2013 e agora, em 2018, a editora irá publicar com uma nova capa:

- confira a resenha.

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

QUOTE FAVORITO: "Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas às vezes passar por um parece tão impossível quanto escalar o Everest." (pág. 27)

Já em 2014, a editora publicou "apenas um dia" e em e em 2015 relançou com uma capa nova:

- confira a resenha.

QUOTE FAVORITO: "Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em apenas um dia." (pág. 135)

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.


Ainda em 2015, houve o lançamento de "apenas um ano", continuação de "apenas um dia":
Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

LANÇAMENTOS ATRAVÉS DA GALERA RECORD

Em 2016, a galera Record publicou o livro "quando eu parti". Em 2017, a mesma trouxe a autora para o Brasil com a divulgação deste exemplar:

- Confira a entrevista com a Gayle Forman.

Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados. Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ”ex-amiga” Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco.
Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa.
Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.

QUOTE FAVORITO"Então as coisas eram assim. As pessoas entravam em sua vida. Algumas ficavam. Outras, não. Algumas se afastavam, mas voltavam para você." (pág. 301)

- Confira, também, a resenha.

LANÇAMENTO ATRAVÉS DA INTRÍNSECA

A editora Intrínseca também publicou um livro da autora, "o presente do meu grande amor", porém é um livro com doze contos e reúne diversos autores como David Levithan - todo dia -, Stephanie Perkins - Anna e o beijo francês -, Jenny Han - para todos os garotos que já amei -, entre outros:

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança. 



LANÇAMENTOS ATRAVÉS DA ARQUEIRO

A editora Arqueiro vem publicando muitos livros da autora no Brasil, sendo o primeiro em 2015, "eu estive aqui":

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo...
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. 

QUOTE FAVORITO: "E, às vezes, o mais difícil de tudo: perdoar a nós mesmos." (pág. 174)

- Confira a resenha.


A segunda publicação através da editora foi "o que há de estranho em mim", publicado em 2016:
Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.


ÚLTIMO LANÇAMENTO NO BRASIL

No dia 03 de Setembro, a editora Arqueiro publicou o livro "eu perdi o rumo". Ontem fiz uma postagem no blog (hiperlink) mostrando o brinde que veio junto com o exemplar (já que comprei na pré-venda):

Freya perdeu a voz no meio das gravações de seu álbum de estreia. Harun planeja fugir de casa para encontrar o garoto que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova York com uma mochila, um plano elaborado em meio ao desespero e nada a perder.
Os três se esbarram por acaso no Central Park e, ao longo de um único dia, lentamente revelam trechos do passado que não conseguiram enfrentar sozinhos. Juntos, eles começam a entender que a saída do lugar triste e escuro em que se acham pode estar no gesto de ajudar o próximo a descobrir o próprio caminho.
Contado a partir de três perspectivas diferentes, o romance inédito de Gayle Forman aborda o poder da amizade e a audácia de ser fiel a si mesmo. Eu Perdi o Rumo marca a volta de Gayle aos livros jovens, que a consagraram internacionalmente, e traz a prosa elegante que seus fãs conhecem e amam.




Participe do top comentarista de Setembro

11 comentários

  1. Oi tudo bem? Já ouvi falar muito dessa autora, mas sendo sincera não li nada dela ainda, e não me pergunte porque pois eu mesma não sei kkk, andei dando uma olhada em algumas resenhas dela e achei os enredos bem interessantes. Parabéns pelo post fiquei por dentro e conhecendo mais a autora, coloquei na minha lista de leitura, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oie, que post mais fofinho, adorei saber um pouquinho mais sobre a autora! Eu nunca li nada dela mas to bem ansiosa pra adquirir Eu perdi o rumo porque a narrativa e o enredo parecem ser sensacionais, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    É sempre bom quando algum/a autor/a que adoramos vem para o Brasil. Eu tenho leves surtos toda vez. Não conhecia muito dessa autora e gostei de conhecer um pouco mais e ver todos os livros lançados aqui no país. De todos, tenho o "Se eu ficar" e "Para onde ela foi", porém ainda não li. Adorei seu post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amo a Gayle! Não li todos os livros dela, só os que saíram pela Novo Conceito, O que há de estranho em mim e Quando eu parti. Quando eu parti foi o que menos gostei, e O que há de estranho em mim e Se eu ficar meus preferidos. Estive no evento com a autora em SP e amei conhecê-la!

    ResponderExcluir
  5. Olá! nunca li nada da Gayle, somente vi a adaptação do livro Se eu ficar e gostei muito! Acho que a escrita dela é juvenil, porém sem muita apelação pro drama e outra pegada exagerada.. Tenho muita vontade de ler algum de seus livros.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem?!

    Eu já conhecia alguns dos livros dela, o quer um mais gostei de ler foi Apenas um Dia, mas confesso que chorei bastante lendo Se eu ficar. Não tive a oportunidade de ir no evento em que ela esteve aqui no Brasil no ano passado, mas é sempre bom ler posts como o seu lembrando de coisas boas e das obras.

    Beijos

    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já tive oportunidade de ler uns cinco livros dela e gostei deles, gostaria de poder ler todos.
    Dizem que ela é ótima em termos de atenão com os leitores.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii, até hoje só li o livro dela "O que há de estranho em mim", curti muito a leitura. Estou doida para ler o novo dela que saiu pela Arqueiro... Adorei o post e a oportunidade de conhecer mais dela, nunca tinha percebido que ela já tinha tantos lançamentos aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  9. Não dava muita bola para a autora até então, até porque os primeiros livros publicados no Brasil não fazem muito meu estilo, apesar de que as duologias dela narram as visões diferentes dos casais, e isso bem legal rsrs A capa de Se eu Ficar da Rocco é infinitamente mais linda que a capa do filme, não entendo porque nem é conhecida :( Os demais eu fiquei com vontade de ler. Tem uma pegada misteriosa, e o livro de contos reúnem outros autores que eu conheço de outros carnavais rsrs Vou acompanhar mais o trabalho dela de agora em diante e esperar que ela possa vir mais vezes ao Brasil :)

    ResponderExcluir
  10. Essa altura é maravilhosa eu já li os livros dela eu estive aqui ,um presente para meu grande amor e se eu ficar. Mas infelizmente eu não pude ver ela em São Paulo ano passado

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Que post bacana, Gayle é bem amada entre os brasileiros e apesar de ter lido apenas quando eu parti, tenho curiosidade nos outros, e seu lançamento já esta na minha pilha de próximas leituras, espero gostar bastante da experiência.

    Beijokas

    ResponderExcluir