Resenha | Entre laços e conflitos, de Helô Delgado

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Já imaginou se sua vida mudasse completamente aos 16 anos e você precisasse morar em outra cidade para que um grande segredo não fosse revelado, pois, se acontecesse, não só sua vida, mas de outras pessoas também estariam comprometidas?

Helô Delgado
Foi isso que aconteceu com Natália. Sem alternativa para o que estava acontecendo em sua vida, ela mudou-se de cidade para morar com seus tios. Ela teve todo apoio do seu pai para essa mudança repentina e deixou para trás o colégio, sua melhor amiga e um grande amor.

As pessoas que estavam em sua volta em Poços de Caldas não entendiam o porquê dessa mudança toda e ela também não podia falar do assunto, pois isso envolvia outras pessoas e não era somente a sua vida que estava em jogo. E ela só tinha 16 anos na época, como lidar com um turbilhão de acontecimentos tudo de uma vez? Era realmente difícil.


🎀 "Não adiantava dizer que a vida seguiria como se nada tivesse acontecido, porque era uma grande mentira."

Quinze anos depois, Natália volta para a sua cidade junto de seus filhos, Mariana e Guilherme. Precisando correr contra o tempo, ela precisa de um doador já que seu filho tem uma doença chamada aplasia medular grave. Seria possível, após todos os seus problemas do passado, superar tudo o que aconteceu e viver essa nova realidade?

Sua vida está prestes a mudar e o segredo a se revelar. Como Natália irá superar tudo isso?

💭
Helô Delgado

🎀 "Existem momentos em que precisamos de conforto e não sabemos como pedir."

Falar de “entre laços e conflitos” é algo extremamente delicado, pois o livro vai muito além do que a sinopse e a premissa são capazes de mostrar. Sabemos que o livro vai falar de amor, de família e de conflitos, mas também vai abordar assuntos como doação, aborto e estupro. Um livro que você precisa estar preparada para muitas emoções e diversos acontecimentos chocantes.

A escrita da Helô Delgado é incrível. Ela narra perfeitamente os detalhes, fazendo com que o leitor viva com toda intensidade possível tudo o que está acontecendo naquele momento. E cada capítulo é como se fosse uma bomba prestes a estourar, pois estamos tão presos com a narrativa e com a vida de Natália que só esperamos que as coisas sejam resolvidas, independentemente de como sejam. E, confesso, adorei essa sensação!


🎀 "O amor me guiava. O amor curava todas as feridas. Também criava novas, mas quem poderia dizer que tinha uma vida plena e sem sofrimento?"

Agora preciso fazer uma ressalva para o ponto muito importante que é o estupro neste livro. Em certos momentos eu senti vontade de gritar com a personagem, de mandar mensagem para a autora e “tirar satisfação” do porquê tudo estava acontecendo exatamente daquele jeito. Não, não podia! Tudo precisava de um rumo totalmente diferente. Mas quando eu li a nota da autora (e olha que não costumo ler de todos os livros) eu entendi a mensagem que ela quis passar. A mensagem é uma realidade que vivemos e que muitas mulheres, infelizmente, passam. É triste, mas é a verdade.

O livro traz um apertinho no peito por todos os acontecimentos, mas em alguns momentos traz um sorrisinho bobo no rosto quando o romance começa a deslanchar na vida de Natália. É um amor antigo, é real, é intenso, é verdadeiro! É impossível você não se apaixonar por esse casal, assim como você vai se encantar com outros personagens apresentados nessa história. Mas, não esqueça: você vai odiar certo personagem. Sério, isso vai acontecer! Não tenha dúvidas. Então prepare-se.


🎀 "Entre laços e conflitos, a felicidade ressurgia. Só nos restava saber valorizar cada momento, cada segundo do que nos era permitido viver. Caindo e levantando, sofrendo e erguendo a cabeça, enfrentando cada obstáculo sem desanimar."


Confesso que não esperava que “entre laços e conflitos” fosse abordar tantos assuntos delicados de uma só vez. Esperava algo entre conflitos familiares, reconciliações e tudo mais, mas nada tão além disso. Fui surpreendida e de uma forma boa! Acredito que é um assunto pouco tratado na literatura e que precisa ganhar mais vida e mostrar a importância que precisamos dar para esses problemas reais. Me arrisco dizer que não lidaria tão bem com os problemas enfrentados pela personagem. Não mesmo!

Outro ponto que gostei bastante na narrativa foi intercalar o presente e o passado. É algo de suma importância já que a vida da personagem muda drasticamente após acontecimentos do passado. O que mais gosto nesse estilo de narrativa é a forma como conseguimos entender todos os medos, anseios e atitudes dos personagens.

Com uma narrativa fluída, uma trama bem construída e rica em detalhes, Helô Delgado nos presenteia com um livro tocante, cheio de emoção e acontecimentos arrasadores, que prenderá a atenção do leitor do começo ao fim. E se você fizer a leitura deste livro, leiam a nota da autora. Ela é de extrema importância para essa profunda história.


Avaliação: 4,5 ❤
*e-book cedido em parceria com a autora.
*compre o e-book na Amazon.


Título original: Entre Laços e Conflitos
Escritora: Helô Delgado
Editora: Coerência
Ano de publicação: 2018
Páginas: 329
Gênero: Drama / ficção / romance

SINOPSE | SKOOB
Já imaginou o que aconteceria se você tivesse um terrível segredo e, de repente, precisasse revelá-lo?
Amor, família e intrigas.
Aos dezesseis, Natália viu sua vida ser despedaçada. Sem alternativa, juntou o que considerava importante e se mudou para a casa dos tios a quilômetros de distância. Deixou tudo o que conhecia para trás. Nunca mais viu nem conversou com ninguém que fez parte do seu passado. Nenhuma pessoa soube que ela enfrentava o que acreditava ser o momento mais difícil da sua vida.
Anos depois, chegou a hora de encarar. Uma situação fora do controle faz com que arrume as malas às pressas e volte para a cidade em que nasceu. Desesperada e correndo contra o tempo, precisa reunir forças para enfrentar sua nova realidade.

8 comentários

  1. Olá! Não conhecia a autora ou o livro, e achei muito bacana a premissa. Gostei do modo como a autora conduz a história, mesmo mantendo esse segredo tão importante guardado, a protagonista continuou a viver, e a volta para a cidade, trazendo o passado, e todos os acontecimentos antes mantidos trancados, estão a pouco de serem revelados, e com eles todas as consequências. Os temas também são importantes, e por mais que tenha incomodado o modo de agir da personagem, saber que é colocado como é a realidade de muitas mulheres, é compreensivo. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora e achei a sua resenha incrível.
    Fiquei aqui me perguntando o que foi capaz de causa essa mudança toda e se ela conseguiu se adaptar a nova realidade. Já quero ler <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros que tenha um fim mais dramáticos e que aborde diversos assuntos,então provavelmente eu gostaria de ler esse sim,mesmo que tenha um tema mais pesado acho que valeria a pena ler

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana

    Achei sua resenha muito bonita. Tudo indica que é uma história bem emocionante e fiquei com vontade de ler, pois não conhecia. Vou anotar na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Menina, comecei a ler a resenha imaginando ser um livro de romance como os que estou acostumada a ler e acabei tomando um susto por conta dos temas que ele aborda. Parece ser uma leitura bem intensa, ainda mais por trazer à tona assuntos tão delicados e atuais. Fiquei bem curiosa, parece ser o tipo de leitura que vai me agradar em cheio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Uau! Adorei a proposta do livro. Pelo jeito, tem uma trama bem envolvente. Já fiquei curiosa. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Já deixei a dica anotada aqui.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muuuuuuito curiosa pelo segredo só de ler sua resenha kkkk
    Já coloquei o livro da TRB.

    Adorei a capa do livro, apesar dela ser misteriosa quanto ao enredo, ela é bem bonita <3
    Não conhecia a autora, mas pelo que você dissse pela escrita e narrativa do livro, já sei que vou gostar do estilo dela.

    Também gosto de tramas que misturam passado e presente.

    thereviewbooks.com.br
    @thereviewbooks | #TheReviewBooks

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Tenho uma amiga que ama esse livro e vive insistindo para eu ler, e semana passada ele estava de graça na Amazon e eu baixei! :)
    Quero ler o mais rápido possível!
    Bjs!

    ResponderExcluir