Resenha | Além da superfície, de Duda Razzera

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Quantas vezes não transparecemos tudo que desejamos para as pessoas que estão em nossa volta? Muitas vezes deixamos que elas vejam apenas a nossa “casca”, apenas o que somos por fora. São raros os momentos que deixamos as pessoas olharem além da nossa superfície, não é mesmo? Mas por que evitamos esses acontecimentos? Por medo de mostrarmos quem somos ou simplesmente por medo de nos ferirmos? São muitas questões que assombram a mente de Alice.

Duda Razzera

Alice têm 23 anos e acreditava que após terminar a graduação, sua vida entraria nos trilhos como ela sempre imaginou, mas nem tudo é como planejamos, não é mesmo? Ela não esperava que fosse terminar a faculdade com quilos a mais do que desejado, morando com seus pais, desempregada, sem namorado e nunca imaginou que Transtorno de Ansiedade Generalizada fosse fazer parte da sua vida.

Os planos dela desabaram! Porém, tudo que deixou ainda pior foi o término de seu namoro de longo anos. Todos a sua voltam desejam a mesma coisa: que ela esqueça seu namorado e siga em frente com sua vida. O que ninguém enxerga é que ela está passando por esses momentos de ansiedade e que fica cada vez mais difícil lidar com esse transtorno. Como fazer com que sua vida volte a ser como era antes, como ela sempre sonhou?


💜 “A vida é muito melhor sem sorrisos. São expressões gentis como essas que fazem a gente esquecer de tudo e se deixar levar pelo sentimento.”

Um certo dia, vendo sua vida desmoronando cada vez mais, Alice decide que é hora de encarar a vida adulta e começar uma busca por emprego. Aliás, o que além de um bom emprego ocuparia todo o seu tempo? E é nessa busca que ela reencontra Marcelo, um antigo colega da escola e que oferece uma vaga para ela em sua área. É como sempre dizem: acaso ou destino? Pelo menos um passo da vida de Alice foi dado!

Após iniciar o seu emprego que a vida de Alice começa a mudar. Sim, ela continua com o Transtorno de Ansiedade, porém está sabendo lidar melhor com ele, mesmo que em alguns momentos isso tome conta dela. O único problema é que Alice não consegue mostrar para todos quem ela é de verdade; ela não deixa que as pessoas vejam além da superfície. E é nesse momento, junto com a ajuda de pessoas importantes em sua vida, ela irá aos poucos se mostrando para o mundo e se aceitando!


💜 “Às vezes é difícil enxergar além das máscaras que estamos determinadas a usar.”

💭
Duda Razzera

Devo começar dizendo que “além da superfície” foi um livro diferente do que já li. Além da personagem sofrer um transtorno de ansiedade, a mesma possui problemas de autoestima e aceitação. É completamente difícil lidar com os acontecimentos da vida, principalmente quando os mesmos não saem como sempre sonhamos ou planejamos. Porém, quando aceitamos que a vida é uma caixinha de surpresa e podemos aprender e crescer com ela, tudo fica melhor de conviver.

Certos momentos me identifiquei com a personagem criada pela Duda Razzera, principalmente em questão de falar sobre sentimentos e tudo que se passa dentro da minha cabeça. Eu não consigo me abrir com facilidade com as pessoas e é muito difícil deixar que as mesmas vejam além da minha superfície, entendem? Então após ler algumas resenhas dos parceiros da autora, percebi que não sou a única que me identifiquei com a personagem. Cada um se identificou de alguma forma e acredito que, se esse era o objetivo da autora, ela fez um excelente trabalho com essa proximidade entre nós, leitores, e a Alice. É realmente incrível quando isso acontece!


💜 “Às vezes demora para realmente conhecermos quem está ao nosso lado.”

Mas Alice não é a única personagem com grande destaque nesse livro. Temos também o Marcelo que é alguém que também precisava deixar que as outras pessoas o vissem além da superfície. Confesso que queria um livro apenas dele para entender muitos momentos de sua vida e até mesmo “entrar em sua mente”, sabe? Os outros personagens secundários da história também possuem uma grande importância na mesma e deixa a narrativa ainda mais instigante! Para ser sincera, gostaria de que todos os personagens apresentados neste enredo possuíssem um livro ou até mesmo um spin-off. Realmente são encantadores e acredito que há muito para se contar deles.

Um romance jovem adulto, com uma narrativa bem fluída, acontecimentos bem descritos, uma escrita envolvente, capítulos curtos e uma chance enorme de você também se identificar com a personagem. Uma soma de coisas maravilhosas para você dar uma chance para este livro. Que tal envolver-se  com este enredo e sentir todos os receios e ansiedades da Alice?




💜 “Porque agora sei que não precisamos acertar sempre nem controlar tudo. Sei que a vida é feita de altos e baixos, principalmente de falhas, rupturas e buracos.”


Avaliação: 4/5 ❤
*e-book cedido em parceria com a autora.

Título original: Além da Superfície
Escritora: Duda Razzera
Editora: Digital Pen
Ano de publicação: 2018
Páginas: 260
Gênero: Jovem adulto / romance


SINOPSE | SKOOB
As pessoas costumam dizer que a primeira vez a gente nunca esquece. Alice só não sabia que a primeira crise de ansiedade também estava nessa categoria. Ela nunca pensou terminar sua graduação com sete quilos a mais do que gostaria, chutada pelo seu namorado, desempregada e (ainda) morando com os pais. E nunca pensou, principalmente, que o Transtorno de Ansiedade Generalizada faria parte do seu cotidiano.
   Alice está com 23 anos, e não tem ideia do que fazer ao ver seus planos desabarem. As pessoas esperam que ela siga o modelo de seu irmão, que parece ter a vida perfeita. Seus pais exigem que ela tome um rumo e esqueça o ex-namorado, que agora está com a garota com quem a traiu. Aos trancos e barrancos, Alice precisa se ajustar à vida adulta e a uma nova condição psicológica enquanto tenta encontrar a felicidade.

5 comentários

  1. A resenha ficou linda! Fiquei apaixonada e emocionada. Obrigada por dar uma chance para Alice. E fico muito feliz que você tenha se identificado e entendido tão bem a proposta do livro, dos personagens, tudo. <3
    Adorei saber que você quer saber mais deles, pois eles ainda estão aqui na minha cabeça, pedindo mais histórias. <3

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já me identifiquei quase 100% só de ler a resenha. Estou com a mesma mentalidade de que quando eu formar tudo irá se resolver, principalmente a minha ansiedade. Parece ser um livro bem intenso, e confesso que adoro histórias assim, a gente acaba se envolvendo muito com as personagens. Enfim, adoro o jeito que você escreve! Ótima resenha <3

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Quero começar dizendo que estou apaixonada pela capa desse livro, e pela sua resenha;
    Transtorno de ansiedade é um assunto sério, muito bom isso ser retratado em uma história.
    Sua resenha está bem completa, me deixou com muita vontade de conhecer melhor a história, vou adicionar a minha listinha <3
    Beijos!
    Seguindo aqui.

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
  4. aaaaah que delicia de livro!!! Parece ser super gostosinho de ler, com essas quotes maravilhosas então, nem se fala! Quero muito ler!! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Com certeza vou colocar na minha tbr!

    ResponderExcluir