Resenha | E se..., de Giovanna Vaccaro

quinta-feira, 17 de maio de 2018

E se você pudesse voltar ao tempo e mudar coisas da sua vida e de pessoas que você ama: você simplesmente embarcaria nessa aventura, mesmo sabendo que o rumo poderia mudar o seu presente ou teria medo de arriscar? Logan Moore tinha uma escolha em sua mão e ele decidiu que era hora de viver essa aventura.

Giovanna Vaccaro
Logan Moore foi baleado em um beco. O que mais o surpreendeu foi que era uma garota que estava o baleando. Devido suas atitudes naquele momento, Logan acabou indo para um reformatório, mas o que ele não esperava era que essa mesma garota estaria lá, vivendo junto com ele.

Olivia é completamente insegura e não consegue falar abertamente sobre esse momento que arruinou completamente sua vida. Eles são melhores amigos e o reconhecimento do que aconteceu no passado demora muito tempo para acontecer, mas quando acontece, Logan fica completamente curioso em desvendar o que tanto perturbou Olívia naquele momento e o porquê ela agiu daquela forma. Mas como descobrir algo se ela não consegue falar do seu passado?


📖 "A experiência me ensinou que o interesse provoca expectativa e esta traz decepção. Então a chave para evitar a deceoção, é evitar ter interesse."

Após um trágico acidente e que faz Logan voltar para casa, seu pai comenta sobre uma pílula que faz você voltar no tempo. Simplesmente precisa tomar uma, escrever uma data no papel e fixar os olhos na mesma e você irá retornar para essa data. Totalmente desacreditado, afinal, como uma pílula seria capaz de fazer você voltar ao tempo? Porém, ele decide enfrentar todas as barreiras e receios para embarcar neste momento único.

E é quando Logan tem um grande click em sua mente: mesmo que o presente seja alterado, ele precisa voltar para a data de quando ele conheceu Olívia naquele beco e fazer com que sua vida seja melhor e seja completamente diferente. E é onde a aventura começa.


📖 "O passado e o futuro são certos demais. Mas há coisas que fizemos no passado, coisas tristes e erradas, que compõem o futuro. E se quisermos mudar o futuro, temos que começar com o passado."

💭

Giovanna Vaccaro

E se...” é uma ficção científica completamente incrível. Vivemos diversos momentos do passado com o nosso personagem, assim como alguns momentos do futuro, mas é completamente interessante como as mudanças que ele realizou no passado e perceptível como seu presente foi completamente alterado. Afinal, são consequências para fazer com que a vida de quem ele ama seja melhor e sem nenhum sofrimento.

Nessas viagens no tempo é completamente compreensível o porquê Olívia agiu daquela forma e como até mesmo a vida de Logan mudou completamente após essas pequenas mudanças. Também adorei quando Logan viajou para o futuro e mudou completamente o rumo de uma possível tragédia. É realmente arrebatador!


📖 "Tudo na vida é temporário. Então se as coisas estiverem bem, aproveite porque elas não vão durar para sempre, e se as coisas estiverem ruins, não se desespere. Uma hora tudo vai voltar ao normal."


A forma como a Giovanna Vaccaro descreve todos os acontecimentos faz você ficar completamente preso na leitura e ficar torcendo para que essas viagens não compliquem totalmente a linha do tempo do personagem e torce para que tudo acabe bem. Tanto é que li esse livro, de 320 páginas, em menos de 12 horas e é repleto de aventuras e acontecimentos inigualáveis. Eu, fã do seriado Flash, não poderia ter ficado mais encantada do que fiquei por esse livro.

Mas o livro vai além dessas grandes viagens: ele mostra novos rumos que nossa vida poderia tomar se tivéssemos feito outras escolhas; como nossa vida é capaz de cruzar com outra pessoa simplesmente por ser destino e não questão de escolhas; como a vida é cheia de segundas chances, cheia de “e se” e tudo depende apenas de nós para realizar essas escolhas. A vida é, realmente, uma caixinha de surpresa e temos que ficar preparados para cada acontecimento.


📖 "Tipo quando você se machuca e cola um Band-Aid na ferida, mas depois fica com receio de tirá-lo porque sabe que vai doer, porém, o arranca de uma vez para a dor ser amenizada pelo choque."

Adoro esses livros, pois me faz questionar muito o que eu faria de diferente na minha vida. Sinceramente? Eu não faço ideia do que eu seria capaz de mudar se tivesse esse poder. Talvez deixaria as pessoas que eu amo vivas para não precisar sentir saudade, assim como tiraria todo o sofrimento das pessoas queridas. Por mais que a vida seja feita de altos e baixos, acho que se muitos momentos fossem repletos de alegria seria algo realmente incrível. Mas, na minha vida mesmo, eu mudaria poucas coisas, pois aprendi muito nesses 25 anos.

Se você gosta de ficção científica com um grande romance, leia “e se...”. O livro realmente é marcante e vai te fazer viver uma linha do tempo repleta de aventuras, segundas chances, amor e possibilidades.

MAIS QUOTES

Giovanna Vaccaro

📖 "Acontece que quando você comete um erro, acha que vai conseguir consertá-lo, mas depois se vê preso a ele a cada dia que passa, a cada minuto que corre, você se vê mais embaraçado ao erro e ele começa a se apoderar de você e então não tem mais como remediar, não tem mais nada que possamos fazer além de ceder."


📖 "Na maioria das vezes, somos nós quem erramos, mas entendi que há momentos que têm tudo para formar uma vida perfeita, mas mudam porque esse tal de destino quer."


📖 "O futuro não é algo a ser compreendido, mas, sim, vivido. Não se tem como saber o que vai ou não nos ferir, mas é possível saber como aquilo vai afetar a nossa vida."


📖 "Todo dia alguém se pergunta 'e se eu fracassar?', 'e se eu não conseguir?'.... Estas são as nossas chances, as chances que temos, mas não percebemos. As nossas dúvidas são as preliminares das chances, os 'e se'."

Avaliação: 5/5 ❤

Título original: E se...
Escritora: Giovanna Vaccaro
Editora: Coerência
Ano de publicação: 2015
Páginas: 320
Gênero: Romance / ficção científica

SINOPSE | SKOOB
Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente.
No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível.
O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente?
Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo. 

Um comentário

  1. Ahhh eu faria algumas coisas diferentes com prazer rsrs Acho que sempre podemos melhorar. Mas já que não dá pra voltar e fazer diferente, nós aprendemos com os erros e melhoramos como podemos :)
    Achei encantadora essa história!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir