Chick-lit e sick-lit: você sabe a diferença?

sábado, 12 de maio de 2018

A cada dia que passa parece que novos gêneros literários vão surgindo, não é mesmo? E junto com eles, claro, a dúvida.

Para esclarecer um poucos sobre os gêneros, hoje vou mostrar para vocês a diferença entre chick-lit e sick-lit. Você sabe qual é?






Chick-lit: o que é?

Chick-lit é um gênero de ficção feminina, que aborda questões da mulheres modernas. São romances leves e divertidos.

Apesar de às vezes incluir elementos românticos, a literatura feminina geralmente não é considerada uma subcategoria do gênero, pois, chick-lit é a relação da heroína com sua família ou amigos que pode ser tão importante quanto relacionamentos românticos.

Quer um bom exemplo do gênero?

Sophie Kinsella, autora de "os delírios de consumo de Becky Bloom" é um enorme exemplo de chick-lits. Todas suas personagens são mulheres e são narrativas leves e divertidas.



Sick-lit: o que é?

O termo pode ser traduzido como "literatura-enferma" e, para quem ainda não o conhece, trata-se de livros em que seus protagonistas sofrem de alguma doença.

É uma história voltada para adolescentes, mas trazendo personagens com doenças graves, depressão, anorexia, tentativas de suicídios e outros problemas realistas.

Quer exemplos de livros assim?

"A culpa é das estrelas", lançado pela Editora Intrínseca, foi um dos primeiros sick-lits a serem lançados por aqui, no Brasil. Agora podemos encontrar vários livros no mesmo gênero, como é o caso de "o último adeus" (lançado pela Darkside), "as vantagens de ser invisível" (lançado pela Rocco), entre outros.




Vocês gostam desses gêneros? Confesso que eu AMO os dois! Poderia passar horas citando diversos livros.

Quais são os seus favoritos?

2 comentários

  1. Oi!

    Eu adoro chick-lit, mas tenho lido pouco desse gênero recentemente.
    Já li alguns livros sick-lit, sem saber que eram desse gênero, e gosto de leituras assim, mas intercalados com leituras mais leves, porque normalmente fico abalada quando termino um livro desse gênero.
    Adorei o post e as explicações sobre cada gênero.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eu amo os dois gêneros também! É sempre bom intercalar mesmo. Lembro que li dois livros com grande carga emocional, sem intercalar, e fiquei completamente abadala. Até agora ainda não voltei a ler o gênero hahaha

      Beijos.

      Excluir