Resenha | O despertar de uma sinfonia, de Luciane Mustafá

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Escritora: Luciane Mustafá
Editora: Dracaena
Páginas: 256

SINOPSE: "Um romance empolgante e inspirador de perseverança, da crença inabalável no sucesso e o despertar para o verdadeiro amor.
O Despertar de uma Sinfonia retrata, de forma muito envolvente, a história
apaixonante de uma mulher que, na adolescência, teve seus planos e sua
promissora carreira tragados pelas circunstâncias. Com a maturidade, ela
busca forças para superar as dificuldades e redirecionar sua vida, sem jamais
desistir de seus sonhos.
Com uma vasta experiência musical, acadêmica e profissional, a autora nos
apresenta uma história cativante, cheia de reviravoltas e discorre com maestria
sobre diversos fenômenos humanos, que nos instigam a reflexões sobre nossa
própria vida, nossos sonhos e nosso poder de escolha."



"O despertar de uma sinfonia" recebi em parceria com a autora Luciane Mustafá e fiquei completamente feliz em ler esse livro. Nele nós vamos conhecer a trajetória de uma mulher que teve seus sonhos interrompidos, desilusão amorosa, perdas, mas que com a fé em Deus aprendeu a seguir em frente.

Vitória é a caçula das três irmãs. Nasceu em Goiás e viveu lá durante grande parte de sua vida. Sua maior paixão sempre foi o piano, então quando criança começou sua aula de piano. Sempre foi uma garota completamente dedicada aos estudos e fez sempre seu melhor para que seus pais ficassem orgulhosos.

"A lógica do mundo não traça meu destino. Não me canso de dizer isso a mim mesma, quase como um mantra, na tentativa de não deixar esmorecer e desistir de ser feliz e de acreditar em todos os meus sonhos e projetos de vida. Isso me mantém acesa e viva." (pág. 13)

Como toda adolescente, Vitória teve o seu primeiro amor. Achou que ele seria o amor da sua vida, mas com 15 anos, todos nós pensamos que o primeiro amor é aquele que irá permanecer para sempre. Mas sua mãe lhe ensinou grandes coisas sobre o amor e, mais tarde, Vitória descobriu tudo o que sua mãe havia contado. Além da desilusão amorosa, ela teve que passar pelo pior momento da sua vida: a perda de um ente querido; a pessoa que ela mais amava na vida. Sua vida começa a desmoronar a partir desse acontecimento.

Quando Vitória conhece Henrique, ela acha que falta algo para ser aquele amor que sua mãe havia lhe contado ainda na adolescência. De qualquer forma, se casaram e tiveram dois filhos - Gabriel e Isabela. O casamento dura um tempo, mas como ninguém é capaz de mudar ninguém, o tempo mostrou quem ele realmente era e com a separação, ela terá que fazer o papel de mãe/pai. Será que um dia ela encontrará o amor descritor em livros? O amor que sua mãe sempre lhe disse? Como ela conseguirá enfrentar todos os obstáculos que a vida vem apresentando? Parece que tudo vem desmoronando e é na sua fé que ela irá acreditar para que tudo volte ao normal.

"Não vale apenas sonhar... É necessário suar, lutar, agarrar e perseverar - para vencer. E quando a vitória chega é preciso saber ser merecedor de tamanha alegria e ter um coração grato." (pág. 38)


"Precisamos correr atrás da sabedoria, para aprendermos a lidar com as situações imprevisíveis, que não esperávamos encontrar em nosso caminho, e reconhecer alternativas, a fim de evitarmos tantos sofrimentos e desilusões." (pág. 52)

Que livro foi esse?! Eu me senti completamente presa no decorrer de cada linha. A escritora Luciane detalhou perfeitamente os detalhes, escreveu tudo de uma forma com que cativasse o leitor e sentisse aquela vontade de parar de ler apenas quando chegasse ao fim. Luciane possui uma escrita leve, envolvente e completamente fluida, além dos capítulos serem narrados em primeira pessoa, fazendo com que o leitor viva cada emoção junto com a personagem.

Muitos momentos senti vontade de "entrar no livro" e resolver todos os problemas. Momentos que destruíram a personagem fizeram com que eu me destruísse junto. Eu sofri, eu sorri, eu vivi completamente todas as emoções junto com a Vitória. É um livro repleto de ensinamentos e que com certeza, em algum momento, irá te fazer refletir sobre a sua vida.

"Há muitos momentos na vida em que apenas nós somos nosso socorro. É quando sentimos que estamos próximos de sermos rendidos por uma força decidida a nos tragar e, encontrando forças quase inexistentes, conseguimos nos impor contra ela e fazemos prevalecer nossa dignidade e a certeza de que conseguiremos prosseguir." (pág. 72)

Por mais que eu tenha adorado demais esse livro, senti um pouco de falta dos diálogos. Como tenho costume de ler livros com bastante diálogo entre os personagens, foi completamente diferente pegar um livro que isso quase não é presente. Porém, como já disse, a escrita da Luciane é tão fluída que isso foi apenas um mero detalhe. A história por si só envolve completamente o leitor completamente.

Se você procura um livro sobre a realidade da vida, sobre sofrimento, amor na dose certa e ensinamentos: esse livro é indicado para você. Você não irá se arrepender em conhecer a história emocionante de Vitória.


MAIS QUOTES

"Não importa o tamanho da nossa causa, é a nossa fé que materializará e concretizará os nossos sonhos e nossas necessidades." (pág. 92)

"A vida é como uma estrada da qual desconhecemos o fim, com inúmeras intercorrências. Então, precisamos sempre estar em dia com nossos compromissos e prioridades, sem deixar passarem as oportunidades que a nós se apresentam todos os dias." (pág. 104)

"Tento me conter a parar de olhar e lamentar os erros do passado. Talvez não erros, mas algumas escolhas que, conforme meu contexto hoje, certamente não tenham sido as melhores. Mas não posso viver do passado porque ele não mudará, só será extremamente útil para aprendizado e amadurecimento, para melhorar meu presente e projetar satisfatoriamente meu futuro." (pág. 135)

"Ninguém muda ninguém, a não ser que a pessoa queira, ela mesma, elaborar e executar sua mudança interior. É quando colocamos na balança tudo o que somos e em que acreditamos, e reconhecemos os nossos erros e sentimos repulsa por eles, a ponto de rasgarmos nossos corações e gritarmos para nossa alma ouvir, que precisamos decididamente mudar nossos hábitos, costumes, crenças e nos fazermos nova criatura, a fim de nos tornarmos seres humanos melhores." (pág. 148)

"Às vezes, sentimo-nos tão solitários e em um buraco tão profundo que perdemos nossas forças e podemos pensar em desistir. Mas nunca, nunca podemos deixar apagar, dentro de nós, a chama que nos move e nos faz lutar todos os dias. É a esperança que se renova em nós e cria um clima de otimismo e a certeza inabalável de que tudo dará certo; ainda que nossos olhos contemplem tristeza, derrota e nosso coração desfaleça, nosso lema de sucesso tem que ser a vitória almejada a se materializar, se verdadeiramente acreditarmos." (pág. 224)

Avaliação: ♥♥♥♥
*Livro cedido em parceria com a autora.

12 comentários

  1. Olá,
    Além da história me encanta, me cativa, me fez apaixonada por cada trecho lindo que foi dito. O amor, o primeiro é sempre difícil esquecer, as dilusoes amorosa e pior coisa que existe e com certeza que quem leu sentiu na própria pele o sentimento da personagem, eu amei a trama é com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desilusão amorosa é algo que faz parte da vida, ainda mais do primeiro amor. Esse livro tem tantos ensinamentos, tantas mensagens incríveis que realmente te faz parar e refletir sobre a vida. Espero que você leia e sinta essa "conexão" com a personagem, pois a autora é capaz de fazer isso. <3

      Beijos.

      Excluir
    2. Olá, pessoal, sou a escritora desse livro realmente lindo! Primeiramente quero agradecer a linda resenha e informar que o livro está à venda no meu site - via pay pal ou depósito em conta corrente (dados lá), frete grátis. Segue meu site: https://www.lucianemustafa.com/
      Também está à venda nas principais lojas online: Americanas.com, submarino, extra, ponto frio, shoptime, casas bahia, Sollus Distribuidora, Amazon, entre outros.
      E-pub nas principais plataformas virtuais e Audiobook pela Tocalivros. Obrigada! Beijos

      Excluir
  2. Uau! Esses Quotes são demais! Esse livro deve ser emocionante, já gostei, desde o momento que disse que a escrita é fluida! Sua resenha está maravilhosa ❤
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei demais nos quotes que foi impossível selecionar apenas alguns! E leia sim esse livro. Ele tem muito para ensinar através das páginas e não tenha medo: a leitura realmente flui muito.

      Muito obrigada! <3 Fico feliz demais em ler isso.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá,
    Nossa, amei o livro, só de ler sua resenha me prendi, não queria mais parar de ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que fofura! <3 Fico sempre feliz em ler comentários assim, positivos.
      E sobre o livro: leia! Ele traz ótimas reflexões e conquista o coração do leitor.

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá !

    Que livro !!Fiquei impressionada com a resenha !
    Parece ser uma daquelas leituras que vão mexer com o nosso psicológico e abalar nosso coração !!
    Quero ler e me apaixonar pela leitura como você!
    Simplesmente adorei !!♡

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todo meu coração, espero que você tenha oportunidade de ler esse livro lindo e se apaixone completamente pela história, assim como eu me apaixonei. Ele tem muito o que ensinar e conquistar.

      Fico feliz demais que tenha gostado da resenha <3
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei a sua resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro (que até agora não conhecia)! Esses trechos são maravilhosos *-* parabéns!

    Xoxo
    https://ldesaturno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha adorado a resenha <3
      Leia o livro e se apaixone por essa história incrível! E há muitos trechos maravilhosos!

      Beijos.

      Excluir