Resenha | Depois que você se foi, de T. Pelsc

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Escritora: T. Pelsc
Editora: Amazon
Páginas: 294

Sinopse: "Anastásia nunca soube realmente quem era ou que caminho queria seguir na vida até que, por imposição dos pais, ela viaja em intercâmbio para a Nova Zelândia. Já adulta, ela volta para o Brasil mudada e, sem saber como preservar o pouco que já descobriu sobre si mesma, foge da vida que não a aceita como ela é. A partir daí ela vive uma bonita história de amor e fortalecimento da sua autoestima num país que não é onde ela nasceu, mas que ela aprendeu a amar.
   Seu marido se chama Kim. Ele é o amor da vida dela e ela, o dele. Fizeram faculdade juntos e trabalham no restaurante do pai do Kim. Anastásia ama o que faz. O Kim ama adrenalina.
   Uma tragédia tira a vida de Kim quando eles estão próximos de completar cinco anos juntos e a coloca novamente de frente para seu passado. Ela cria esperanças de que o relacionamento com seus pais pode melhorar, mas decepções acontecem e será preciso encarar suas mágoas para entendê-las, podendo em seguida superá-las. Sem o Kim, ela precisa encontrar forças para não se perder em meio à dor da perda e à culpa por continuar viva e ele não. O caminho que ela percorre é intensamente reflexivo e bastante envolvente, onde descobertas e surpresas a levarão a entender melhor a si mesma e ao outro, assim como valorizar as boas lembranças da pessoa que ela amou, construindo um futuro tão bom quanto pode desejar e se permitindo amar de novo.
   Por que não eu no lugar do Kim? Será que meus pais mudaram comigo? Conseguirei me sustentar em São Paulo? Serei capaz de amar e ser amada de novo? O que realmente importa na vida? Essas são algumas das várias perguntas que Anastásia quer vivenciar para responder e ela sai da Nova Zelândia de volta ao Brasil e nesse meio tempo também dá um pulo na França onde ela se surpreende com o poder de alguns sentimentos que considerava adormecidos. O tempo a ajudará descobrir que para dar leveza ao peso de sua história, ouvir as necessidades do seu coração é o primeiro passo a ser dado."

"Quantas vezes você abriu um livro em busca de respostas? Várias? Poucas? Livros normalmente são bastante leais comigo. Sempre me dão algo em que refletir exatamente na questão que me preocupa. Tenho meus preferidos, claro, mas dou muita sorte quando resolvo arriscar um livro novo. Sempre que abro um volume, numa página qualquer, recebo de presente algo que me faz crescer, que me ajuda de verdade." (ebook - p. 75)
Já pensou o que você faria da sua vida após perder uma pessoa que você tanto ama? Anastásia teve que enfrentar uma nova realidade após a morte de seu marido, Kim.

Anastásia nunca soube quem era e o que pretendia de sua vida. Após seus pais mandarem ela para um intercâmbio para Nova Zelândia para afastá-la de um relacionamento, foi onde Ana começou a se encontrar. Conhecer Kim foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.
"Em meio a tudo que você espera do outro, muito pouca coisa o outro pode te dar e isso não é nenhum pecado. Todos temos defeitos, mas só mudamos se nós mesmos nos propusermos a isso." (ebook - p. 544)
Após o fim do intercâmbio, Anastásia está de volta ao Brasil, mas ainda sente que não é bem vinda na casa dos seus pais. Eles são completamente reservados e não demonstram nenhum carinho por sua filha, onde Ana começa a sentir-se rejeitada e decide que o melhor lugar é na Nova Zelândia.

Retorna para o país que tanto amou e sentiu-se acolhida e casa com Kim, onde vivem por cinco anos. Mas um trágico acidente muda a vida completamente de Anastásia onde ela sente-se novamente sem rumo. O que fazer agora que o marido faleceu? Decide que não há mais nada que a prende nesse país, então acha que é a melhor hora para voltar ao Brasil.
"O amor é nosso motivo maior de sorrir, mas por vezes também de chorar. Mas nunca menospreze qualquer amor que seja, principalmente amor-próprio." (ebook - p. 758)
Anastásia foi criada em Ipatinga, Minas Gerais, onde viveu grande parte de sua vida até mudar-se para Nova Zelândia. Agora que está de volta, após todos esses anos, decide que irá morar no bairro de Itaim Bibi, em São Paulo e é onde ela se destaca e tem uma grande carreira profissional.


Quando morava com Kim, Anastásia trabalhava junto com ele e seus sogros em um dos restaurantes mais reconhecidos da cidade. Foi onde ela criou esse amor pela comida e decidiu que era isso que queria para a sua vida e é onde ela está agora, em São Paulo, trabalhando em um restaurante. A única coisa que ela não espera é a surpresa que após dois anos de trabalho irá aparecer.
"A questão é: vamos escolher viver o melhor possível com o que temos pra viver ou lamentar o tempo todo pelo que ainda não aconteceu e que é apenas uma ilusão?" (ebook - p. 4102)
Em uma de suas viagens para França junto com sua amiga Mariana, Anastásia conhece um rapaz. O rapaz que após a morte de Kim fez seu coração disparar novamente. Fez sentir-se viva! Não trocam telefone, nem nomes, apenas passam um dia em uma cidade da França se conhecendo dentro dos limites impostos sobre suas vidas pessoais. Só que após esse lindo dia ter acabado, o que mais Ana sente, além da saudade, é o arrependimento de não saber mais sobre o Desconhecido (como ela o chama). Será que um dia eles voltam a se reencontrar?

Esse é o primeiro romance da escritora Talita e eu gostei da forma como ela narrou todos os acontecimentos. Foram todos ricos em detalhes. Algumas partes, principalmente na viagem em "um dia na França", me lembrou bastante o livro da Gayle Forman (apenas um dia). 
"Com força e determinação vencemos as situações mais difíceis. Basta não desistirmos ou não nos entregarmos. As coisas tristes não se superam, apenas são transformadas dentro da gente, pois continuam fazendo parte de tudo que nos tornamos." (ebook - p. 5082)
Apenas uma coisa me incomodou um pouco que foram as repetições em alguns momentos, detalhando novamente coisas dos personagens que já havia sido relatado, mas nada que me deixasse com vontade de largar o livro. Isso não! O enredo é bem interessante e Anastásia acaba conquistando também o leitor. 

O livro não relata apenas uma história de aventura, de amor; relata também o entendimento entre mãe e filha, o arrependimento, o crescimento tanto pessoal quanto profissional e claro, o amor. Que é impossível após o luto amar novamente alguém. É possível recomeçar a sua vida sem sentir culpa por estar viva. É um livro cheio de lição!

Avaliação: ♥ ♥ ♥ 

10 comentários

  1. Olá, tudo bem? O livro parece ser muito bom, sua resenha me deixou com vontade de ler ele. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico feliz que tenha gostado. <3 Espero que leia e que goste também. Depois me conta! Beijos.

      Excluir
  2. Que bacana!! Não conhecia o livro, mas curti a história, relacionamento de mãe e filha é bem interessante! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Mi. <3 É sempre interessante mesmo. Aprendemos tanto com essas histórias...

      Obrigada!!! :D Beijos.

      Excluir
  3. Que encanto mesmo! Que leitora especial você é! Levarei você comigo enquanto escrevo, posso, rs? Obrigada por isso e por permitir que eu aprendesse com você. Mas, mais! Sua resenha é encantadora e sincera, tudo que precisamos para ir mais longe! Continuemos as duas... um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma fooofa! <3 Obrigada por ceder seu livro para mim. Gostei da história, me identifiquei bastante com a personagem e espero que você obtenha muito mais sucesso na sua vida! Espero que você cresça e que eu tenha oportunidade de ler seus próximos livros porque sei que virá. Parabéns!

      Beijos. <3

      Excluir
  4. Amo romances dramáticos, com lições e motivações... mas repetições é demais... fico impaciente como se o escritor achasse que a gente esquece do que ler assim que vira a página e tem que ficar repetindo, repetindo... ainnnn... não rola. Fico incomodada também.

    xoxo
    MilaF.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a única coisa que me incomodou no livro, mas de resto, é uma boa história. Dê uma chance, talvez você goste também, ainda mais que é seu gênero. :D

      Beijos.

      Excluir
  5. Oiiiiii!!!
    Não conhecia o livro. Nem a autora.
    A proposta é ótima. Amo enredos que envolvem tanta coisa assim.
    Leria facilmente!

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conhecido através do meu blog. :D Espero que um dia leia e goste. Me conte se ler, ok?

      Beijos.

      Excluir