[Se Gostou De] O Menino do Pijama Listrado...

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

... talvez goste de A Menina que Roubava Livros.



Dia de indicação de leitura.


"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável." ( SKOOB | RESENHA )


"Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História." ( SKOOB | RESENHA )



Já li os dois e gostei de ambos. A Menina que Roubava Livros entrou na minha lista de favoritados! O primeiro é contato por Bruno e o segundo pela Morte, mas ambos retratando os acontecimentos da Segunda Guerra.

Adoro livros narrados na Guerra! E você, já leu algum ou tem interesse?

12 comentários

  1. Oi, como vai? Falando sério! Eu tenho uma curiosidade enorme sobre O Menino do Pijama Listrado desde que vi o filme e chorei horrores. Como nunca li nada da 2ª Guerra Mundial, eu adoraria saber mais como eram os campos de concentração nessa época. Infelizmente eu tenho A Menina que Roubava Livros, mas o começo é tão maçante que eu acabei desistindo da leitura.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ser sincera? Eu adorei mais o filme do que o livro. Achei que o filme transmitiu mais emoção, não sei rs. Mas de qualquer forma, foi uma leitura agradável. Leia. <3 No começo achei que não conseguiria ler "a menina que roubava livros", mas entrou na minha lista de favoritos.

      Beijos.

      Excluir
  2. Dos dois só vi o filme, e acho que foi bom porque se fosse o livro eu sofreria mt! principalmente com o menino do pijama listrado
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia sim. Com certeza você vai gostar bastante da leitura. <3 Beijos.

      Excluir
  3. Nunca vi o filme nem li o livro dos dois. A menina que roubava livros eu até comecei a ler mas me deram um spoiler que eu nem lembro mais qual foi que eu fiquei com tanta raiva que abandonei. Me deu vontade de ler de vez agora haha

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é horrível quando recebemos spoiler rs mas leia. É uma ótima leitura e com certeza você irá gostar! Aproveita que não lembra do spoiler rs.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi! Não li nenhum ainda, mas tenho vontade, principalmente O Menino do Pijama Listrado! Adoro essa coluna!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Miii! <3 Então, leia sim. É uma ótima leitura. Apesar de ser forte, é uma leitura agradável.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oii! Você acredita que só vi essas duas histórias nos filmes? Esses livros estão na minha listinha para ler já faz tempo, mas sempre acabo colocando outros títulos na frente e deixando esses para trás. Mas vou ler!!!
    Adoro histórias narradas na guerra, e gostei muito do seu post.

    Amei seu Blog, já estou seguindo para não perder mais nada! <3

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo rs. Mas não deixe de ler. São ótimos livros e com certeza você irá adorar, ainda mais se gostou dos filmes.

      Obrigada! <3 Beijos.

      Excluir
  6. Olá!
    Ai, essa sua indicação está mais do que certa. Li e amei os dois livros e, de certa forma, eles possuem plots parecidos e isso me agradou muito.
    Adorei a coluna, faço dessas indicações também ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e vou conferir as suas indicações também. <3 São ótimos livros e adorei também os dois.

      Beijos.

      Excluir